Google lança estratégia de venda por parceiros

Leia em 2min 30s

O Google lança no Brasil o plano global de vendas por meio de parceiros de seus programas de escritório acessado pela internet, o Google Apps. A estratégia, anunciada nos Estados Unidos há duas semanas, que vale para as vendas a empresas, começou sendo testada na América Latina no último ano. No Brasil, a Spread foi uma das pioneiras, comercializando os aplicativos e serviços relacionados.

 

O pacote Google Apps - que combina programas de mensagens (o e-mail Gmail, mensagem instântanea Gtalk), colaboração (vídeo), segurança da informação e de conformidade com a regulação - concorre diretamente com o Office, da Microsoft. A diferença é que os usuários da Google não precisam instalar software em seus computadores, tendo acesso aos recursos pela internet como se fossem serviços, de acordo com o conceito de "computação em nuvem" (cloud computing, em que a nuvem representa a web). A própria Microsoft, líder absoluta nesse segmento, se rendeu à tendência e atualmente possui versões on-line de seus softwares.

 

Também a IBM anunciou na última semana o LotusLive, um novo portfólio de programas de colaboração e rede social oferecidos como serviço.

 

Segundo o diretor de vendas corporativas para a América Latina do Google, Clifton Ashley, atualmente há cerca de 1 milhão de empresas que baixaram o Google Apps e 10 milhões de usuários ativos em todo o mundo, que acessaram algum programa na última semana. O ritmo de adoção é de 3 mil empresas por dia, diz.

 

Com a venda por meio de canais indiretos, a empresa espera acelerar a entrada de novos clientes. O Google Apps permite a cada usuário a usar 250 GB de capacidade de armazenamento de dados e já está sendo vendido por 50 canais.A estratégia de vendas indiretas prevê que o parceiro receba 20% do valor da licença anual, cujo custo é, nos Estados Unidos, US$ 50 por usuário. "E é uma receita recorrente", diz Ashley. "É uma oportunidade que aparece uma vez numa vida, para um canal, pegar uma nova plataforma chegando ao mercado. E de uma marca forte como o Google, sobre a qual não é preciso explicar para as pessoas o que é."

 

Qualquer empresa interessada em vender o Google Apps pode se registrar pela internet gratuitamente. "Temos apenas uma série de requisitos, como por exemplo possuir crédito. Não estamos interessados em que uma empresa constituída por duas pessoas e um cachorro, mas se elas quiserem prestar serviços relacionados, como migrar do Lotus [e-mail da IBM], não há problema. Eles só não venderão os programas", afirma.

 

O parceiro precisa também fazer pelo menos uma venda, que traga ao menos 24 usuários. As revendas focadas em atingir empresas com mais de 250 usuários entrarão em uma categoria especial, com um relacionamento diferenciado com o Google. Um portal servirá como canal de treinamento dos parceiros.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Arcon amplia serviço de gerenciamento

A opção por serviços gerenciados de TI tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por empresa...

Veja mais
GXS, de comércio eletrônico, compra a brasileira Interchange

A americana GXS, que desenvolve programas para integrar clientes e vendedores nas cadeias de suprimentos entre empresas,...

Veja mais
HP desenvolve banco de dados integrado para gestão abrangente

Pouco depois de assumir o comando da Hewlett-Packard (HP) no início de 2005, Mark V. Hurd percebeu que, apesar de...

Veja mais
No Brasil, esforço reúne lançamentos e lojas próprias

Se a recente ênfase da Hewlett-Packard (HP) no mercado de computadores pessoais está mudando a face da comp...

Veja mais
Feirão testa as etiquetas inteligentes

A Casas Bahia realizou durante o último mês projeto pioneiro de etiquetas inteligentes, tecnologia conhecid...

Veja mais
Plataforma integra gestão

Em tempos de crise e cenário econômico adverso, dispor de ferramentas eficientes de apoio à gest&ati...

Veja mais
Soft para controle do orçamento

Para organizar finanças pessoais ou mesmo de uma pequena empresa a Seller Marketing começa a comercializar...

Veja mais
GData libera alerta sobre cavalos de Tróia

Comprar pela internet é conveniente. Além de economizar dinheiro e tempo, essa prática está ...

Veja mais
Solução controla uso da internet

Uma das grandes dores de cabeça dos gestores de TI de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, &eac...

Veja mais