Vendas do e-commerce brasileiro segue disparando

Leia em 1min 40s

Mesmo com a redução do isolamento social no País, as vendas do varejo online continuam crescendo. O levantamento realizado pelo Spending Pulse, índice da Mastercard que rastreia as vendas gerais do varejo, em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, indicou que as vendas online do mês de outubro aumentaram 87%, em relação ao mesmo período de 2019.

No balanço da média dos últimos três meses (de agosto a outubro), a Mastercard registrou também um aumento de 84,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, a alta foi acima do registrado no terceiro trimestre deste ano, quando o índice foi de 81,5%.

"O comportamento do consumidor nessa pandemia mudou, agora o comércio online faz parte do dia a dia da vida do cliente. Por isso, por mais que a confiança dele tenha caído no mês, conseguimos analisar um crescimento nos dois canais - no varejo tradicional e o no online, que está sendo impulsionado pela redução do isolamento social e pelos benefícios sociais", explica Cesar Fukushima, diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.

Vendas Totais

No mês de outubro, o volume de vendas totais (excluídas as vendas de automóveis, materiais de construção, restaurantes, e cama, mesa e banho) teve uma alta de 10,9%, em relação ao mesmo período de 2019, enquanto a média dos últimos três meses teve um crescimento de 6%, acima do que foi observado no terceiro trimestre deste ano, com 3,3%.

No caso do varejo, quatro setores tiveram um crescimento acima do indicador de vendas totais: o de supermercado, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico. Já os setores de vestuários e combustíveis tiveram um desempenho abaixo do varejo total.

Nas regiões brasileiras: a região Norte (18,8%), Nordeste (12,3%) e Sul (11,4%) tiveram um crescimento acima da média, enquanto o Sudeste (8,9%) e o Centro Oeste (4,2%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano passado.


Fonte: Super Varejo 


Veja também

Vendas online superam lojas físicas pela primeira vez na Black Friday

As vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado na Black Friday, um crescimento de 12,9% se comparado ...

Veja mais
Black Friday fatura mais de R$ 5 bilhões este ano

Apesar da pandemia, a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou que as v...

Veja mais
Vendas no e-commerce brasileiro dispararam 87% em outubro

As vendas no e-commerce brasileiro tiveram expansão de 87% no mês de outubro ante um ano, conforme o indica...

Veja mais
Pesquisa: consumidor prefere comprar online e pagar via aplicativos bancários

Os pagamentos por aplicativos bancários vêm ganhando cada vez mais espaço e importância na vid...

Veja mais
E-commerce deve fazer com que Black Friday tenha faturamento recorde

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black...

Veja mais
Mais de 70 mil empresas entraram no e-commerce em 3 meses, aponta Visa

Levantamento da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da Visa, mostra que mais de 70 mil com&eacu...

Veja mais
64% das compras online são pagas com cartão de crédito

Apesar das inúmeras formas de pagamento para as compras realizadas no e-commerce, o mais utilizado é o car...

Veja mais
46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia

Uma pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) em 13 países da região da Am&e...

Veja mais
Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia

Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve um aumento da compra de itens de supermerc...

Veja mais