Compras online atingem quase R$ 170 bilhões no Brasil em 2022

Leia em 1min 30s

Pesquisa confirma previsão de crescimento de 5% em relação a 2021 e atribui o equilíbrio ao retorno dos consumidores às ruas

 

As vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e revelam um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado.

 

Os destaques de vendas foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. O setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento no período, influenciado pelos jogos da Copa do Mundo. Essa peculiaridade de 2022 impactou positivamente o número de pedidos, porém diminuiu o preço das vendas.

 

As compras pela internet seguem crescendo e, hoje, representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo um novo levantamento da entidade sobre o fluxo de 2022.

 

Para 2023, a projeção de crescimento é maior, segundo a ABComm. A expectativa gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$ 470. Já os pedidos podem alcançar os 395 milhões.

 

Mauricio Salvador, presidente da ABComm, explica que o baixo crescimento nas vendas do ano gera mais expectativas para 2023, mas, em um cenário marcado pelo controle da pandemia, os níveis do e-commerce devem se manter estáveis.

 

“Apesar da digitalização crescente da sociedade global, o pós-pandemia colocou os consumidores de volta nas ruas e esse contexto deve refletir em um crescimento mais lento do setor se comparado aos anos de isolamento social”, destaca o executivo.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

M-commerce: o poder do mobile para alavancar suas vendas on-line

Conheça algumas estratégias que vão contribuir para a fidelização de clientes e uma m...

Veja mais
Gestão de frente de caixa: tecnologia torna operação mais eficiente

Solução única, reúne a inteligência do Fiscal Remoto e o Gatecash, agora já em ...

Veja mais
93% das empresas já oferecem a opção via PIX em compras nas lojas físicas

Adaptação dos consumidores a novas formas de pagamento digital rompe a tradicional cultura de uso de meios...

Veja mais
Mercado de bots consolida e gera economia para o varejo

Desenvolvido com inteligência artificial, o agente virtual assume destaque e se torna o maior aliado no relacionam...

Veja mais
Dia das Mães: Saiba como o ChatGPT pode alavancar as vendas na data comemorativa

Uma das datas mais esperadas pelo comércio digital conta agora com a ferramenta de inteligência artificial ...

Veja mais
Supermercados ampliam parcerias para retail media

Plataformas de mídia digital nas redes de supermercados ganha força no mercado americano em parceria com g...

Veja mais
Etiquetas eletrônicas são opção para gerenciar preços

Tecnologia facilita a vida de consumidores e empreendedores reduzindo o uso de papel e promovendo melhor organizaç...

Veja mais
5G irá oferecer ao varejo uma experiência de compra futurista e conectada

Mais de 300 municípios brasileiros já atualizaram suas leis para a instalação do 5G, isto si...

Veja mais
ChatGPT é aliado para melhorar a comunicação e revolucionar as vendas

Naturalizando o diálogo online, a ferramenta aproxima empresa do consumidor     O ChatGPT é a...

Veja mais