Redes sociais são filão para chegar ao consumidor

Leia em 1min 30s

Especialistas alertam que novos canais barateiam as promoções
 

 
Explorar canais na web que aproximem o ponto de venda dos consumidores não é mais uma opção, mas uma obrigação. Mais: as mídias sociais podem sim reduzir custos para promoções, o que é uma vantagem para pequenos e médios estabelecimentos. Alertas como estes foram dados ontem, no Almoço do Varejo, em Porto Alegre, por dois especialistas que mapearam tendências para próximas décadas no setor e advertiram: não adianta empurrar produtos aos clientes. Tem de entender como ele funciona para acertar na mercadoria e no serviço.
 
 
 
O especialista em marketing Vinícius Sittoni Brasil citou que a busca pelo comportamento superou o domínio dos chamados dados de base fixa - como renda, classe social ou faixa etária. "O consumidor hoje é dinâmico. O modelo antigo para inserir o estabelecimento não serve mais", avisou Brasil, no Almoço do Varejo, promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Para a colega do especialista, Stefânia Ordovás de Almeida, o uso de ferramentas de relacionamento na internet é canal para conhecer os clientes e potenciais públicos. Brasil preveniu que a maior mudança na relação com o mercado é que a informação não é mais controlada pela empresa. "Tem de enfrentar esse ambiente e aprender a lidar com as novas demandas".
 

 
"Serve para avaliar comportamentos e se aproximar de consumidores mais engajados e que multiplica a informação", reforça Stefânia, desmistificando barreiras econômicas que poderiam restringir ação de pequenos e médios varejos. Os dois autores do estudo sobre o Futuro do Varejo recomendam que as empresas menores formem parcerias ou redes para desenvolver estratégias e ferramentas, além de montar equipes, para reduzir custos. Stefânia cita ainda que a repercussão da inserção na web, como os cada vez mais populares, sites de compras coletivas, mostra gastos menores no confronto com mídias tradicionais.
 
 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Comprafacil.com adquire site de compras coletivas

O Comprafacil.com, um dos maiores no comércio eletrônico do País, fechou ontem a aquisiç&atil...

Veja mais
Procon vê canal para reclamação

Uma novidade deverá movimentar o setor que atua na área de comércio eletrônico (e-commerce). ...

Veja mais
Santa Helena aposta no e-commerce

Vendas por meio da internet na rede de Sete Lagoas já são responsáveis por 20% da receita da empres...

Veja mais
Compras coletivas

O site de compras coletivas espanhol Groupalia recebeu € 5 milhões de seus investidores (cerca de R$ 12 milh...

Veja mais
Cielo e Redecard apostam em celulares para atingir classe C

As duas maiores empresas do mercado de adquirência, Cielo e RedeCard, são unânimes em dizer que o fut...

Veja mais
Site registrará queixa de venda on-line

Lançada hoje pelo Procon, página vai receber reclamações de consumidores relativas a compras...

Veja mais
DDA enfrenta resistência de clientes

Serviços: Entrega eletrônica de contas esbarra no custo da cobrança registrada e falta de cultura &...

Veja mais
Mercado Livre reposiciona ações de comunicação

A sexta edição do Fórum de Internet Corporativa traz hoje para Porto Alegre, na Pucrs, alguns dos p...

Veja mais
RBS lança portal de compras em São Paulo

Com o foco dirigido para o desenvolvimento de novos negócios na internet, o grupo de mídia RBS decidiu apr...

Veja mais