Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 







Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

18/12/2020 17:37 - SP lança plataforma digital para conectar cerca de 114 mil produtores a compradores

Uma nova plataforma do governo de São Paulo pretende conectar cerca de 114 mil pequenos e médios produtores rurais a compradores do Estado. O anúncio da ferramenta AgroSP foi feito de forma virtual na quinta-feira (17/12) pelo governador João Doria (PSDB) e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

 

Doria chamou a plataforma de "Ceagesp eletrônica" por possibilitar que Supermercados, atacadistas e compradores em geral encontrem ampla variedade de produtos, mas sem precisar se deslocar à companhia de abastecimento.

 

Para que essa capilaridade de comercialização ocorra, o governo afirmou estar trabalhando em conjunto com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Paulista de Supermercados (APAS), além da associação de atacadistas e outros pontos de consumo.

Neste sentido, Junqueira mencionou que a Agro SP deve contar com 1.500 empresas com 4.500 lojas da base da APAS e 1.500 estabelecimentos integrantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASel).

 

"Por geolocalização, o produtor coloca as características dos seus produtos e as informações da venda. Os estabelecimentos têm acesso e acontece o match", disse o secretário ao se referir ao encontro entre produtor e comerciante. O resultado traz informações como lista de produtos, preço e contato dos selecionados.

 

Em relação ao perfil do produtor, fazem parte dos 114 mil estimados pelo governo aqueles que têm Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e produtores de 138 cooperativas paulistas.

 

Inclusão e conectividade

 

Como a plataforma é digital, Junqueira disse que, em paralelo à implantação da plataforma, o produtor poderá contar com cursos de capacitação para aprender a lidar com a ferramenta, incluindo cursos na sede das cooperativas. Mas a pouca familiaridade com a tecnologia não é a única barreira, já que a falta de conectividade ainda é a realidade em algumas regiões.

 

Segundo Doria, há um trabalho de aproximação com todas as empresas de telefonia que operam em São Paulo visando "agilizar procedimentos de acesso à internet". Também está no horizonte do governo estadual a parceria com a Secretaria de Infraestrutura para o mapeamento das torres e aceleração dos procedimentos que ajudem nessa conexão. "Inicialmente, 400 antenas em todo o Estado são necessárias para essa universalização [da conectividade]"

 

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

 

Junqueira chamou essa orquestração de "universalização da conectividade" e revelou tratativas com as empresas que compõem a associação ConectarAgro. "Em conversa com as empresas do ConectarAgro, estamos finalizando um estudo de quantas antenas são necessárias para contemplar todo o território. Inicialmente, 400 antenas em todo o Estado são necessárias para essa universalização", afirmou.

 

Ainda assim, para os produtores que não têm acesso à internet, o secretário de Agricultura sugeriu que se dirijam ao centro da cidade, pois "praticamente todas elas têm internet", complementando que, e ao colocar as informações da produção no sistema, já é possível que haja a comercialização.

 

Mas os produtores precisam estar atentos à capacidade da emissão de nota fiscal, requisito geralmente exigido pelos Supermercados. Como esta é uma das características que vai depender de cada produtor, bem como a adoção à ferramenta e a familiaridade com a tecnologia, o governo ainda não tem uma expectativa no volume de vendas.

 

"Não há expectativa de comercialização, mas a iniciativa vai além de volume. É um novo canal de atendimento para o produtor, que leva oportunidade de mercado e conhecimento", conclui Junqueira, ao dizer que a ferramenta também se adequa aos jovens do campo e à sucessão familiar.

 

Fonte: Revista Globo Rural

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

23/12/2020 23:10 - ABRAS pede ao governo federal prioridade de vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores essenciais
23/12/2020 19:06 - ABRAS e GfK iniciam pesquisa inédita com as redes supermercadistas
23/12/2020 13:18 - Vendas do autosserviço nacional acumulam alta de 5,94%
23/12/2020 11:29 - Frutas, legumes e verduras terão 4,32% de impostos na composição de seus preços a partir de janeiro
18/12/2020 18:06 - Vendas dos supermercados em Minas Gerais aumentam 10,78%
16/12/2020 19:38 - ABRAS celebra posse da nova diretoria em evento na capital federal
30/11/2020 17:11 - João Galassi é eleito presidente da Associação Brasileira de Supermercados
18/11/2020 14:58 - Presidente da ABRAS participa da abertura da Mercosuper Digital
18/11/2020 13:13 - Consumidor do Futuro será mais conectado, exigente e seletivo
16/11/2020 20:00 - Festval, Condor, Muffato e CSD discutem o futuro do supermercado na Mercosuper Digital
12/11/2020 18:51 - ABRAS comemora Dia do Supermercado em evento virtual com o ministro Paulo Guedes
11/11/2020 16:19 - ABRAS promove live do Dia Nacional do Supermercado nesta quinta-feira
11/11/2020 11:15 - Muito além de uma pauta sobre comunicação
10/11/2020 17:40 - A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela ABRAS e Unilever
09/11/2020 12:16 - Unilever e Abras promovem painel Mulheres que Inspiram nesta terça-feira

Veja mais >>>