Pelo bem do meio ambiente, supermercado adota nova solução de ecoponto

Leia em 1min 40s

Bandeira da Companhia Sulamericana de Distribuição implementou coleta de esponja sintética

 

Os Supermercados Cidade Canção iniciaram em julho uma campanha para arrecadar esponjas usadas de cozinha. O produto que leva cem anos para se decompor não deve ser descartado no lixo comum.

Através do seu Instituto e a política de logística reversa , os 37 ecopontos instalados nas lojas, recebem o produto e dão a destinação correta. Além das esponjas sintéticas, podem ser descartados nos ecopontos óleo usado e lâmpadas.

 

No caso da esponja doméstica, a mesma é reciclada por um processo de reciclagem e transformada em matéria-prima para a fabricação de bancos, lixeiras, entre outros produtos, contribuindo com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e diminuindo o uso dos recursos naturais.

 

Todo o valor arrecadado com a coleta das esponjas é revertido para entidades beneficentes. Além das esponjas, há ecopontos para coleta de óleo de cozinha usado, garantindo a correta destinação final. Descartar o óleo usado é simples: basta separá-lo em uma garrafa PET e depositá-lo no ecoponto. O óleo coletado passa por um processo de reciclagem e é transformado em biodiesel, uma fonte de energia renovável.

 

Neste caso, o benefício vai além da causa ambiental: o valor proveniente da venda do óleo de cozinha para reciclagem é doado e beneficia diversas instituições sociais. Desde o início do projeto, em 2007, foram destinados corretamente 257 mil litros de óleo de cozinha, preservando mais de 257 bilhões de litros de água.

 

As lojas também contam com ecopontos do Programa de Logística Reversa de Lâmpadas, iniciado em 2018. No total, 133.957 unidades de lâmpadas receberam a destinação final adequada.

 

Além dos Supermercados Cidade Canção, que pertencem à Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), todas as lojas das outras bandeiras da companhia contam com ecopontos: Amigão Supermercados (17 lojas no estado de São Paulo), São Francisco Supermercados (2 lojas no estado de Mato Grosso do Sul) e Stock Atacadista (4 lojas no Paraná e São Paulo).


Redação SuperHiper 


Veja também

BRF e AES investem R$ 825 milhões em fonte limpa de energia

Joint-venture que une as duas empresas, reforça compromissos de sustentabilidade da BRF para os próximos 2...

Veja mais
PepsiCo anuncia rígido plano de gestão hídrica

Meta global ambiciosa visa fornecer água potável à cem milhões de pessoas até 2030 en...

Veja mais
Ambev recorre à startup para aumentar produção sustentável

Empresa argentina foi selecionada pela companhia para desenvolver projetos de embalagens que reduzem em 50% as emiss&oti...

Veja mais
Com medidas simples, Bimbo gera impacto ambiental expressivo

Como consequência de iniciativas de alto impacto para o meio ambiente, companhia obterá economia milion&aac...

Veja mais
A próxima fronteira do plant based é o mar

Categoria já aporta recursos de 70 milhões de dólares na Europa e nos Estados Unidos “Is...

Veja mais
Iogurteria Nestlé terá garrafas de iogurtes feitas de plástico reciclado pós-consumo

Até setembro, todos os pontos de vendas no País já terão as novas garrafas de iogurtes Nestl...

Veja mais
KPMG revela as metas globais de ESG em consumo e varejo

Estudo foi realizado com 500 CEOs e traz as prioridades das empresas nos campos da sustentabilidade Pesquisa da KPM...

Veja mais
Atacadão renova equipamentos e bate meta de eficiência energética

Carregadores inteligentes de baterias para empilhadeiras geram economia de 25% nos gastos com energia elétrica&nb...

Veja mais
Heineken adquire caminhões elétricos

Com zero emissão de CO2, a nova frota busca atingir o compromisso da companhia de até 2040 reduzir o impac...

Veja mais