12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil

O próximo 12 de novembro marcará a terceira edição do Dia dos Supermercados, uma grande mobilização nacional liderada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com as Associações Estaduais, redes varejistas e grandes marca...

Leia em 2min

Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!

O Prêmio Mulheres que Inspiram no Varejo chega à oitava edição com o patrocínio da Dove e apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Além de homenagear as profissionais que fazem diferença no setor supermercadista, a pr...

Leia em 1min

Uma celebração que une setor e consumidores

Em 2022, a ABRAS lançou oficialmente uma nova data no calendário promocional brasileiro: o Dia dos Supermercados, celebrado no mês de novembro. Para este ano, ela continuará a ser comemorada em novembro, mas no dia 12, data conhecida como o Dia Nacional do Supermercado. Al&eacu...

Leia em 2min

Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24

O Abrasmercado, indicador que mede a variação de preços de 35 produtos de largo consumo, registrou retração de 0,64% em setembro, marcando a quarta queda consecutiva — após reduções de 0,43% em junho, 0,78% em julho e 1,06% em agosto. Diante da varia&c...

Leia em 4min 10s

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS

O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,79% na comparação anual (setembro de 2025 x setembro de 2024), segundo o monitoramento mensal da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em relação a agosto, o indicador teve recuo de 0,94%, reflexo do c...

Leia em 3min 30s

Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

Por Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), por meio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – RAMA, promove a segurança dos alimentos, a sustentabilidade e a conformidade na cadeia de frutas, verduras e legumes (...

Leia em 1min 30s

Entre cautela e otimismo

Por Raquel Santos O fim de ano é a época mais movimentada para o varejo supermercadista. Entre o Dia dos Supermercados, que, a partir de 2025, passa a ser comemorado em 12 de novembro, e as festas de Natal e de réveillon, em dezembro, os consumidores se organizam para celebrar, enquanto os superme...

Leia em 14min 10s

O maior case de share of life do varejo alimentar

Por Raquel Santos O setor de varejo vive um dos momentos mais transformadores de sua história. Se, no passado, a eficiência operacional e a expansão de lojas físicas eram suficientes para garantir crescimento, hoje essa lógica não é mais insuficiente. O consumidor, cada ...

Leia em 2min 40s

Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

Por Renato Müller Em um mundo de transações eletrônicas e interações digitais, nada substitui o poder de uma boa experiência para criar relacionamentos com os clientes. Produtos podem ser substituídos, mas experiências se transformam em memórias que se t...

Leia em 1min 50s

Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpri...

Leia em 2min 10s

Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo

Por Renato Müller O aumento da procura por uma vida mais saudável tem transformado as relações de consumo. Segundo o estudo Future Consumer Industry, da consultoria EY, 35% dos consumidores brasileiros consideram a saúde física e o bem-estar como fatores-chave na compra de alime...

Leia em 3min

ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage

Celebrado na tarde desta terça-feira, 23, durante o ABRAS’25 food retail future, o Prêmio Advantage/ABRAS, oferecido pelo Advantage Group, em parceria com a ABRAS e publicado com exclusividade pela Revista SuperHiper simboliza o reconhecimento às empresas que brilharam em colaboraç...

Leia em 1min

O redesenho da oferta e da demanda

Por Raquel Santos A reforma tributária sobre o consumo, que entra em fase de implementação ainda em 2025, promete transformar de forma profunda a cadeia de abastecimento no Brasil. O tema foi debatido por especialistas nesta terça-feira, no Share of Life – ABRAS food retail´25, ...

Leia em 1min 30s

Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

O protagonismo feminino no varejo alimentar ganhou lugar de destaque na programação da ABRAS´25 food retail future. Nesta terça-feira (23) aconteceu o Women Talks. Idealizado e conduzido pela primeira-dama da entidade, Virgínia Galassi, o evento reuniu vozes femininas do setor sup...

Leia em 2min 30s

Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

A ABRAS´25 food retail future ganhou novos contornos na noite desta segunda-feira (22) com a realização da primeira edição do Jantar do Poder, que reuniu parlamentares, autoridades e empresários do varejo alimentar brasileiro. Uma noite marcada pela celebraç&ati...

Leia em 4min 30s

Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

Por Renato Müller A Inteligência Artificial não é o futuro do varejo. Para Ari Kertesz, líder da prática de varejo alimentar da Accenture nos Estados Unidos, já é o presente – e em breve, será fator de exclusão do jogo competitivo. No &uacut...

Leia em 2min 30s

ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil

Por Edevaldo Figueiredo A parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a boutique de estruturação de crédito Ártico Capital resultou na criação do Portal Varejo Brasil, um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do...

Leia em 2min 40s

Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço

Por Giseli Cabrini Ainda que o preço se mantenha relevante para grande parte dos consumidores, ainda mais no Brasil, ele tem perdido espaço para outros atributos diante desse movimento de disrupção pelo qual o varejo alimentar tem passado, desde que a atividade se consolidou a partir do sur...

Leia em 3min 50s

O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life

Por Raquel Santos O consumidor brasileiro enfrenta um dos momentos mais desafiadores da última década. Apesar da queda do desemprego, a inflação de alimentos voltou a dois dígitos em 2025, corroendo o poder de compra e ampliando o endividamento. Domenico Tremaroli Filho, diretor...

Leia em 3min 10s

Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar

Por Edevaldo Figueiredo O mercado pet brasileiro desponta como uma das maiores oportunidades para o varejo alimentar, revelando um segmento em franca expansão e com potencial ainda pouco explorado. Durante sua palestra na ABRAS’25 food retail future, o consultor Rodrigo Segurado apresentou dados...

Leia em 3min 40s