Social commerce e varejo: como a geração Z está consumindo

Leia em 1min 40s

Tendência promete gerar um lucro mundial de US$ 1,2 trilhão até 2025, impactando principalmente as novas gerações

 

Não é segredo que a geração Z é 100% digital, sendo considerada o primeiro grupo que de fato se caracteriza como “nativos digitais”. Além disso, é um público que valoriza o consumo sustentável e a experiência que a marca proporciona. Representando 20% dos brasileiros, com um percentual relevante em relação à população economicamente ativa, entender seus hábitos de consumo e suas tendências é essencial para o varejo alimentar atingir esse público.

 

Essa geração remodelou e inovou no consumo, com a vinda das redes sociais, esse público mostra que, apesar das lojas físicas serem importantes, investir em boas estratégias de marketing digital é essencial. Dentre as tendências que conquistaram essa população foi o social commerce, que é um modelo de comércio que utiliza das redes sociais para conquistar novos clientes e vendas.

 

Uma pesquisa realizada pela Accenture mostrou que essa modalidade pode triplicar o faturamento nos próximos anos, podendo a chegar no patamar de US$ 1,2 trilhão mundialmente até 2025, sendo 62% dos consumidores pertencentes à geração Z. No Brasil, o modelo cresce, podendo aumentar a receita anual nos próximos anos.

 

A tendência mostra que essa geração se importa menos com pop-ups ou propagandas que aparecem no feed, desde que apresente um também um conteúdo além do produto para venda. O TikTok, por exemplo, está fechando parcerias com supermercados para vender alimentos não perecíveis no “TikTok Shop”. Vale destacar que o país tem 82,2 milhões de usuários conectados, ficando atrás somente dos EUA (113 milhões) e Indonésia (109 milhões). Redes sociais administradas pela Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp) já apresentam recursos semelhantes.

 

Além disso, o marketing de influência é uma boa opção para conquistar esse público, seguindo a mesma lógica que todos já conhecem, a compra por indicação.  Através de seu conteúdo, o influencer criar conexão e assegura a qualidade do que está divulgando, fazendo com que o shopper se aproxime também da marca.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

Uso de chatbots cresce no varejo

Apesar do crescimento, o uso da tecnologia precisa ser aprimorado   A jornada do cliente tornou-se o alvo de estu...

Veja mais
Tendências internacionais para melhorar a experiência de compra

O consumidor está cada vez mais digital e ambientes físicos não são mais simples pontos de v...

Veja mais
Consumidores querem que supermercados reforcem uso de IA

Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinhe...

Veja mais
Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas d...

Veja mais
IA e digital dominam orçamentos de TI

Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem m...

Veja mais
Buy Now Pay Later em lojas físicas tem grande aceitação e traz aumento nas vendas

No último levantamento de agosto, meio de pagamento DM Pag registrou valor de compras em pontos de venda 508% mai...

Veja mais
Tecnologia blockchain estará presente nos alimentos

A tecnologia permitirá rastrear perdas de valor ao longo da cadeia, prevenir crises sanitárias e melhorar ...

Veja mais
IA já influencia iniciativas no setor supermercadista

Do potencial para a realidade, tecnologia já vem sendo incorporada pelo varejo americano para melhorar experi&eci...

Veja mais
Uso de IA impulsiona relacionamento entre cliente e empresa

Trazendo uma série de vantagens, o uso de IA melhora a experiência do cliente, otimiza processos, entre out...

Veja mais