O poder da Inteligência Artificial e o impacto no e-commerce em 2024

Leia em 2min 50s

O varejo alimentar deve se atentar às evoluções da tecnologia

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a IA será a área mais importante da tecnologia em 2024. Já utilizada pela maioria das empresas, a tecnologia vem transformando diversos setores, como por exemplo – o e-commerce –  que aproveitou do poder da inteligência artificial (IA) para otimizar tempo e melhorar a relação com o usuário.

 

“É mesmo revolucionário como a tecnologia tem transformado o comércio eletrônico. Cerca de 75% das empresas já faz uso de IA, já que ela tem diversas possibilidades de aplicação. No e-commerce, pode auxiliar com chatbots, criação de descrição para produtos, entre outras atividades. Mas talvez uma das aplicações mais valiosas que a tecnologia tem a entregar é a habilidade de entender o usuário, prever vendas futuras e sugerir produtos de interesse, entregando experiências personalizadas a cada um. Tudo isso só é possível com um uso talentoso dos dados de navegação disponíveis, o grande diferencial da IA”, explica o CEO e fundador da Simples Inovação, Hawan Moraes.

 

A experiência do cliente é um fator decisivo para 47% dos consumidores brasileiros, que apontaram deixar de comprar de uma marca após uma vivência ruim, segundo pesquisa conduzida pela consultoria PwC.

 

“Hoje, o cliente espera mais do que só o produto comprado. Com a alta concorrência no meio do e-commerce, lojistas devem se questionar sobre como é a experiência de compra e como eles podem transformar isso em algo ainda mais satisfatório, fidelizando seus consumidores”, comenta o CEO.

 

IA nos supermercados

Hawan Moraes explica os benefícios da IA que estão por vir no varejo alimentar.”A inteligência artificial vem sendo muito reconhecida pela capacidade de ser treinada. Hoje, já existem alguns testes que estão treinando a tecnologia para analisar tudo que está acontecendo diante de uma imagem, isso poderá ajudar diversos setores, inclusive o varejo alimentar. Nos supermercados, por exemplo, será possível colocar câmeras nos corredores para analisar o comportamento dos clientes durante a sua jornada de compra, entendendo quais produtos as pessoas mais param para olhar ou chamam mais atenção. Essas e outras informações podem ajudar os estabelecimentos de diversas formas, como a controlar o estoque dos produtos, entender o layout da loja focando nas vendas, realizar uma análise de dados mais rápida, entre outros benefícios visando a melhoria na experiência do consumidor. Com o avanço da IA, será possível termos outras possibilidades pelo caminho”.

 

Como funciona

Baseando-se em algoritmos de computação, machine learning e probabilidade, as inteligências artificiais são capazes de aprender, assimilar cenários, analisar dados em tempo real e tomar decisões. Dessa forma, então, podem oferecer soluções para problemas  em segundos, apontar produtos semelhantes aos buscados e direcionar melhor os consumidores, fazendo o necessário para incentivar a conversão.

 

Para Hawan, a inteligência artificial ainda fomenta muitos debates, mas é, principalmente, uma poderosa auxiliadora das marcas que prezam pelas boas experiências de seus clientes.

 

“A IA de dados tem o potencial de revolucionar a maneira como os consumidores fazem compras online. À medida que a tecnologia avança, espera-se que cada vez mais ela possa entregar experiências mais personalizadas e únicas. Os varejistas devem se atentar a essas evoluções e não temer o futuro“, finaliza.

 

Redação SuperHiper


Veja também

5 tendências de Customer Experience para 2024

A IA é uma ferramenta vital que aumentar a produtividade, elimina tarefas rotineira e eleva as práticas do...

Veja mais
4 principais tendências e tecnologias que afetam o varejo em supermercados

Em um ambiente cada vez mais dinâmico é importante que o varejo alimentar se mantenha atualizado, com imple...

Veja mais
Machine Learning se sofistica e será tendência em 2024

Tecnologia que otimiza processos do varejo alimentar promete ser mais eficiente no próximo ano   O Machine...

Veja mais
Social commerce e varejo: como a geração Z está consumindo

Tendência promete gerar um lucro mundial de US$ 1,2 trilhão até 2025, impactando principalmente as n...

Veja mais
Uso de chatbots cresce no varejo

Apesar do crescimento, o uso da tecnologia precisa ser aprimorado   A jornada do cliente tornou-se o alvo de estu...

Veja mais
Tendências internacionais para melhorar a experiência de compra

O consumidor está cada vez mais digital e ambientes físicos não são mais simples pontos de v...

Veja mais
Consumidores querem que supermercados reforcem uso de IA

Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinhe...

Veja mais
Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas d...

Veja mais
IA e digital dominam orçamentos de TI

Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem m...

Veja mais