93% das empresas já oferecem a opção via PIX em compras nas lojas físicas

Leia em 2min

Adaptação dos consumidores a novas formas de pagamento digital rompe a tradicional cultura de uso de meios físicos, como dinheiro e cartões

 

Os pagamentos móveis via app e outros meios de pagamento low touch vêm apresentando importante expansão. De acordo com a quarta edição do estudo “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, responsável pela programação na ferramenta e coleta dos dados de consumidores através de painel próprio, a adoção de meios de pagamento como pix, apps e carteiras digitais foi acelerado pela pandemia. 57% das empresas entrevistadas fizeram alguma mudança em sua estratégia de meios de pagamento nos últimos 12 meses para lidar com os efeitos da Covid-19.

 

Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix em lojas físicas e lojas online são as principais respostas do varejo para um consumidor cada vez mais digitalizado. O estudo mostra que o tipo de pagamento utilizado pelos clientes varia conforme o tipo de compra e produto: nas lojas físicas, normalmente bens duráveis são pagos com cartão de crédito parcelado, enquanto para as compras de consumo imediato o pagamento é realizado com cartão de crédito à vista, seguido por cartão de débito.

 

Carteira digital

 

A radiografia dos principais meios de pagamento que são utilizados por consumidores e empresas do setor mostra que os meios digitais ganharam espaço nos últimos anos. 33% dos consumidores costumam utilizar PIX no pagamento de compras online via celular, e 85% das empresas varejistas oferecem a solução como forma de pagamento no seu e-Commerce (em 2021 eram 55%). Já em compras online via computador/ notebook, cartão de crédito parcelado é a preferência para 42% dos consumidores, e 85% das empresas varejistas oferecem o meio de pagamento no e-Commerce, sendo que 100% oferecem cartão de crédito à vista como forma de compra.

 

A pandemia também provocou uma aceleração no uso de meios alternativos, como o cashback, hoje utilizado por 54% dos consumidores (Em 2018 eram 17%). Cupons de descontos e programas de fidelidade também cresceram em relação às edições anteriores do estudo (para 58% e 36%, respectivamente). Apenas 15% dos entrevistados dizem não usar nenhum desses meios de pagamento.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Mercado de bots consolida e gera economia para o varejo

Desenvolvido com inteligência artificial, o agente virtual assume destaque e se torna o maior aliado no relacionam...

Veja mais
Dia das Mães: Saiba como o ChatGPT pode alavancar as vendas na data comemorativa

Uma das datas mais esperadas pelo comércio digital conta agora com a ferramenta de inteligência artificial ...

Veja mais
Supermercados ampliam parcerias para retail media

Plataformas de mídia digital nas redes de supermercados ganha força no mercado americano em parceria com g...

Veja mais
Etiquetas eletrônicas são opção para gerenciar preços

Tecnologia facilita a vida de consumidores e empreendedores reduzindo o uso de papel e promovendo melhor organizaç...

Veja mais
5G irá oferecer ao varejo uma experiência de compra futurista e conectada

Mais de 300 municípios brasileiros já atualizaram suas leis para a instalação do 5G, isto si...

Veja mais
ChatGPT é aliado para melhorar a comunicação e revolucionar as vendas

Naturalizando o diálogo online, a ferramenta aproxima empresa do consumidor     O ChatGPT é a...

Veja mais
3 dicas para melhorar a aceleração digital do varejo

Treinamento da equipe, investimento da experiência do usuário e métricas são os tripé ...

Veja mais
Apenas 12% dos e-commerces no Brasil usam linguagem natural em chatbot

Estudo analisou a experiência de compra em 25 e-commercers e indicou possibilidades de melhorias; veja como n&atil...

Veja mais
Brasil precisa combater chargebacks e outras fraudes no e-commerce

As tendências de fraudes surgem rapidamente, e os comércios eletrônicos devem se antecipar para n&ati...

Veja mais