Varejista americana reforça uso de IA para melhorar experiência

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Com automação e Inteligência Artificial, Albertsons diminui falhas, melhora gestão do negócio e mostra caminho para evolução do varejo

 

*Renato Müller

 

A Albertsons, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, com faturamento anual de US$ 70 bilhões, é também uma das líderes no uso de tecnologia no varejo mundial. Com investimentos intensivos em automação e Inteligência Artificial, a empresa tem conseguido acelerar a implementação de novas tecnologias, diminuir o atrito nos processos de compra e entregar melhores experiências aos clientes.

 

Para isso, a empresa tem focado em ações que possam trazer resultados imediatos na experiência do consumidor. “As pessoas gostam de aspectos diferentes da ida ao supermercado, mas sempre o momento menos preferido é o do checkout. Por isso, temos trabalhado para reduzir o tempo no caixa e acelerar o processo de pagamento”, afirma Mike Friedel, diretor de Retail Customer Solutions da Albertsons.

 

Para saber exatamente o que implementar nas lojas, é preciso fazer testes. E o uso de Inteligência Artificial tem acelerado as experimentações de soluções, permitindo que os desenvolvedores foquem em mais inovações e usando a IA para identificar o que deverá funcionar melhor na ponta. Alguns exemplos são a redução do tempo de identificação de problemas em suas operações, a aceleração da atualização do software de PDV em suas 2.300 lojas de 24 bandeiras para permitir o uso de meios de pagamento sem contato e a automação dos testes de pagamentos de combustível com cartões com chip (que ainda não são o padrão de mercado nos EUA).

 

“Temos uma espécie de mini data center de 4.000 metros quadrados em que criamos 56 ambientes de loja diferentes. Conectando esses ambientes à nuvem corporativa, conseguimos fazer inúmeros testes de sistemas em ambientes próximos do real, incluindo o uso de robôs. Dessa forma, conseguimos validar o uso das tecnologias antes de colocá-las nos PDVs, o que acelera nosso ciclo de inovação e entrega melhores experiências aos clientes”, completa Friedel.

 

Redação SuperHiper


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