Santa Helena aposta no e-commerce

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Vendas por meio da internet na rede de Sete Lagoas já são responsáveis por 20% da receita da empresa.

 

As vendas por meio da internet vêm crescendo na rede de supermercados Mercantil Bastos Ltda (Santa Helena), com sede em Sete Lagoas, na região Central do Estado, e já respondem por 20% do faturamento. Conforme o encarregado do setor de Tecnologia de Informação (TI) da empresa, Frederico Machado Bastos, a previsão é de que este percentual chegue a 40% em maio de 2011.

 

O Santa Helena está no mercado há 10 anos, mas iniciou os negócios on-line em maio de 2010, após investir no aumento do mix, que subiu de 5 mil para 7 mil itens, com o objetivo de atender o aumento na demanda.

 

O e-commerce, segundo ele, está concentrado em uma das cinco lojas da rede na cidade, o que reduz os custos e eleva a receita. "Temos toda uma estrutura preparada para atender o cliente, com cerca de 25 funcionários destinados ao exclusivamente ao serviço", explicou.

 

De acordo com Bastos, a redução das despesas reflete diretamente na taxa de entrega cobrada do consumidor, hoje fixada em R$ 15. O delivery atende toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), principalmente Nova Lima, Pedro Leopoldo, Igarapé, Betim e Contagem, de segunda-feira a sexta-feira.

 

Ainda segundo o encarregado do setor de TI, as vendas on-line não concorrem com aquelas feitas para as pessoas que vão ao supermercado convencional. "A comercialização pela internet tem um público-alvo bem específico, que busca praticidade e conforto. Hoje, com a escassez de tempo, muitas pessoas não conseguem ir à loja. O serviço é destinado a elas e tem atraído cada vez mais clientes", afirmou.

 

Segundo ele, o serviço também deverá contribuir para o crescimento da receita total do Santa Helena em 2010. Bastos destacou que a expectativa é de registrar alta de 35% na comparação com 2009. "Os negócios estão aquecidos e a tendência é de aumento em virtude do Natal", explicou.

 

O bom momento pelo qual passa a economia brasileira também foi citado por ele como fator de incremento dos negócios. De acordo com Bastos, a manutenção do emprego e o aumento da renda do consumidor impulsionaram tanto as vendas pela internet como as das demais lojas da rede.

 

Desde dezembro do ano passado, o Santa Helena está investindo R$ 4 milhões na abertura de novas unidades. "A empresa fechou o ano passado com três lojas e em 2010 o número chegará a seis. A demanda está aquecida e precisamos aproveitar a oportunidade oferecida pelo mercado interno", avaliou.

 

Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontam que as vendas pela internet cresceram 42,8% em 2009 na comparação com 2008. Segundo o site E-Commerce, especializado em informações desse segmento, o aumento das vendas on-line no comércio brasileiro em 2010 deve chegar a 30% e atingir R$ 13,6 bilhões. No ano passado, os negócios registraram alta de 33% sobre 2008.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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