Mais de 70 mil empresas entraram no e-commerce em 3 meses, aponta Visa

Leia em 1min 30s

Levantamento da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da Visa, mostra que mais de 70 mil comércios que atuavam apenas no mundo físico entre abril e junho de 2019 entraram para o mundo online neste mesmo período deste ano.

O estado que apontou o maior crescimento nesta migração foi Roraima, com uma alta de 145% no número de lojas indo para o mundo virtual, seguido por Tocantins (113%) e Rondônia (84%).

 

Na análise por setor, o estudo apontou que os supermercados e os postos de gasolina registraram o maior aumento no número de estabelecimentos atuando nos dois canais ao mesmo tempo (presencial e online), com 373% e 407% de aumento, respectivamente.

 

“O segmento de postos de gasolina teve um crescimento expressivo por conta das inovações mais recentes lançadas no mercado, como aplicativos que permitem que o motorista efetue o pagamento sem precisar sair do carro. E o aumento em supermercados pode ser influenciado pelo aumento do uso de apps de entrega e delivery”, avalia Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting Analytics, por meio de nota.

 

Segmentos mais procurados no e-commerce

 

Em relação aos segmentos de estabelecimentos comerciais que já atuavam no mundo online mesmo antes da pandemia, os setores com o maior crescimento de vendas foram as lojas de departamento (462%) e os restaurantes de fast food, com aumento de 221%.

 

Ainda conforme a pesquisa, apesar de ter sido um movimento praticamente forçado por causa da quarentena, as 70 mil que ingressaram no e-commerce conseguiram aumentar seu ticket médio por transação em 17% ao migrar para o e-commerce.

 

“Falamos muito sobre a influência da pandemia na transformação digital das empresas: os números mostram resultados diretos desse movimento em suas vendas, além do ganho em benefícios como aumento da segurança, expansão da clientela e praticidade”, comenta Pettezzoni.


Fonte: Newtrade 


Veja também

E-commerce deve fazer com que Black Friday tenha faturamento recorde

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black...

Veja mais
64% das compras online são pagas com cartão de crédito

Apesar das inúmeras formas de pagamento para as compras realizadas no e-commerce, o mais utilizado é o car...

Veja mais
46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia

Uma pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) em 13 países da região da Am&e...

Veja mais
Estudo mostra aumento da compra em supermercados pela internet durante pandemia

Um estudo elaborado pela empresa de benefícios Ticket mostra que houve um aumento da compra de itens de supermerc...

Veja mais
E-commerce tem alta de 55,88% em setembro

Mesmo com a gradual retomada do varejo físico, o e-commerce continua em expansão no país. Em setemb...

Veja mais
População 60+ já comprava online antes da pandemia

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, a onda de compras online já era uma realidade para 82% da po...

Veja mais
Black Friday: dispositivos tecnológicos lideram intenções de compras

A categoria de produtos tecnológicos é a mais procurada por consumidores brasileiros para a Black Friday, ...

Veja mais
Pix nos supermercados: sistema promete benefícios ao varejo on e offline

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, pode ser mais um aliado dos supermercados, sejam online ...

Veja mais
Comércio eletrônico deve chegar a 11% de participação no mercado

Para o Goldman Sachs, a retomada das operações nas lojas físicas e as menores restriçõ...

Veja mais