ABRAS comemora Dia do Supermercado em evento virtual com o ministro Paulo Guedes

Leia em 3min 20s


 

 

 

 

 

 

O Dia Nacional do Supermercado foi comemorado pela ABRAS em evento virtual na manhã desta quinta-feira (12), que contou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para falar sobre o cenário econômico do Brasil. Na ocasião ele também foi homenageado com o título de Supermercadista Honorário pela atuação em prol do setor.


 O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, abriu o evento saudando o ministro pela participação e pelas medidas de enfrentamento da pandemia, em especial o auxílio emergencial, citado pelo presidente como um “case internacional de transferência de renda”. Sanzovo também destacou a essencialidade do setor.

 

“Hoje é especial, estamos comemorando o Dia Nacional do Supermercado. 70% do setor são de empresas familiares, que começaram com pequenas lojinhas e foram evoluindo. Os supermercados brasileiros não deixam nada a desejar para nenhum supermercado do mundo. Nessa pandemia tivemos a nossa classificação de atividade essencial testada e ficou comprovado que realmente somos essenciais. Tivemos que criar protocolos de segurança sanitária para os nossos colaboradores e clientes, adaptar nossas realidades aos decretos de prefeitos e governadores, trocamos o pneu com o carro andando”, declarou Sanzovo.

 

Em sua fala Guedes disse que o auxílio emergencial foi fundamental para a reação da economia, e não descartou prorrogá-lo, caso haja uma segunda onda do novo coronavírus no Brasil, e ressaltou a importância do setor supermercadista na pandemia. “O país passou por uma ameaça de ‘caos social’, que foi evitada porque não houve desabastecimento de produtos nos supermercados. O Brasil resistiu porque o campo seguiu produzindo e os supermercados mantiveram a população abastecida nesse período. A rede de supermercadistas manteve a economia em funcionamento. Vocês mostraram que Brasil está preparado para esse desafio da alimentação e da distribuição.”

 

Na oportunidade o ministro defendeu sua proposta de reduzir a carga de impostos indiretos, se referindo à desoneração da folha de pagamentos, com o objetivo de trocar por impostos sobre transações, inclusive as digitais. Guedes disse ainda que a prioridade da geração de empregos formais tem como objetivo combater a informalidade que trava o índice de crescimento da produtividade no Brasil. Defendeu ainda renovar o marco regulatório, um novo regime fiscal, menos complexo e mais favorável à livre iniciativa

 

Para 2021 o ministro projeta um cenário otimista para o Brasil, com uma taxa de crescimento de até 4%. “Os sinais vitais da economia estão mantidos, existe demanda alta por energia e combustíveis, a arrecadação cresce impulsionada por negócios e serviços e a recriação de empregos formais está vindo de 100 mil em julho para 300 mil em setembro”, destacou.

 

Pleitos do setor

 

Durante o evento virtual o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, aproveitou para falar ao ministro Paulo Guedes sobre os pleitos da ABRAS para os próximos meses, dentre eles a venda de medicamentos sem prescrição (Mips) nos supermercados, pagamentos dos vouchers alimentação pelo Pix, novo sistema de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central, e  atenção ao aumento da inflação e alta nos preços dos alimentos.

  

Supermercadista Honorário

 

Na live o presidente João Sanzovo fez a entrega simbólica do título de Supermercadista Honorário ao ministro Paulo Guedes, pelo reconhecimento de suas atuações em prol do setor supermercadista. O troféu foi recebido ao vivo pelo ministro em seu gabinete em Brasília (DF).

 

“Eu tenho muito orgulho de receber essa homenagem. É uma lembrança que eu vou guardar da nossa estreita colaboração na mais aguda crise que o Brasil enfrentou. No momento que o país precisou de nós, demos o nosso melhor. Vou me lembrar sempre da Associação Brasileira de Supermercados, e vou guardar isso como um símbolo da nossa cooperação”, ressaltou Paulo Guedes quando recebeu o troféu que simboliza o título de Supermercadista Honorário.

 

Patrocinadores

 

A comemoração do Dia Nacional do Supermercado da ABRAS contou com grandes patrocinadores, que foram fundamentais para o sucesso do evento!

Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, Unilever

Prata: Alelo

Expositores: Cielo, DMCard, Kantar, Grupo Luminae, Nielsen, RP Info e Top Sistemas

 

Veja aqui o evento na íntegra.



Comunicação ABRAS


 


Veja também

ABRAS promove live do Dia Nacional do Supermercado nesta quinta-feira

Clique aqui para acessar o link. ...

Veja mais
Muito além de uma pauta sobre comunicação

   Uma reunião leve, porém com muitas abordagens diferentes, talvez essa seja a melhor form...

Veja mais
A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela ABRAS e Unilever

       O painel "Mulheres que inspiram" promovido nesta terça-feira (10) pela Abras...

Veja mais
Unilever e Abras promovem painel Mulheres que Inspiram nesta terça-feira

Clique aqui e participe!  ...

Veja mais
Painel traz a relevância da diversidade e inclusão nas empresas

A importância da diversidade e da inclusão social nas empresas foi debatida em painel com a atriz Camila Pi...

Veja mais
Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerram a programação da Convenção ABRAS

   Os escritores e filósofos Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerraram a programa&ccedi...

Veja mais
Painéis abordam sucessão no varejo, terceira idade, tecnologia e resoluções de conflitos

Os painéis simultâneos do último dia da Convenção ABRAS, realizados na quarta-feira (2...

Veja mais
Convenção ABRAS: Diferencial no atendimento para encantar clientes

  A busca por novas soluções para encantar os clientes foi pauta de painel na manhã desta quar...

Veja mais
Painéis da Convenção ABRAS destacam a relevância da experiência e da estrutura das lojas

   Experiência de compra, treinamento de colaboradores, mix ideal e precificação foram alg...

Veja mais