Cielo e Redecard apostam em celulares para atingir classe C

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As duas maiores empresas do mercado de adquirência, Cielo e RedeCard, são unânimes em dizer que o futuro deste mercado está ligado a dois fatores: classes emergentes e recebimento de contas em celulares.

 

Para os executivos, será cada vez mais comum o celular ser um 'terminal leitor de cartão' (POS) e estar presente nas mãos de trabalhadores informais e em lugares como favelas. Os avanços tecnológicos devem contemplar também a criação de produtos para fidelizar consumidores em lojas, franquias, padarias, ou em empresas aéreas.

 

Para inovar na área de fidelidade entre cliente e ponto-de-venda, a Cielo lançará, até o fim do mês, na franquia especializada em chocolates Cacau Show, uma plataforma que traça o perfil do cliente e dá a saber quanto gastou e o que comprou. O programa, em desenvolvimento há três anos, permite que o próprio lojista faça promoções e programas de fidelidade com os clientes.

 

Dias destaca que os lojistas poderão criar promoções do tipo surpresa: "Pode ser que a cada 10 compras, a 11ª terá desconto. O programa permite saber a frequência com que a pessoa visita o estabelecimento. Criará o tão sonhado fluxo positivo de clientes."

 

Na sua visão, as credenciadoras precisam criar inovações e se diferenciar para evitar que o mercado venda uma "commodity".

 

O pensamento do presidente da Cielo, que hoje é a maior empresa do setor, é o de criar produtos distintos para clientes diferentes. "Tive uma conversa com o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior, e ele quer uma solução para receber vendas durante os voos, que hoje são off-line."

 

Ele não descarta criar máquinas especiais para coletar pagamentos em lugares como favelas para venda de passagens aéreas. "Muitos clientes da Gol vindos da classe C pagam uma parte da passagem no cartão de crédito, outra em dinheiro e a outra parcelada no carnê. Faz sentido levar um celular para vender passagem em favela", ressaltou.

 

De acordo com Murilo Barbosa, diretor de Produtos e Serviços da companhia, em pouco tempo as viagens em família superarão as de negócios. "96% das vendas de passagens são feitas por internet. Já temos uma fatia de 23% de clientes das classes C e D, das quais 7% nunca voaram. Precisamos de meios de pagamento eficientes para competir com os ônibus para viagens de até 800 quilômetros", disse ele, no 5º Congresso Brasileiro de Meios Eletrônicos de Pagamento. Já a Redecard está ajustando os POS para capturar transações do programa de fidelidade Multiplus, que inclui a companhia aérea TAM e outras empresas.

 

O presidente da marca, Roberto Medeiros, também aposta em inovações tecnológicas: uma das apostas são 14 mil pontos-de-venda móveis espalhados pelo Brasil. "A novidade é o celular baixar um programa que possibilita fazer do aparelho um POS. Vendedores informais, feirantes, entre outros , o utilizam."

 

Ele destaca ainda que cerca de 100 pessoas já carregam no celular o cartão de crédito. Ele acredita que no futuro os celulares sejam cartões também. "O potencial é grande e será difundido no País."

 

De olho na classe emergente, o presidente da Cielo, Rômulo Dias, destaca que as classes C e D são responsáveis por 59% da massa de renda do Brasil, a qual estimou em R$ 1,4 trilhão: "Essa massa de pessoas soma 73% da população. Em 2002 [quando a renda era R$ 976 bi ], a classe A respondia por 30% da renda nacional, mas hoje a porcentagem é 16%, ou seja, a metade. É uma revolução: as classes sociais foram migrando e gerando negócios".

 

Para ele, de nada adianta estar presente em 98% dos municípios se não houver venda no comércio e movimentação nas maquininhas da empresa. Dias relata que, antes de chegar às periferias dos grandes centros urbanos, a Cielo fez experiências nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste para desenhar produtos para menores faturamentos. "Subimos a favela da Rocinha, no Rio, há um ano e meio, e depois Paraisópolis, em São Paulo, cuja população gira entre 80 mil e 100 mil."

 

"O celular cai como uma luva nestes lugares. Adaptamos o celular do pequeno comerciante local a um aluguel de R$ 10. Eles também fazem antecipação de recebíveis e o mercado cresce rapidamente", relatou.

 

Operadoras

 

Para suportar operações via celular, recentemente Oi e Cielo fundaram uma joint venture. Para fechar o negócio, a Cielo comprou 50% da Oi Paggo (sistema de compras via telefonia celular). Este já possui uma base de 250 mil usuários e 75 mil lojistas cadastrados. "Ao anunciarmos a parceria com a Oi pegamos o serviço telefônico deles e juntamos com nossa penetração de mercado de 1,8 milhões de pontos."

 

Na avaliação dele, a Oi consegue priorizar o sistema de mensagens instantâneas (SMS) e eles disseminam o negócio via celular onde a empresa de telefonia não teria força para alcançar. "O negócio é como um carro antigo e a álcool: no começo demora a pegar, mas depois anda", brincou.

 

Cielo e Redecard apostam no crescimento da classe média e no uso de celulares como POS para impulsionar crescimento do mercado, principalmente em áreas carentes.

 


Veículo: DCI


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