Empresas têm até 30/5 para pleitearem o selo, destinado às que desejam aumentar seu índice de conciliação, reduzir seu passivo trabalhista e receber o reconhecimento do tribunal pelo planejamento e adoção de medidas no desenvolvimento das práticas conciliatórias. Saiba mais.
“Somos Conciliadores”, esse é o nome do novo projeto do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) destinado às empresas que desejam aumentar seu índice de conciliação, reduzir seu passivo trabalhista e receber o reconhecimento do tribunal pelo planejamento e adoção de medidas no desenvolvimento das práticas conciliatórias. Coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-RJ, a iniciativa está com inscrições abertas até 30/5 (link para outro sítio).
Para concorrer ao selo (veja aqui o edital), as empresas devem, dentre outras condições, participar de práticas e audiências de conciliação promovidas pelo TRT-RJ, implementar programas e critérios de conciliação em conformidade com a legislação trabalhista e divulgar a autocomposição por meio de campanhas de comunicação ou promoção de eventos. Com premiação prevista para o início de 2026, será concedido um selo especial às empresas que demonstrarem maior comprometimento com a conciliação, alcançando os melhores resultados nesse quesito. A premiação será um reconhecimento público do esforço em buscar soluções amigáveis e evitar longos litígios.
"A conciliação e a mediação são instrumentos poderosos para a construção de soluções consensuais, que atendem aos interesses de ambas as partes de forma mais célere e satisfatória. Com o 'Somos Conciliadores', queremos fortalecer essa cultura em nosso regional, promovendo um ambiente de maior diálogo e entendimento", destaca a desembargadora Mônica Puglia, coordenadora do Nupemec.
Ainda de acordo com a desembargadora, ao incentivar a conciliação e a mediação, o tribunal busca reduzir o número de processos em tramitação, agilizar a resolução de conflitos e fortalecer a cultura da paz nas relações de trabalho.
O TRT-RJ convida empresas, advogados(as), juízes(as) e servidores(as) a se unirem neste importante projeto. “Juntos, podemos construir uma Justiça do Trabalho mais ágil, eficiente e humanizada", conclui a desembargadora Mônica Puglia.
Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial
Divisão de Comunicação Social
Fonte: TRT da 1ª Região, 07/05/2025