Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,04% em maio, em relação a abril, segundo monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na comparação com maio de 2024, o crescimento foi de 3,98%. No acumulado do ano, o indicador apresenta eleva&c...
AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
Em maio, o AbrasMercado — indicador que mede a variação de preços da cesta de 35 produtos de largo consumo — registrou alta de 0,51% na média nacional. O valor da cesta passou de R$ 819,20 para R$ 823,37. Apesar do avanço no mês, itens essenciais ajudaram a conter u...
Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
Por Redação SuperHiper De resíduos geradores de passivo ambiental a insumos capazes de produzir energia limpa e promover sustentabilidade, colaborando para a economia circular. Essa foi a proposta apresentada durante o 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FCNA) ABRAS realizado...
Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
Nesta terça-feira, 10 de junho, das 9h às 18h, Brasília sediará o 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA). O Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckm...
Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
Reforma Tributária, combate à fome, desperdício de alimentos, impactos das BETS (apostas online) no consumo das famílias e a implantação do modelo de prazo de validade dos alimentos “Best Before ” estarão no centro das discussões do 5º F...
É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
Por Redação SuperHiper A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), realiza nesta quinta, 5 de junho, o “ABRAS em Ação nas Estaduais”, em Curitiba, capital do estado, das 9h &agrav...
Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
No dia 10 de junho de 2025, Brasília será o centro das discussões sobre os rumos do abastecimento nacional com a realização do 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS (FCNA). O encontro acontece das 9h às 18h e reunirá autoridades p&uacut...
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 1,25% em abril, comparado a março, conforme monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente ao mesmo mês de 2024, o avanço foi de 2,63%. De janeiro a abril, o indicador acumula alta de 2,52%. Todos os d...
AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
Em abril, o AbrasMercado — indicador que mede a variação de preços da cesta de 35 produtos de largo consumo — registrou alta de 0,82% na média nacional. O valor da cesta passou de R$ 812,54 em março para R$ 819,20. Em 12 meses, a variação acumulada ...
Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
Um levantamento do Instituto Datafolha, realizado a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revelou que 2 em cada 3 brasileiros querem que medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) voltem a ser vendidos em supermercados. A pesquisa mostra ainda que 7...
AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
Os preços da carne bovina recuaram no primeiro trimestre de 2025. O corte do traseiro acumulou queda de 1,86% no período, com retração mais expressiva em março (-3,40%). O corte do dianteiro, por sua vez, registrou baixa de 1,28%, sendo o principal recuo observado em janeiro (- 1,45%)...
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
O Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 6,96% em março frente a fevereiro e encerrou o primeiro trimestre de 2025 com alta acumulada de 2,48%, de acordo com monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em relação a março de 2024, o crescimento foi ...
Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
A criação de valor conjunto entre indústria e varejo — conceito conhecido como Joint Value Creation (JVC) — tem ganhado protagonismo no setor supermercadista brasileiro. Nos últimos dois anos, o tema esteve no centro das discussões do Smart Market ABRAS 2025, refletin...
Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
A escassez de mão de obra vivenciada pelo varejo alimentar é vista como um dos principais desafios para a eficiência operacional do setor. Então, o que fazer? Num bate-papo descontraído conduzido pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABR...
A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
Um desejo de longa data, SuperHiper nasceu para ser a revista oficial do setor supermercadista com o apoio da ABRAS. Não se tratava apenas de um idealismo, mas de uma necessidade real: um meio de comunicação sólido, técnico e profissional para representar o setor supermercad...
Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
O índice de eficiência operacional do varejo alimentar atingiu 98,11% em 2025 ante 98,13% em 2024. O mesmo movimento foi verificado no índice de ineficiência operacional, que registrou 1,87% (patamar anterior) ante 1,89% (nível atual). Num primeiro momento, o resultado pode ser interpre...
SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
Por Gisele Cabrini Desde o surgimento, SuperHiper teve a missão de ir além e se superar a cada número. De uma estreia, com apenas 32 páginas, chegou a edições históricas com 348, marca alcançada em setembro de 1995. A revista, criada pela Associa&ccedi...
Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
O Smart Market ABRAS 2025 foi marcado pela entrega do oitavo Prêmio RAMA – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A premiação reconhece varejistas e produtores que são destaques em atuar...
Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos últimos anos, e as lições extraídas desse processo são extremamente relevantes para o mercado brasileiro. As estratégias de digitalização, personal...
Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
O setor alimentar brasileiro, que reúne desde grandes redes de supermercados até pequenas mercearias, enfrenta desafios históricos e novos fenômenos que vêm alterando o comportamento do consumidor e a dinâmica do mercado. Em um encontro recente, lideranças do setor debatera...