Carrefour e Riachuelo elevam investimentos em tecnologia

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As empresas do varejo, como o grupo Carrefour, Riachuelo e o site Mercado Livre, investem cada vez mais em novas plataformas de Tecnologia da Informação (TI) para otimizar custos e obter dados mais ágeis a fim de minimizar perdas de estoque nos centros de distribuição (CDs). Com isso, e com o fato de as empresas estarem abrindo cada vez mais lojas ao investirem em expansão física de sua rede, a ideia é colocar plataformas tecnológicas que tragam um sistema mais universalizado de serviços de troca de informações, e por isso as redes já adotam novas estruturas em busca de aumento da lucratividade.

 

Na área de comercio eletrônico (e-commerce) o Mercado Livre investiu US$ 16,5 milhões em TI do ano passado para cá, um volume que representou um incremento de 68% em relação a 2008. Os investimentos são direcionados a obter plataforma robusta e rápida, capaz de processar com eficiência uma média superior a 400 buscas por segundo. Além disso, são realizados estudos e implementados recursos para otimizar os sistemas de busca e a usabilidade da plataforma. Segundo Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre, com os investimentos, a empresa já sente os resultados no volume de transações comerciais, que teve crescimento de 30%, superando a marca de US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre de 2010.

 

Para alinhar as informações de produtos em toda a cadeia de abastecimento de lojas no Brasil, o grupo Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do País, investiu R$ 350 mil na implantação pioneira da Rede Global de Sincronização de Dados, o GDSN (em inglês, Global Data Synchronization Network), desenvolvida pela GXS, líder mundial em soluções de integração B2B, e normatizada pela associação GS1 Brasil. A nova tecnologia consiste em um sistema integrado entre o fornecedor e a rede de varejo, no caso, devido à fase inicial de testes, entre Procter & Gamble e, por enquanto, as lojas com bandeira Carrefour.

 

Segundo Paulo Crapina, diretor de TI do Carrefour, o GDSN possibilita a manutenção precisa das informações de produtos, preços e promoções, entre fornecedores, CD e lojas, diminuindo 1% o custo do frete, o que, no montante da rede, representa um 'bom' volume financeiro. "Em média, 40% das informações continham erros", diz Crapina.

 

"Com a nova ferramenta, também reduzimos 5% a ruptura nas gôndolas, praticamente erradicando o problema", explica Crapina. Ele informou que até o ano que vem o grupo irá estender a tecnologia às demais bandeiras e estará integrado a pelo menos mais 200 fornecedores. Por questões estratégicas, a empresa não revela o valor total de investimentos em TI.

 

Recentemente, o Carrefour já havia adotado a tecnologia Voice Picking (separação de pedidos por comando de voz) no Centro de Distribuição da rede de hipermercados no Rio de Janeiro, onde movimenta uma média de 750 mil caixas por mês. "Essa tecnologia aumenta níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel, trazendo também economia no custo destes materiais", crê Nicolas Derouin, diretor-geral da ID Logistics, empresa desenvolvedora do projeto e que estima um faturamento de R$ 110 milhões este ano.

 

A varejista Riachuelo acaba de fechar contrato de Business Intelligence (BI) com a IBM para criar uma interface única das informações de vendas da empresa. Para isso, adquiriu da IBM a solução end-to-end, com camada de integração de dados baseada em Infosphere DataStage, que viabiliza alto desempenho, conectividade e garante maior integridade ao depósito de dados.

 

"A IBM demonstrou conhecimento do negócio, ferramentas robustas e expertise em implementação, além de trazer à Riachuelo arquitetura aberta que nos ajudará em projetos futuros", diz Elias Bittar, CIO da Riachuelo.

 

Com a adoção das ferramentas, a Riachuelo terá uma visão única e sincronizada de suas informações, de acordo com a necessidade de negócio. Isso proporcionará uma fonte de dados confiável e de fácil acesso a todo o time de vendas, possibilitando uma tomada de decisão de negócio mais precisa, um aumento do controle de orçamentos e, consequentemente, um melhor atendimento às demandas dos consumidores. O projeto contempla a implementação do aplicativo Cognos 8 Mobile, que permitirá à diretoria e aos executivos de Operações visualizar relatórios, análises e outros conteúdos de BI por meio de dispositivos móveis, como smartphones e BlackBerry.

 


Veículo: DCI


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