As conquistas e desafios do FLV dentro do e-commerce

Leia em 3min 30s

Durante o evento da PMA Talks Brasil desta semana, sobre o "E-commerce: a vez do FLV" uma questão ficou clara: o ano de 2020 foi favorável para o setor, com os novos hábitos saudáveis adotados pelos consumidores nesta pandemia. Mas mesmo assim ainda há muito a fazer neste setor e 2021 promete.

 

"Entrega rápida e sem fricção ainda é mandatório dentro do e-commerce de FLV, depois do CRM, que também é fundamental para entregar aos clientes novas experiências e maior capacidade de navegação. E mesmo com a volta de muitas pessoas para os seus escritórios, elas já estão influenciadas por esses novos hábitos de compras e devem continuar comprando pela internet, produtos como os de limpeza e secos, inclusive nesta Black Friday, ao mesmo tempo em que devem deixar a loja física para a compra de outros produtos", defende Fabio Mori, head digital full stack, com 15 anos de carreira desenvolvida em empresas de destaque no mercado de varejo e serviços, e sólida experiência em transformação digital e organizacional.

 

Thiago Picolo, CEO do Hortifruti Natural da Terra, também participou do bate-papo e contribuiu com muitos insights. "Difícil dizer o que vai acontecer em 2021 neste setor, mas o que temos visto agora é uma leve queda no percentual de compras online, enquanto as compras offline voltaram a aumentar. O cliente descobriu esse jeito de se relacionar com a gente e o prazer de cozinhar em casa, por exemplo, veio para ficar. Ou seja, no final das contas, o online e o offline são omnichannel. E esse é o cenário ideal para a gente, já que os clientes com este perfil têm nos dado em média um retorno 40% maior do que os clientes que só compram no online, por exemplo", detalha.

 

E é justamente pensando nesse cenário, que Mori acredita que é preciso priorizar sempre a performance dentro das plataformas e isso inclui, no caso dos varejistas, a facilitação do acesso, o checkout, "porque quanto mais você conseguir facilitar a vida desses grandes marketplaces de delivery, melhor, porque você vai estar mais presente nas buscas. Os varejistas que pretendem migrar cada vez mais para o online precisam entender que eles representam um elo dentro da cadeia de consumo", explica.

 

Dentro deste contexto, Mori sugere também que é preciso construir um ecossistema coerente, com processos, para que haja um negócio escalado, que proporcione facilidade para os elos dessa cadeia e todos eles possam funcionar fluidamente. Para isso, é preciso também estar amparado por alguém da área de tecnologia que entenda e valide cada etapa, entrega à entrega, corrigindo quando preciso. "No fundo o varejista sabe o que tem que fazer mas não sabe traduzir isso do físico para o online", defende.

 

3 passos que vem dando certo

 

Alinhado a tudo que foi discutido dentro do debate, Picolo antecipou algumas dicas para o FLV, que a rede implementou e que tem trazido muitos resultados.

A primeira delas é desenvolver um forte trabalho em ruptura, por meio de sistemas ágeis para a troca, que dão autonomia inclusive aos gerentes, se precisarem completar o pedido. Com isso a rede tem mantido os seus 4% de ruptura, o que ele avalia como excelente resultado.

 

O segundo é priorizar a qualidade dos alimentos frescos, usando como filosofia a ideia de que esta seleção deve ser feita pelo funcionário da rede, como se fosse para ele, considerando quantidade, tempo de consumo etc.

A terceira e mais específica são os detalhes e está ligada diretamente à indústria. "O FLV é cheio de particularidades, com diferentes tips e variáveis. E ainda há aquele mito do cliente que prefere comprar pessoalmente para escolhre. Por isso, as escolhas e vendas do nosso hortifruti são quase 100% nossas, mesmo havendo uma integração na entrega dos aplicativos", finaliza.

 

 

Fonte: SuperVarejo

 


Veja também

Grupo Coty anuncia expansão de sua fábrica no Brasil

O Grupo Coty - segundo maior player no mercado brasileiro de desodorantes (volume), com marcas consagradas como Monange,...

Veja mais
Padrão GS1 de identificação de produtos garante a satisfação do consumidor na Black Friday

Motivadas pela Black Friday, empresas de vários segmentos esperam bons resultados em vendas no fim do mês. ...

Veja mais
Varejistas aceleram investimentos em logística e aplicativos

O e-commerce brasileiro teve uma alta de quase 57% nas vendas nos primeiros oito meses do ano — totalizando R$ 42 ...

Veja mais
Super e hipermercados devem somar 14 mil vagas temporárias para o Natal

O tradicional período de contratações no varejo que acontece no final do ano devido ao aumento na d...

Veja mais
Leonardo Miguel Severini toma posse como novo presidente da ABAD

Leonardo Miguel Severini, 44 anos, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distrib...

Veja mais
Serviços de delivery crescem no Brasil e auxiliam recuperação de restaurantes e canais de alimentação

A queda do consumo de alimentos e bebidas fora do lar (OOH) devido à pandemia tem custado às economias glo...

Veja mais
Ovos: mercado continua apresentando equilíbrio entre disponibilidade e demanda

O mercado de ovos continua apresentando bom andamento proporcionado pelo equilíbrio entre a disponibilidade de pr...

Veja mais
Unilever quer faturar US$ 1 bilhão em vendas de proteínas alternativas

A Unilever quer quintuplicar as vendas de carne e laticínios à base de plantas para atender à cresc...

Veja mais
Programas de fidelização estimulam consumo, diz pesquisa

A transformação digital elevou o nível de exigência dos consumidores brasileiros. Mais do que...

Veja mais