Pesquisa de Eficiência Operacional.
Pesquisa Eficiência Operacional 2025 - Dados preliminares
A Pesquisa Eficiência Operacional 2025 aponta que as empresas do setor supermercadista alcançaram, em 2024, uma média de 98,11% de eficiência em suas operações.
Dentro da nova metodologia, o indicador estratégico de quebra operacional registrou 68% de ineficiência, englobando os seguintes indicadores táticos: prazo de validade (37%), produtos impróprios para consumo (28%), produtos avariados (24%), danos em equipamentos (5%), degustação de clientes (4%) e outros (2%).
Ainda no nível estratégico, o desvio operacional apresentou 21% de ineficiência, relacionado a furto externo (71%), furto interno (19%) e desvio de fornecedores (10%).
No indicador administrativo, foram identificadas ineficiências da ordem de 11%, com destaque para erros administrativos (36%), erros de inventário (45%) e outros ajustes (19%).
A amostra do estudo também identificou os percentuais de ineficiência nos segmentos de perecíveis e não perecíveis, evidenciando a importância da padronização de processos e do uso de metodologias para mensuração precisa dos indicadores.
O relatório detalha ainda o desempenho por seções (perecíveis e não perecíveis) e por formato de loja, permitindo uma análise comparativa mais aprofundada entre os diferentes perfis operacionais.
Atualizado em Junho de 2025