Carrefour valoriza produtores regionais e investe em estações com carregadores elétricos

Leia em 4min 30s

O Carrefour anunciou o fechamento de parcerias com as startups Local.e e Muda Meu Mundo para aproximar a rede de pequenos produtores regionais. A ideia é ampliar a oferta de mercadorias destes fornecedores nas lojas do Carrefour no Brasil, facilitando o acesso dos consumidores a alimentos frescos e saudáveis. O plano inclui adaptar processos internos para facilitar a entrada dos produtos de pequenos e médios produtores nas lojas.

 

Para atrair esse perfil de fornecedor, o Carrefour passou a oferecer prazo de pagamento diferenciado, facilidade no cadastro, isenção de taxas logísticas e simplificação do contrato. A rede também conta com uma incubadora de pequenos produtores. Como resultado desse conjunto de ações, hoje o Carrefour conta com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em suas lojas.

 

Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour, diz que o grupo tem tradição em apoiar produtores locais. “Entendemos que valorizar a produção dessas pessoas fortalece a economia e as famílias das diferentes regiões do país. Por isso, nos últimos anos ampliamos a participação desses produtos em nossos negócios, em um processo que se baseou também no uso da tecnologia. (…) Com isso, diversificamos ainda mais a variedade de produtos oferecidos aos nossos clientes e posicionamos o Carrefour como o maior ecossistema do varejo alimentar do Brasil a valorizar as regionalidades do país”, completa.

 

Os produtos comercializados por essa última startup contam ainda com um QR Code onde o consumidor pode obter todas as informações sobre o produtor, método de produção e imagens, criando um vínculo entre as duas pontas dessa cadeia de consumo – o produtor e o consumidor final. Ambas as empresas possuem uma plataforma online para a aproximação de varejistas com pequenos produtores, funcionando como uma grande vitrine de produtos.

 

Na parceria com o Carrefour, a startup Local.e vai trabalhar com foco em marcas locais de produtos alimentares industrializados. Por sua vez, a Muda Meu Mundo priorizará pequenos agricultores, que comercializam principalmente frutas, legumes e vegetais.

 

“Estamos animados com essa parceria, pois não é sempre que temos um varejista disposto a realmente rever os seus processos internos olhando para a realidade das marcas locais. Hoje nossa plataforma conta com mais de 7.500 produtos e 3.000 marcas locais. Com a nova parceria, podemos ampliar ainda mais as possibilidades de negócio dessas marcas locais”, diz Leila Okumura, co-fundadora da Local.e.

 

“Estamos falando de uma visão disruptiva de supply chain, utilizando uma tecnologia que engaja pequenos produtores para comercializar diretamente com o varejo ao mesmo tempo em que consegue gerar benefícios de impacto positivo social e ambiental, encurtando a cadeia de alimentação e exercitando na prática os melhores conceitos de governança ambiental, social e corporativa e inovação”, comenta Priscilla Veras, fundadora e CEO da Muda Meu Mundo.

 

Em suas lojas, o Carrefour promove a venda de produtos regionais em espaços de exposição com apresentação diferenciada, denominados “Da Nossa Terra”. Criado pontualmente em 2015, o projeto tornou-se uma ação contínua, destacando os produtos regionais na rede, com apoio de materiais visuais que buscam valorizar a história desses itens e mercadorias.

 

Carregadores elétricos

 

De olho no cumprimento dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Carrefour instalou estações com carregadores elétricos em cinco de suas lojas na capital paulista: Jardim Pamplona Shopping, Tatuapé, Brooklin, Butantã Shopping e Villa Lobos.

 

A instalação ficou a cargo da unidade imobiliária do grupo, denominada Carrefour Property. Além de refletir a preocupação com o meio ambiente, a ideia foi modernizar os espaços e atender as necessidades dos clientes.

 

“Estamos aliando a tecnologia, sustentabilidade e conectividade para os nossos espaços, movimento esse cada vez mais constante dentro do Carrefour Property. Nossa parceria com a Tupinambá busca exatamente atender as demandas dos nossos clientes e acompanhar essa tendência que está cada vez mais disseminada no mundo”, sintetiza Patricia Lima, gerente comercial do Carrefour Property.

 

Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, diz que, embora a demanda por carros elétricos ainda seja tímida no país, a adoção desse tipo mais sustentável de transporte deve crescer rapidamente.

 

“Para nós, estimular esforços de energia limpa com nossos clientes e parceiros está alinhado às nossas práticas de proporcionar soluções sustentáveis em todo nosso ecossistema e é um alinhamento de todo Grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.”

Em 2020 as vendas de carros elétricos e híbridos atingiram 1% do total no Brasil. Em abril de 2021 este número dobrou.

 

300 mil m² de ABL

 

O portfólio imobiliário do Carrefour Brasil conta com 310 imóveis próprios, que somam mais de 14 milhões de m². Os centros comerciais gerenciados pelo Carrefour Property contam com mais de 2.100 lojistas locados em 300 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Ao todo são 140 galerias em 14 praças, além de três shoppings centers administrados diretamente, incluindo o Butantã e o Jardim Pamplona Shopping em São Paulo, e um em Brasília alugado.

 

Fonte: Mercado e Consumo 


Veja também

Pague Menos fecha parceria para expandir agenda sustentável

Foco da empreitada é reduzir a geração de resíduos sólidos para as 31 lojas da rede ...

Veja mais
Grupo inaugura duas lojas e tem projeto para mais dez em 2022

Lojas de Minas Gerais atendem comerciantes, transformadores e famílias no interior do estado   As inaugura...

Veja mais
Assaí Atacadista chega ao Acre com a 1ª loja em Rio Branco

Atacarejo será inaugurado em breve empregando cerca de 300 colaboradores   Quem passa pela BR-364, na altu...

Veja mais
Supernosso abre loja na Pampulha

Grupo planeja expandir as unidades e entrar em novos estados até 2030   O Grupo Supernosso vai inaugurar a...

Veja mais
Grupo Imec amplia atacarejo em Montenegro

Nova unidade conta com mais de 130 colaboradores no Sul do país   A nova loja do Desco super&atacado d...

Veja mais
Spani Atacadista abre loja de R$ 45 mi

Atacarejo fica às margens da rodovia Régis Bittencourt e deve beneficiar clientes de cidades próxim...

Veja mais
Barbosa Supermercados cresce 10% com vendas pelo e-commerce

Com a mudança de comportamento no setor varejista forçada pela pandemia, o universo digital impulsionou as...

Veja mais
Grupo Enxuto chega a 20ª Enxuto Aqui com primeira loja em Valinhos

O Grupo Enxuto chega a sua 20ª loja da bandeira Enxuto Aqui. A nova unidade abre as portas no Condomínio Vis...

Veja mais
Albertsons lança canal de venda de mídia

Albertsons Media Collective veiculará campanhas de marcas da indústria nas propriedades digitais da vareji...

Veja mais