Amazon domina e-commerce dos EUA, mas Walmart promete briga

Leia em 1min 30s

Gigantes varejistas aumentam participação no varejo online americano, diminuindo oportunidades para concorrentes menores

 

Por Renato Müller

 

Um relatório divulgado semana passada pela PYMTS mostra que o varejo online americano vem sendo dominado pela Amazon, mas o Walmart está disposto a entrar nessa disputa. Segundo o levantamento, desenvolvido a partir de dados divulgados pelas maiores varejistas americanas em seus balanços, o Walmart continua investindo bastante em seus recursos digitais e na integração omnichannel para ganhar espaço.

 

Ao mesmo tempo, a Amazon só vem ganhando share nas vendas online: nos últimos 12 meses, a empresa passou de 43,7% para 47,9% de participação no faturamento online americano. Na mesma base de comparação, o Walmart subiu de 5,7% para 6,7%. As duas empresas estão capturando a maior parte dos dólares movimentados pelo varejo digital nos Estados Unidos, um mercado estimado hoje em mais de US$ 1 trilhão.

 

Para o Walmart tornar essa disputa um pouco menos desequilibrada, sua fortaleza são as lojas físicas. A empresa teve nos últimos 12 meses um crescimento de dois dígitos nas vendas via delivery e no “clique e retire”, em que os clientes pedem online e retiram na loja. No que se refere especificamente aos supermercados, o Walmart já tem uma participação de 19% na venda online de alimentos e pretende expandir essa participação pela venda de bebidas alcoólicas.

 

Outra fonte de crescimento e retenção de consumidores são os programas de fidelidade premium. Segundo a PYMTS, 61% dos americanos são membros do Amazon Prime, 26% estão cadastrados no Walmart+ e 35% não estão em nenhum dos dois sistemas – o que aponta para a possibilidade de ganho de escala de ambos os programas.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Como aumentar suas vendas online no Dia dos Namorados

Destacamos algumas dicas de como vender e aproveitar esta data que tanto movimenta o varejo   Com o Dia dos Namor...

Veja mais
Dia dos Namorados: quatro dicas para um e-commerce eficiente

Em 2022, o e-commerce faturou R$ 6,54 bilhões com a data; a previsão para 2023 é de alta nas vend...

Veja mais
Self checkout evolui para fazer varejo vender mais

Tecnologia acelera experiência de compra dos clientes e aumenta rentabilidade dos pontos de venda   Por Ren...

Veja mais
Fator humano é decisivo para o sucesso das novas tecnologias no varejo

Big data e inteligência artificial são grandes aliados do setor, mas saber lidar com os desafios dos tr&eci...

Veja mais
Geração Z lidera a mudança para o phygital no varejo

Combinação entre físico e digital é a modalidade favorita para quem já conhece o melh...

Veja mais
Dia das Mães: ticket médio no e-commerce aumenta 25%

30% das vendas totais foram registradas na semana anterior à data   As vendas para o Dia das Mães e...

Veja mais
Phygital: a palavra de ordem na revolução tecnológica para o varejo

A união do físico com o digital permite que lojas operem nestes dois mundos ao mesmo tempo; confira alguma...

Veja mais
M-commerce: o poder do mobile para alavancar suas vendas on-line

Conheça algumas estratégias que vão contribuir para a fidelização de clientes e uma m...

Veja mais
Compras online atingem quase R$ 170 bilhões no Brasil em 2022

Pesquisa confirma previsão de crescimento de 5% em relação a 2021 e atribui o equilíbrio ao ...

Veja mais