Supermercados cheios de lojas lembram shoppings

Leia em 1min 40s

O consumidor vai para o supermercado, mas, chegando lá, aproveita e deixa a roupa no conserto ou numa lavanderia, enquanto faz as compras. Depois, aproveita para pagar contas numa lotérica, tira a cópia de um documento e ainda faz um lanche. É cada vez mais comum ver as grandes redes transformadas em minishoppings. Nos últimos anos, por exemplo, duas unidades inauguradas pelo Guanabara — na Barra da Tijuca e em São Gonçalo — incorporaram esse conceito, com várias lojas em seu entorno.

— São atividades que agilizam a vida do cliente. Para o lojista, tem a vantagem de sua marca ser de interesse para o consumidor do supermercado, que, enquanto faz as compras, deixa sua roupa para lavar numa lavanderia — explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising no Rio (ABF-RJ), Beto Filho.

Frequentador do hipermercado Extra, na Tijuca, o empresário Ronaldo Youle, de 43 anos, é um exemplo típico:

— Aproveito para fazer compras e almoçar. É mais cômodo e não é tão cheio quanto nos shoppings.

Como galerias


Das quase 500 lojas que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem no país, cerca de 300 são como galerias, contabiliza Isadora Sbrissa, gerente Geral de Galerias Comerciais da GPA Malls&Properties. Seguindo a tendência, a empresa foi além e inaugurou, em junho, na Barra da Tijuca, o Conviva Américas, que mistura compras, serviços e alimentação.

Professor de Merchandising e Promoção da ESPM, Eduardo França explica que essa transformação tem muito a ver com a dificuldade de mobilidade nos grandes centros urbanos e a falta de tempo dos consumidores:

— As pessoas têm cada vez menos tempo, e a mobilidade não é fácil. Em vez de estacionar e comprar em diversos lugares, as lojas estão concentradas dentro desses polos, que viram uma grande oportunidade de negócio.

Franquias são muito comuns nesses espaços. Um atrativo para os empresários, segundo Beto Filho, é o preço do aluguel, de 35% a 45% mais em conta no supermercado, em relação ao shopping.


Veículo: Portal Globo


Veja também

Acionistas do Carrefour anunciam divisão de holding

O magnata francês do ramo de artigos de luxo Bernard Arnault e a firma de private equity norte-americana Colony Ca...

Veja mais
Estão abertas as inscrições para a Academia ABRAS - APAS - McKinsey de Varejo

O treinamento é direcionado ao setor supermercadista e as vagas são limitadas   Os colaboradores d...

Veja mais
Supermercados lideram as compras por acesso

É nos supermercados que a maioria dos consumidores acaba comprando além do planejado. Pesquisa mostra que ...

Veja mais
Assaí Atacadista lança campanha "Suas Compras Valem Um Carrão"

A cada 50 reais em compras os clientes recebem um número a ser cadastrado no site da rede para concorrer ao sorte...

Veja mais
Lopes Supermercados completa 39 anos

Em agosto, a rede Lopes Supermercados faz aniversário e prepara muitas surpresas para seus clientes. Dessa vez, o...

Veja mais
Super Nosso lança vendas pela web

Há 15 dias no ar, site já recebe cerca de 20 pedidos por dia; meta é atingir 1.800 encomendas mensa...

Veja mais
Via Varejo ainda busca 'janela' para oferta de ações

Os acionistas da Via Varejo não desistiram da oferta pública de ações da empresa, controlada...

Veja mais
Supermercados conquistam franquias

O empreendedor decide abrir uma franquia. Faz uma pesquisa de mercado, estuda bem o setor em que irá atuar, sonda...

Veja mais
Supermercadistas estão otimistas em Minas Gerais

Amis mantém projeções de crescimento neste ano, com possibilidade, inclusive, de bater metas de exp...

Veja mais