Inteligência Artificial e lojas sem checkout vão avançar nos supermercados em 2023

Leia em 2min

Tecnologias que melhorem a gestão e deem mais eficiência e produtividade às operações do varejo continuam ganhando força nas lojas físicas

 

Por Renato Muller

 

A Inteligência Artificial (IA) deverá desempenhar um papel mais relevante no varejo em 2023, melhorando processos para aumentar a conveniência dos clientes, dar mais velocidade à jornada de compra e oferecer recomendações personalizadas. De mecanismos de busca ao reconhecimento por imagem, passando pela otimização do layout dos supermercados e a definição do sortimento, a IA vem ganhando força no varejo.

 

“É uma tecnologia que ampliará sua atuação e se tornará ainda mais importante para os negócios neste ano”, acredita Krishna Motukuri, CEO da Zippin, empresa especializada em soluções de checkout invisível. Para o executivo, as lojas físicas têm muito a ganhar com a incorporação de IA no dia a dia, uma vez que a maioria absoluta das compras continua ocorrendo no ponto de venda.

 

Nos Estados Unidos, as vendas em lojas físicas corresponderam a 87% de todo o faturamento do varejo e, com o aumento de modelos de negócios híbridos, como o “clique e retire” e o ship from store, as lojas continuam sendo o epicentro do varejo. “É até natural que as inovações que apareceram durante a pandemia no varejo online migrem para as lojas físicas, pois é onde podem ter mais impacto nos negócios”, analisa Motukuri. “A adoção de IA pode ser um fator chave de diferenciação, aumentando a automação dos negócios e melhorando o atendimento aos clientes”, afirma.

 

Para o executivo, uma área em que a IA pode ter um grande impacto é na “computação ambiente” – o uso de tecnologia no dia a dia de uma forma invisível, mas muito útil. Um bom exemplo disso são os modelos de negócios livres de checkouts, como as lojas Amazon Go. Segundo um estudo da RBR Research, existem lojas checkout free em pelo menos 20 países, sendo que China, EUA e Europa Ocidental são as regiões em que a tecnologia vem ganhando mais tração. “A computação ambiente está pronta para se tornar cada vez mais forte no varejo, passando a ser invisível em aplicações no setor para entregar muito mais eficiência e produtividade”, completa.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Empresa de serviços financeiros movimenta R$ 5 bilhões

DM completou duas décadas, expandiu seus negócios e viu sua base de clientes crescer e teve resultado hist...

Veja mais
Aumento dos lucros é consequência natural de quem adota IA

Estudo mostra que 51% das empresas que usam a tecnologia registraram elevação no faturamento   &nbs...

Veja mais
E-commerce cresceu 2,2% no Brasil em 2022

O resultado reflete um ano de altos e baixos, já que o primeiro semestre apresentou crescimento de 6%, enquanto n...

Veja mais
Consumidores continuam preferindo fazer compras de supermercados nas lojas

Possibilidade de escolher hortifrutis de acordo com sua preferência são o principal fator que leva os clien...

Veja mais
7 dicas para melhorar a conversão do e-commerce

Na era do consumo digital, algumas estratégias são fundamentais para alavancar as vendas online   &...

Veja mais
A empresa de TI por trás do primeiro mercado autônomo da América Latina

A empresa portuguesa Sensei estabeleceu um marco no varejo brasileiro a partir da parceria com o Grupo Muffato   ...

Veja mais
6 tendências do e-commerce para 2023

Varejistas precisarão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativ...

Veja mais
Grupo Imec lança aplicativos para Supermercados

App da Desco Super&atacado e Imec Supermercados oferecem vantagens e benefícios especiais para os clientes e ...

Veja mais
Inteligência Artificial em supermercados

Conheça os benefícios que esse recurso pode trazer para o dia a dia da operação na precifica...

Veja mais