Machine Learning se sofistica e será tendência em 2024

Leia em 1min 30s

Tecnologia que otimiza processos do varejo alimentar promete ser mais eficiente no próximo ano

 

O Machine Learning (ML) já é um conhecido do setor supermercadista, a tecnologia é a base da Inteligência Artificial (IA) e tem como propósito desenvolver algoritmos para otimizar a tomada de decisões, execução de tarefas e automatização de processos. O ML tem uma grande capacidade de processamento de dados, que usa em seu conceito o big data. E, em 2024, essa tecnologia promete estar ainda melhor e ser uma tendência, de acordo com a Forbes. Os sistemas de IA, utilizando o ML, aprenderão e se adaptarão mais rapidamente,  garantindo eficiencia. A novidade proporcionará mais possibilidades de uso, além de ampliar sua atuação em outros ramos.

 

Com essa tecnologia, o supermercado pode melhorar a sua estratégia, uma vez que é possível identificar o perfil dos clientes,  melhorar a eficiência operacional da loja, além dele fornecer dados para uma personalização do atendimento. Vale destacar ainda que o recurso auxilia as operações de backoffice, facilitando o dia a dia dos colaboradores e liderança.

 

Um relatório apresentado pela Data Dilema, 12,5% do tempo de uma equipe é gasto na análise e coleta de dados do mercado e sobre o seu público, o que corresponde a cinco horas por semana. Além disso, o ML garante um aumento na produtividade de 48%, redução de custos de 50% e informações mais precisas, de 60%, foi o que mostrou o estudo da Refinitiv.

 

Além disso, para 2024 a expectativa é tenha uma IA mais segura e humanizada, com maior capacidade de analisar, compreender e responder à questões das pessoas, de maneira mais próxima à linguagem de uma pessoa. Dessa forma, ela poderá melhorar a experiência no digital, uma vez que poderá ser assemelhar mais com um atendente do que com uma tecnologia.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Social commerce e varejo: como a geração Z está consumindo

Tendência promete gerar um lucro mundial de US$ 1,2 trilhão até 2025, impactando principalmente as n...

Veja mais
Uso de chatbots cresce no varejo

Apesar do crescimento, o uso da tecnologia precisa ser aprimorado   A jornada do cliente tornou-se o alvo de estu...

Veja mais
Tendências internacionais para melhorar a experiência de compra

O consumidor está cada vez mais digital e ambientes físicos não são mais simples pontos de v...

Veja mais
Consumidores querem que supermercados reforcem uso de IA

Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinhe...

Veja mais
Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas d...

Veja mais
IA e digital dominam orçamentos de TI

Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem m...

Veja mais
Buy Now Pay Later em lojas físicas tem grande aceitação e traz aumento nas vendas

No último levantamento de agosto, meio de pagamento DM Pag registrou valor de compras em pontos de venda 508% mai...

Veja mais
Tecnologia blockchain estará presente nos alimentos

A tecnologia permitirá rastrear perdas de valor ao longo da cadeia, prevenir crises sanitárias e melhorar ...

Veja mais
IA já influencia iniciativas no setor supermercadista

Do potencial para a realidade, tecnologia já vem sendo incorporada pelo varejo americano para melhorar experi&eci...

Veja mais