Iniciativa faz parte de um projeto que pretende integrar as prioridades da Estratégia Global para a Segurança dos Alimentos da OMS ao contexto nacional.
Um projeto conjunto quer fortalecer a atuação das autoridades sanitárias e do setor regulado no enfrentamento das doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs). Intitulado “Alinhamento da Estratégia Global de Segurança dos Alimentos da Organização Mundial da Saúde com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil”, o projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Anvisa.
O objetivo central da iniciativa é integrar as prioridades da Estratégia Global para a Segurança dos Alimentos da Organização Mundial da Saúde (EGSA-OMS) ao contexto nacional, fortalecendo a atuação das autoridades sanitárias e do setor regulado. O projeto enfatiza a prevenção das DTHAs por meio da capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Manipulação (BPM), além da elaboração de instrumentos de avaliação e da sistematização de conhecimentos científicos aplicáveis à gestão pública.
Entre as ações previstas, está a pesquisa de mestrado “Letramento Crítico em Segurança dos Alimentos: uma Inovação com Autoridades Sanitárias”, que busca identificar como o letramento crítico pode apoiar atividades de fiscalização, tomada de decisão e comunicação de risco, contribuindo para a construção da Estratégia Nacional para a Segurança dos Alimentos.
Além de contribuir para a capacitação em BPF, BPM e gerenciamento de risco, a pesquisa articula-se ao projeto principal, ao reconhecer que as autoridades sanitárias necessitam não só de conhecimento técnico: é preciso letramento crítico para acessar, compreender, avaliar e aplicar informações de segurança dos alimentos. O estudo deverá subsidiar cursos de capacitação e apoiar a construção de uma estratégia para a segurança dos alimentos no Brasil.
Reforçamos a importância do apoio de todos na ampliação da divulgação deste questionário, de forma a alcançarmos o maior número possível de autoridades sanitárias em todo o território nacional.
Sua participação é fundamental! O questionário está disponível neste link.
Fonte: ANVISA – 25/08/2025