Self checkout evolui para fazer varejo vender mais

Leia em 1min 30s

Tecnologia acelera experiência de compra dos clientes e aumenta rentabilidade dos pontos de venda

 

Por Renato Müller

 

A loja física continuará sendo essencial no dia a dia dos consumidores – mas os supermercados precisam embarcar cada vez mais tecnologia para acompanhar as mudanças de comportamento dos clientes. Um bom exemplo disso é a evolução dos terminais de autoatendimento: o self checkout vem ganhando recursos que diminuem quebras, furtos e perdas, ao mesmo tempo em que facilitam o processo de pagamento.

 

“A tendência é que o self checkout seja utilizado em outras áreas da loja e não somente no pagamento”, comenta Matt Miles, diretor da Diebold Nixdorf, fabricante de equipamentos para o PDV. “Pedidos nas operações de food service, carrinhos de compra inteligentes e até mesmo customização de produtos são algumas áreas em que temos visto um aumento da demanda pelo autoatendimento dentro dos supermercados”, afirma o executivo.

 

De acordo com Miles, isso acontece porque os consumidores procuram formas de atendimento simples, rápidas e que facilitem seu dia a dia. Essa busca por simplificação permite o uso de uma série de recursos, incluindo reconhecimento facial, para acelerar a escolha de produtos e facilitar o pagamento nas lojas.

 

Para o varejo, a tecnologia também traz uma série de benefícios. “Com a dificuldade de contratação de mão de obra, o varejo americano precisa fazer com que seus times sejam ainda mais produtivos. Tecnologias de autoatendimento aumentam a eficiência do trabalho no varejo e reduzem as filas em todas as áreas das lojas”, comenta David Wilkinson, vice-presidente executivo da NCR Commerce.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Fator humano é decisivo para o sucesso das novas tecnologias no varejo

Big data e inteligência artificial são grandes aliados do setor, mas saber lidar com os desafios dos tr&eci...

Veja mais
Geração Z lidera a mudança para o phygital no varejo

Combinação entre físico e digital é a modalidade favorita para quem já conhece o melh...

Veja mais
Dia das Mães: ticket médio no e-commerce aumenta 25%

30% das vendas totais foram registradas na semana anterior à data   As vendas para o Dia das Mães e...

Veja mais
Phygital: a palavra de ordem na revolução tecnológica para o varejo

A união do físico com o digital permite que lojas operem nestes dois mundos ao mesmo tempo; confira alguma...

Veja mais
M-commerce: o poder do mobile para alavancar suas vendas on-line

Conheça algumas estratégias que vão contribuir para a fidelização de clientes e uma m...

Veja mais
Compras online atingem quase R$ 170 bilhões no Brasil em 2022

Pesquisa confirma previsão de crescimento de 5% em relação a 2021 e atribui o equilíbrio ao ...

Veja mais
Gestão de frente de caixa: tecnologia torna operação mais eficiente

Solução única, reúne a inteligência do Fiscal Remoto e o Gatecash, agora já em ...

Veja mais
93% das empresas já oferecem a opção via PIX em compras nas lojas físicas

Adaptação dos consumidores a novas formas de pagamento digital rompe a tradicional cultura de uso de meios...

Veja mais
Mercado de bots consolida e gera economia para o varejo

Desenvolvido com inteligência artificial, o agente virtual assume destaque e se torna o maior aliado no relacionam...

Veja mais