K&S Alimentos espera faturar R$ 300 milhões

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O que pode resultar da associação de uma empresa especialista na produção e distribuição de produtos que necessitam de refrigeração, atendendo a cerca de 300 mil pontos de venda em todo o país, e um fabricante de queijos que é um dos líderes do mercado americano, mas a quem falta justamente esta perna da distribuição de frios no Brasil? O resultado é a joint venture, K&S Alimentos, cujas condições de operação foram acertadas entre dois gigantes - a norte-americana Kraft Foods (KFB) e a Sadia, no início da semana, depois de três meses de funcionamento experimental. "O objetivo é chegar a um faturamento de R$ 300 milhões em cinco anos e com marcas líderes no mercado de queijos que hoje é pulverizado por mais de 350 fabricantes no país e movimenta cerca de R$ 8 bilhões ao ano", conta o presidente da nova empresa, a K&S Alimentos S.A, André Vercelli.

 

A joint venture já está operando desde abril na fabricação, comercialização e distribuição de queijos, incluindo os produtos vendidos pela KFB com a marca Philadelphia, assim como os queijos e patês de queijo da Sadia. A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede em Curitiba (PR), com estrutura profissional e de governança corporativa próprios. A Kraft, que tem participação de 51% na joint venture, contribui com instalações fabris e maquinários e a Sadia, com 49% da sociedade, fica responsável pela venda e distribuição dos produtos. No primeiro ano, a empresa quer alcançar a R$ 50 milhões em vendas. Para a formalização do negócio, as duas empresas investiram um total de R$ 30 milhões.

 

Em apenas três meses de funcionamento, a parceria, que se iniciou com a comercialização e distribuição pela Sadia dos produtos Kraft, já aumentou as vendas em 70% do cream cheese Philadelphia e a distribuição do produto subiu de 4 mil para cerca de 10 mil pontos de venda no Brasil, mas principalmente no interior de São Paulo. "Temos a equipe e o plano de negócios que podem nos colocar entre os três maiores players do mercado de queijos no Brasil nos próximos cinco anos", conta André Vercelli.

 

Num primeiro momento, a K&S Alimentos S.A., está comercializando o queijo cremoso Philadelphia, da Kraft, além dos queijos fatiados e patês de queijo da Sadia, num total de 16 itens. No futuro, a empresa já estuda o lançamento de novos produtos para o ano que vem e que deverão chegar aos milhares de pontos de vendas espalhados pelo País. "A Kraft Foods, que hoje fatura US$ 37 bilhões em todo o mundo, começou exatamente no mercado de queijos quando seu fundador resolveu criar um produto diferenciado. Temos toda uma linha de produtos que também poderá ser trazida para o país com o novo sistema de distribuição", acrescenta o presidente.

 

O segmento de queijos processados no Brasil vem registrando crescimento médio de 5% nos últimos anos, segundo dados do Euromonitor. As perspectivas tornam-se ainda melhores com a notável tendência de aumento do poder aquisitivo da população brasileira. Hoje, ainda de acordo com o instituto, o mercado total de queijos movimenta R$ 8 bilhões anualmente no País, dos quais cerca de 20% ou R$1,5 bilhão são relativos às vendas de queijos processados, espalháveis e não-espalháveis.
O creem cheese Philadelphia está há 10 anos no mercado brasileiro, é lider na sua categoria mas não ostentava boas taxas de crescimento pela falta de uma boa estrutura de distribuição, já que os negócios da Kraft Foods no Brasil são formados na sua maioria por "produtos secos", como biscoitos e chocolates. Já a Sadia vai agregar tecnologia e uma linha diferenciada de queijos com base na tecnologia da Kraft.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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