Comércio e serviços se unem na luta por pleitos

Leia em 2min 20s

As sete maiores entidades do comércio e serviços do País estão unidas, por meio da Unecs, em torno de pautas comuns e uma frente parlamentar que lhes deu força para reivindicar seus pleitos nacionais



O setor de comércio e serviços, representado pelas sete maiores entidades, detém mais de 20% dos empregos formais e mais de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Apesar de todo o peso econômico, estava difícil ver os pleitos atendidos e as entidades criaram a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (Unecs).


As demandas comuns da Unecs passaram a ser discutidas por parlamentares, ministros e presidentes das entidades nacionais. A entidade é formada pelas Associações Brasileiras de Supermercados (Abras); de Atacadistas e Distribuidores (Abad); de Materiais de Construção (Anamaco); de Lojistas de Shopping (Alshop); e de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além das Confederações Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


"A Unecs e a frente parlamentar nos deram maior visibilidade institucional e força para levar os nossos pleitos", diz o idealizador da entidade e primeiro presidente, Fernando Yamada, que também comanda a Abras.

Entre as reivindicações comuns está o trabalho intermitente (jornadas de trabalho com horários flexíveis) com a qual, segundo Yamada, o comércio pode gerar dois milhões de empregos.


Outros pontos são a terceirização da mão de obra, mudanças no mercado que detém a operação de cartões de crédito, débito, tíquetes e outros meios de pagamento. "Queremos que outras empresas passem a operar para gerar concorrência e tornar esse mercado mais competitivo", comenta, adiantando que os empresários querem a simplificação e modernização na área trabalhista, previdenciária e tributária para fazer o Brasil mais eficiente e competitivo.


Crédito
José do Egito, presidente da Abad, diz que o setor também reivindica uma política de crédito de longo prazo e com juros mais baixos. "Precisamos de mais crédito de longo prazo e com juros mais baratos", comenta, ressaltando que a indústria brasileira já tem alguma coisa nessa área mas o setor de comércio e serviços não.


O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, explica que as entidades se uniram para ganhar sinergia. Pra ele, o mais urgente é a gestão da modernização da legislação trabalhista e a reforma da previdência. Adianta que é preciso adequar as leis com a realidade atual e ter uma interpretação fiel dos contratos do trabalho. "É hora de aproveitar as mudanças para criar condições que impulsionem o setor de comércio e serviços nacional".


A Unecs destaca que a frente parlamentar foi criada para promover ações de aprimoramento da legislação federal e fomentar o crescimento do setor, gerando mais empregos e renda para o Brasil. Observa ainda que a associação suprapartidária, constituída na esfera do Congresso Nacional, conta com mais de 270 parlamentares.

 

 

Fonte: Artumira Dutra - Jornal O Povo


Veja também

28º Congresso Nacional Abrasel aposta no Brasil que empreende

Com o tema “Potência em transformação”, associação traz nomes de peso para...

Veja mais
Marinho, da Frente CSE, reforça convite à Temer e Padilha:

 (Da esq.p/dir.) Ministro Eliseu Padinha e o deputado Rogério Marinho Em reunião com o ministro ...

Veja mais
Ministro do Trabalho buscará diálogo para a modernização das leis trabalhistas

  Participantes da reunião da Frente CSE   Reunião da Frente CSE, em Brasí...

Veja mais
CACB reúne 500 empresários com a Presidência da República

Até o momento está confirmada a presença de 500 empresários em encontro no Palácio do...

Veja mais
Frente Parlamentar do Comércio e Serviço defende aprovação urgente de PLs de interesse do setor

   Os membros da Comissão Executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serv...

Veja mais
Frente CSE participa de reunião com Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

     Membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreen...

Veja mais
Frente CSE entrega carta ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

     A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo...

Veja mais
Brasil empreendedor

 ...

Veja mais
UNECS se reúne com diretor de política monetária do Banco Central

Em reunião realizada ontem (27/4), o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes, r...

Veja mais