A empresa de TI por trás do primeiro mercado autônomo da América Latina

Leia em 2min 20s

A empresa portuguesa Sensei estabeleceu um marco no varejo brasileiro a partir da parceria com o Grupo Muffato

 

 

O primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil – e da América Latina – está em Curitiba, Paraná. Nele, o cliente realiza autenticação no aplicativo oficial antes de entrar na loja, faz as compras registrando os produtos que escolheu e, em seguida, a conta é debitada no cartão de crédito. Para que todo esse avanço tecnológico opere plenamente, existe um ecossistemas de inovação, com a OasisLab, responsável por conectar o Grupo Muffato, dono desse primeiro supermercado autônomo do país, com a Sensei, startup de Portugal.

 

“Diariamente, estamos atentos ao que acontece de novo no Brasil e no mundo, inclusive por meio de nossos representantes na Europa e Estados Unidos, e prospectamos startups, realizamos parcerias e procuramos nos atualizar para que possamos trazer o melhor para o mercado brasileiro”, afirma Hélio Biagi, sócio da OasisLab.

 

Atuação internacional

 

A conexão com a portuguesa Sensei foi proporcionada pela Beautiful Brain Retail (BBR), ainda em 2019, através de seu fundador, Igor Paparoto, cuja atuação está ligada ao desenvolvimento de negócios/mercados para startups entre o Brasil e Europa. “Identificamos a solução de lojas autônomas da Sensei como uma grande oportunidade para o varejo brasileiro, pelo seu custo mais acessível e pela possibilidade de coleta de dados para gerar inteligência para o negócio”, explica o executivo.

 

Também faz parte dessa iniciativa a RenovRetail, de tecnologia da informação com soluções voltadas ao varejo e responsável por dar todo o suporte técnico necessário para a implementação da solução no Brasil. Ela desenvolveu as integrações definindo o sortimento, formação de preços, promoções e o APP de pagamento praticados na loja autônoma. Segundo Álvaro Farana, diretor-geral da empresa, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. “Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina”.

 

Esse consórcio formado pelas empresas OasisLab/ Beautiful Brain Retail /RenovRetail irá representar e comercializar essa solução Sensei para toda a América Latina, assim como fez com o grupo Muffato.

 

 Na avaliação de Hélio Biagi, o conceito de supermercados autônomos em breve deixará de ser tendência para se consolidar como realidade. “Acreditamos que esse conceito deverá crescer no mercado nacional, principalmente em alguns locais propícios a instalações de redes de conveniência, e o varejo, o físico e o digital estarão cada vez mais próximos, se complementando e proporcionando ao consumidor uma experiência híbrida e de maior eficiência”, aponta.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

6 tendências do e-commerce para 2023

Varejistas precisarão apostar em hábitos que se consolidaram durante a pandemia para atender as expectativ...

Veja mais
Grupo Imec lança aplicativos para Supermercados

App da Desco Super&atacado e Imec Supermercados oferecem vantagens e benefícios especiais para os clientes e ...

Veja mais
Inteligência Artificial em supermercados

Conheça os benefícios que esse recurso pode trazer para o dia a dia da operação na precifica...

Veja mais
Quais são os desafios do e-commerce para 2023?

Agilidade nos processos e na entrega aos clientes é um dos problemas a serem solucionados     O e-co...

Veja mais
4 estratégias para reter o cliente no e-commerce e varejo

Exercite algumas dicas básicas para o sucesso, como manter bom relacionamento nas redes sociais, benefício...

Veja mais
Como manter as vendas do e-commerce em alta mesmo após a volta do varejo presencial?

Conheça as dicas para manter os canais digitais como uma oportunidade para os clientes consumirem ainda mais &nb...

Veja mais
Como a digitalização beneficia seu negócio

Confira os 10 motivos para digitalizar a sua empresa de forma eficiente para aumentar a produtividade   &nbs...

Veja mais
81% das empresas fazem vendas por WhatsApp

Aproveitando a oportunidade, startup comercializam recursos exclusivos em plataformas para ajudar empreendedores a vende...

Veja mais
Tecnologia no varejo: as principais tendências em 2023

Execução 4.0, uso de dados, automação e robótica são apenas algumas das tecnol...

Veja mais