ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil

Leia em 2min 40s

Ação visa fortalecer o setor supermercadista oferecendo um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do setor de varejo alimentar

Por Edevaldo Figueiredo

A parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a boutique de estruturação de crédito Ártico Capital resultou na criação do Portal Varejo Brasil, um sistema moderno que organiza o ciclo financeiro do setor varejista supermercadista, oferecendo soluções financeiras inteligentes, flexíveis e seguras para o setor. A iniciativa é pensada para atender às especificidades e desafios do mercado brasileiro, especialmente dos pequenos e médios supermercados, que frequentemente enfrentam margens apertadas e dificuldades financeiras no dia a dia.

O Portal Varejo Brasil atua como uma ponte entre varejistas e fornecedores, proporcionando um cenário em que o varejo, que está tradicionalmente pagando a prazo aos seus fornecedores, possa pagar à vista, promovendo um fluxo financeiro mais saudável para ambas as partes. Através dessa solução, os varejistas ganham a possibilidade de negociar melhores condições, enquanto os fornecedores recebem de forma mais rápida, eliminando a necessidade de recorrer a antecipações bancárias caras e de alta taxa de juros.

Para a ABRAS, o projeto representa um avanço significativo na organização financeira do setor supermercadista, uma vez que o mercado brasileiro é marcado por fortes pressões para redução de preços e margens muito apertadas. A iniciativa foi construída em conjunto com o comitê financeiro da ABRAS e tem como base as dores identificadas diretamente pelos associados e fornecedores, buscando responder com uma estrutura de crédito que atenda às demandas reais do setor.

Além da funcionalidade principal do portal, o projeto prevê quatro linhas de produtos para diferentes perfis do varejo, incluindo soluções para redes maiores que já possuem estruturas financeiras próprias, linhas de crédito para expansão de lojas, crédito consignado para colaboradores, e o portal fornecedor que busca democratizar o acesso a melhores condições financeiras no mercado. Essas soluções somam-se para formar um ecossistema financeiro completo que visa o sustentável crescimento do setor supermercadista.

A Ártico Capital traz sua expertise em estruturação de direitos creditórios e produtos financeiros para criar uma plataforma robusta e eficiente, que permite o cadastro de fornecedores para antecipação de boletos com taxas reduzidas, beneficiando o varejo com prazos de pagamento alongados e reduzindo a dependência das altas taxas cobradas por bancos e adquirentes. Esse modelo de centralização e volume é o que possibilita a redução dos spreads financeiros.

Outro aspecto relevante do projeto é a preocupação com o crédito consignado para trabalhadores, que tradicionalmente apresenta taxas elevadas e riscos de endividamento dos funcionários. O portal também oferece um programa de educação financeira para os colaboradores, auxiliando-os a evitar taxas abusivas e a planejar seu futuro financeiro, fortalecendo, assim, o ambiente comercial e social do setor.

A parceria ABRAS e Ártico Capital, com o lançamento do Portal Varejo Brasil, representa um marco de inovação e colaboração no varejo brasileiro, trazendo soluções financeiras adequadas e qualificadas para um segmento que movimenta bilhões e que necessita de maior organização e previsibilidade para crescer de forma sustentável no cenário econômico atual.

Este conjunto de iniciativas revela a visão estratégica do setor supermercadista para enfrentar desafios antigos, como margem reduzida, inadimplência e falta de acesso facilitado a crédito, promovendo um ambiente mais disciplinado e competitivo para todos os envolvidos na cadeia do varejo alimentar.

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

O protagonismo feminino no varejo alimentar ganhou lugar de destaque na programação da ABRAS´25...

Veja mais
Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

A ABRAS´25 food retail future ganhou novos contornos na noite desta segunda-feira (22) com a realiza&cce...

Veja mais
Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

Por Renato Müller A Inteligência Artificial não é o futuro do varejo. Para Ari Kertesz, l...

Veja mais
Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço

Por Giseli Cabrini Ainda que o preço se mantenha relevante para grande parte dos consumidores, ainda mais no Bra...

Veja mais
O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life

Por Raquel Santos O consumidor brasileiro enfrenta um dos momentos mais desafiadores da última década. Ap...

Veja mais
Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar

Por Edevaldo Figueiredo O mercado pet brasileiro desponta como uma das maiores oportunidades para o varejo al...

Veja mais
Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente

Por Renato Müller Poucas empresas no mundo podem exibir uma sequência ininterrupta de crescimento de vendas ...

Veja mais
ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos

Por Giseli Cabrini A ABRAS´25 food retail future começa nesta segunda-feira (22) sua programaç&atil...

Veja mais
Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS´25 food retail future

A Mantiqueira Brasil participa, pelo quarto ano consecutivo, da ABRAS’25 food retail future, promovida p...

Veja mais