Realidade Aumentada ganha espaço nos supermercados

Leia em 1min 30s

Tecnologia é utilizada para apresentar informações por meio do celular e enriquecer a experiência de compra dos clientes

 

 

Por Renato Müller

 

 

A Realidade Aumentada (AR) é uma expressão cada vez mais ouvida no universo do varejo. A tecnologia, que adiciona uma camada de informações digitais a imagens do mundo físico, tem o potencial de oferecer experiências de compra mais imersivas, personalizadas e interessantes. Por isso, as empresas do setor estão ampliando o uso desse recurso.

 

Já em 2020, um estudo da Shopify mostrava que supermercadistas que adotaram AR, Realidade Virtual ou conteúdo 3D tinham uma taxa de conversão 94% maior na loja física, enquanto um estudo da Accenture indicava um aumento da confiança dos consumidores nas marcas e aumento das vendas online.

 

Com isso, é apenas questão de tempo para que recursos de AR estejam presentes no dia a dia do varejo. Em junho do ano passado, o Walmart incluiu dois recursos de Realidade Aumentada em seu app para facilitar as compras dos clientes. Com eles, os consumidores podem apontar a câmera do celular para as prateleiras e receber indicações de ofertas e promoções com base em seus hábitos de compra.

 

A Amazon também vem experimentando a tecnologia. No Amazon Salon, aberto em 2021 em Londres, as clientes podiam utilizar Realidade Aumentada para entender como seu cabelo ficaria com determinada coloração ou corte.

 

De acordo com a consultoria Accenture, o caminho natural de evolução da Realidade Aumentada no varejo é fazer com que ela deixe de ser aplicada somente em casos específicos, para ganhar escala e começar a ser encarada com uma visão de retorno sobre o investimento e aumento de produtividade na operação do dia a dia.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Etiquetas eletrônicas podem ampliar margem dos produtos no varejo

Com a transformação das etiquetas eletrônicas, o varejista elimina em 100% a divergência de pr...

Veja mais
Vale a pena apostar na voice commerce, nova tendência do varejo?

Num ambiente cada vez mais digital, as compras por voz podem ser tornar uma realidade em breve     Muitas e...

Veja mais
Clientes no poder: como melhorar a experiência de compras online

Impulsionado pelo 1º semestre, o e-commerce cresceu 2% no ano passado, uma alta de 6% em comparação a...

Veja mais
Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações ...

Veja mais
Empresa de serviços financeiros movimenta R$ 5 bilhões

DM completou duas décadas, expandiu seus negócios e viu sua base de clientes crescer e teve resultado hist...

Veja mais
Aumento dos lucros é consequência natural de quem adota IA

Estudo mostra que 51% das empresas que usam a tecnologia registraram elevação no faturamento   &nbs...

Veja mais
E-commerce cresceu 2,2% no Brasil em 2022

O resultado reflete um ano de altos e baixos, já que o primeiro semestre apresentou crescimento de 6%, enquanto n...

Veja mais
Consumidores continuam preferindo fazer compras de supermercados nas lojas

Possibilidade de escolher hortifrutis de acordo com sua preferência são o principal fator que leva os clien...

Veja mais
7 dicas para melhorar a conversão do e-commerce

Na era do consumo digital, algumas estratégias são fundamentais para alavancar as vendas online   &...

Veja mais