Ministro do Trabalho buscará diálogo para a modernização das leis trabalhistas

Leia em 5min 10s


 
  Participantes da reunião da Frente CSE
 

 

 

Reunião da Frente CSE, em Brasília

 

 
 

Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira

 

Em encontro com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na terça-feira (5/6), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) defendeu a modernização da legislação trabalhista e recebeu forte apoio do ministro. Com a participação de mais de 50 deputados, além dos presidentes das entidades que compõem a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), na reunião, presidida pelo presidente da Frente, deputado Rogério Marinho, e pelo líder do PTB deputado Jovair Arantes, foram debatidos três pleitos fundamentais para as entidades: o excesso de encargos incidentes sobre a folha de pagamentos, o deságio dos vouchers e a lei do Trabalho Intermitente.

 

 

Confiante de que o caminho da modernização das leis trabalhistas se faz com o diálogo, o ministro Ronaldo Nogueira afirmou que o grande desafio do ministério é oferecer uma legislação fiel, que traga segurança ao contrato de trabalho. "Tanto o trabalhador quanto o empregador querem a segurança jurídica. O desafio do ministério é organizar esse diálogo, tendo a participação de todos os lados, incluindo do trabalhador, na modernização da legislação trabalhista", afirmou.

 

O deputado federal e presidente da Frente CSE, Rogério Marinho, defendeu na reunião a aprovação do projeto de lei do Trabalho Intermitente, em tramitação no Congresso Nacional. Segundo o deputado, é fundamental essa aprovação porque sinalizaria a modernização da legislação trabalhista que já existe há quase 70 anos, quando o Brasil ainda era um País rural. "Uma série de atividades foi incorporada à rotina do brasileiro nesse período. Há uma necessidade de modernização dessas leis", disse.

 

"A solução para superar os obstáculos é o diálogo. O maior problema é que há posições ideológicas e dogmas que são colocados como se a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) fosse sagrada. O mundo e as relações de trabalho mudaram. A proposta não é fragilizar nem precarizar o emprego. A ideia é permitir o maior índice de empregabilidade", concluiu.

O ministro elogiou a iniciativa do deputado Rogério Marinho de reunir os parlamentares e ficou empolgado com a representatividade da Frente, que tem o apoio das entidades empresariais. "Quando há disposição para o diálogo, todos ganham", concluiu.


Comércio e Serviços
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, durante a reunião, falou dos entraves para contratação de profissionais com base na legislação trabalhista. "Sentimos nessa reunião muita confiança no ministro Ronaldo Nogueira. Ele é a pessoa certa para ajudar o Brasil a modernizar a legislação trabalhista. Essas leis não foram feitas para valorizar a meritocracia do trabalhador. Isso causa um desequilíbrio na qualidade do trabalho numa média para baixo. Como o ministro bem abordou é necessário modernizar essa legislação, simplificando e atualizando as leis, o que beneficiará a todos: empresas e empregados", disse.

 

O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), José do Egito Frota Lopes Filho, defendeu a flexibilização dos horários de trabalho. Segundo ele, traria bons resultados para economia, principalmente na geração de emprego. "É preciso acompanhar a evolução. Nossas leis estão ultrapassadas. O trabalho intermitente vai representar uma possibilidade de crescimento para o empresário e, consequentemente, o aumento de empregos", disse.

 

Em sua fala, Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), ressaltou que A UNECS trabalha intensamente para simplificar o empreender no Brasil. "O primeiro direito do trabalhador é a existência do trabalho. Por isso, o trabalho intermitente é fundamental, principalmente, para os jovens, que estão enfrentando mais problemas com desemprego no País. Temos que avançar nessa pauta. Um país que ocupa 2% da população mundial não pode ter 50% de ações trabalhistas", disse.

 

 

George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), ressaltou a importância da modernização das leis trabalhistas para que o setor produtivo possa recuperar o crescimento econômico. "Não queremos de forma alguma tirar direitos dos trabalhadores. Pelo contrário, nossa intenção é melhorar as condições das relações de trabalho para que tanto empregados quanto empregadores possam se beneficiar com a formalização e maior empregabilidade."

 

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, afirmou que o comércio e serviços são setores que tem mudado a situação socioeconômica do Brasil. "A CNDL representa 1 milhão e 100 mil lojas na matriz do Simples Nacional. Sabemos o que é migrar do formal para informal. Queremos mostrar a crença que temos no Brasil. E a UNECS e a Frente são os canais ideais para avançar nas questões que permeiam a modernização das leis trabalhistas".

 


Deputados
O deputado Herculano Passos, autor do requerimento de urgência protocolado pelos parlamentares que integram a Frente CSE, reforçou a necessidade de atualizar as leis, em especial, neste momento de queda na economia. "Se aprovado, o projeto do Trabalho Intermitente pode vir a gerar 2 milhões de empregos. Vamos assegurar uma legislação que proteja trabalhador e empregador. Muitos países já têm leis nesse sentido", pontuou.

"Queremos fazer com que os empresários consigam aumentar sua produção e, ao mesmo tempo, beneficiar o trabalhador", afirmou o deputado federal Jovair Arantes, líder do PTB, declarando que conta com o apoio de seu partido à modernização proposta.


UNECS

Constituída em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).


Confira a lista dos parlamentares da Frente Parlamentar Mista CSE presentes na reunião:

 

Alan Rick (PRB/AC)
Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO)
Deley (PTB/RJ)
Eduardo Cury (PSDB/SP)
Erus Biondini (PROS/MG)
Felipe Maia (DEM/RN)
Herculano Passos (PSD/SP)
Goulart (PSD/SP)
João Arruda (PMDB/PR)
Joaquim Passarinho (PSD/PA)
Josué Bengtson (PTB/PA)
Jovair Arantes (PTB/GO)
Lobbe Neto (PSDB/SP)
Luiz Carlos Busato (PTB/RS)
Luiz Nishimori (PR/PR)
Nelson Marquezelli (PTB/SP)
Nilton Capixaba (PTB/RO)
Paulo Feijó (PR/RJ)
Pedro Fernandes (PTB/MA)
Rogério Marinho (PSDB/RN)
Rômulo Gouveia (PSD/PB)
Sérgio Moraes (PTB/RS)
Vanderlei Macris (PSDB/SP)
Vitor Lippi (PSDB/SP)
Wilson Filho (PTB/PE)
Zé Silva (SD/MG)
Paes Landim (PTB/PI)
Arnon Bezerra (PTB/CE)
Carlos Andrade (PHS/RR)
Izalci (PSDB/DF)
Marcos Abrão (PPS/GO)
Otávio Leite (PSDB/RJ)
Raimundo Gomes (PSDB/CE)
Domingos Sávio (PSDB/MG)
Manoel Junior (PMDB/PB)
Carlos Marun (PMDB/MS)
Edinho Bez (PSDB/PE)
Raquel Muniz (PSD/MG)
João Campos (PRB/GO)
Alfredo Kaefer (PSL/PR)
Caio Narcio (PSDB/MG)
Cristiane Brasil (PTB/RJ)

 


Comunicação Entidades UNECS/Portal ABRAS


Veja também

Marinho, da Frente CSE, reforça convite à Temer e Padilha:

 (Da esq.p/dir.) Ministro Eliseu Padinha e o deputado Rogério Marinho Em reunião com o ministro ...

Veja mais
Frente Parlamentar do Comércio e Serviço defende aprovação urgente de PLs de interesse do setor

   Os membros da Comissão Executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serv...

Veja mais
Frente CSE participa de reunião com Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira

     Membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreen...

Veja mais
Frente CSE entrega carta ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

     A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo...

Veja mais
Brasil empreendedor

 ...

Veja mais
UNECS se reúne com diretor de política monetária do Banco Central

Em reunião realizada ontem (27/4), o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes, r...

Veja mais
Frente CSE entrega manifesto ao vice-presidente Michel Temer

  A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo (Frente CSE) entr...

Veja mais
Projeto de interesse dos Supermercados são destacados por Rogério Marinho

Deputado Rogério Marinho e Alexandre Seabra alinham prioridades do setor   Hoje (12/04), pela manh&atil...

Veja mais
Deputado Rogério Marinho assume presidência da Frente CSE

 Deputado Rogério Marinho, presidente da Frente CSE O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) acaba d...

Veja mais