Sucesso mineiro

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MinasPão 2008 mostra eficiência e maturidade e recebe elogios de expositores e visitantes


Promovida pela Amipão — Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação e Confeitaria — e com organização e vendas a cargo da Faria Vasconcelos Eventos e Promoções, a MinasPão 2008 catalisou uma série de apoios das entidades de classe dos mais variados segmentos da indústria alimentícia mineira e seus fornecedores, incluindo os sindicatos dos fabricantes de Embalagens, de Bebidas, de Celulose, Papel e Papelão, de Café, de Açúcar e Álcool, de Laticínios, de Vestuário, de Carnes e de Sorvetes. Sem contar, é claro, a participação dos Sindicatos de Panificação do Estado de Minas Gerais e da ABIP.


Além da feira em si, aconteceram uma série de eventos concomitantes, como palestras e seminários, dando destaque para “A Arte da Estratégia”, ministrada por Carlos Alberto Júlio, presidente da HSM do Brasil, e outros temas relacionados com o processo de produção, ações de marketing, gestão de pessoas e outros, promovidos pelo Sebrae Nacional e pela ABIP.


A Amipão promoveu também junto à MinasPão o I Concurso de Pães Amipão, que deu oportunidade aos padeiros e panificadores de mostrar sua habilidade e criatividade. Além dos prêmios em dinheiro, os primeiros colocados foram agraciados com eletro-eletrônicos e viagens. Outra atração da feira foi o desfile de uniformes promovido pelos organizadores e estrelado por várias empresas do segmento, que mostraram suas mais recentes criações (veja reportagem à página 36).


Mas a MinasPão 2008 surpreendeu mesmo pela organização primorosa e pela qualidade de seus visitantes. Expositores teceram elogios rasgados ao evento e colheram excelentes resultados com suas participações. “Agradeço a Faria Vasconcelos pela organização do evento e pela atenção e atendimento aos expositores. Vemos que a MinasPão se tornou uma feira madura e que os visitantes são de qualidade, interessados no segmento, e que vêm à feira para fazer negócios. Isso é muito importante”, declarou Max Júnior, diretor da Supremax, empresa fabricante de equipamentos com sede em Sumaré/SP. “A Supremax sai muito satisfeita da MinasPão.


Os panificadores mineiros e mesmo de outros Estados, que atendemos aqui, merecem uma feira deste porte. O brasileiro tem o costume de só criticar, mas acho que também devemos elogiar quem nos presta bons serviços, e a Faria Vasconcelos fez isso de forma exemplar, nos oferecendo facilidades de logística e serviços de carregamento que, para empresas como a nossa, que expõem equipamentos pesados, são fundamentais, e é difícil encontrar estas facilidades. Estão todos de parabéns”, completou Max, que lançou na feira o forno turbo rotativo Thor. “Esse forno se tornou a vedete do estande. No ano passado, também aqui, lançamos o modelo a lenha. Este ano trouxemos o modelo a gás e elétrico. O sucesso foi total. O forno que trouxemos já foi vendido e temos contatos confiáveis para realizar muitas outras vendas nos próximos meses”, comemorou o empresário. Na parte de máquinas, a Supremax continua investindo nas linhas com acabamento em aço inox, mais higiênico e durável, e nas adequações às normas de segurança estabelecidas pela ABIEPAN. Nos fornos de lastro, a empresa substituiu os controles de temperatura do lastro e teto das câmaras, que antes eram acionados por chaves, e agora são digitais, mais seguros e precisos.


Muitas outras empresas fabricantes de equi-pamentos expuseram seus produtos para o público mineiro. A Hyppolito escolheu os equipamentos para produção e embalagem de biscoitos, entre outros, para ocupar seu espaço. A Europan/Euroformas ofereceu suas máquinas automáticas para indústrias, além de sua linha de acessórios. A Mafran também levou seu forno, sua pingadeira de biscoitos e a linha de acessórios. A Helimec, representante de empresas do segmento localizada em Belo Horizonte, reuniu em seu estande os grupos automáticos e a linha de divisoras, amassadeiras e modeladoras da Progresso e também mostrou as batedeiras da Amádio, que chamaram a atenção do público pela durabilidade e robustez que lhe são peculiares. “Uma panificadora passou por aqui e se lembrou de uma matéria publicada há anos na revista. Ela apontou para nossas batedeiras e disse a uma colega: ‘Olha lá a batedeira Amádio, que a PADA-RIA 2000 chamou de Rolls Royce das batedeiras’. Isso confirma o interesse dos leitores no que é publicado na revista e mostra a penetração que ela tem no mercado”, declarou Sérgio Tavares.


A Ferri levou à MinasPão sua linha completa de máquinas e fornos, todos com acabamento em aço inox, com sua qualidade e praticida-de já comprovadas pelas décadas de atuação de seus diretores no mercado. No estande de seu revendedor Penatec, provocou filas imensas assando pizzas em seu forninho que solta redondas em dois minutos, e deliciou o público.


A Prática reuniu em seu espaço as linhas de panificação e food service, cada vez mais unidas, agora que as padarias se transformaram em verdadeiros templos gastronômicos (veja as matérias do novo caderno SIRVA-SE! voltado ao food service). “Desde o ano passado, a Prática passou a investir na linha completa de máquinas para padarias, além de fornos turbo a gás, elétrico, a lenha, e agora temos os de lastro e a linha de amassadeiras, modeladoras, divisoras e cilindros”, conta André Resende, diretor da empresa localizada na cidade mineira de Pouso Alegre. A respeito das inovações de seus equipamentos, ele explica que no forno de lastro, a empresa prima pela eficiência energética. Implantou um sistema que, quando a temperatura está chegando à que foi programada, reduz a potência para manter a temperatura programada sem ultrapassá-la, e sem ficar ligando e desligando. Na linha de máquinas, André explica que todas estão dentro das mais rigorosas normas de segurança, protegendo o operador e o empresário. Também foram implantados nos modelos recursos de eletrônica de última geração, como controle de velocidade e programação completa. “Além do design avançado, que está no sangue da Prática”, orgulha-se.


“Nossa linha de amassadeiras partem de 15 quilos e chegam a 80 quilos de massa, mas pela sua construção, mesmo a de maior capacidade permite que o operador trabalhe com quatro ou cinco quilos de massa e obtenha uma mistura perfeita, pois o tacho gira nos dois sentidos e o braço espiral, funcionando junto com o eixo, faz com que mesmo pedaços pequenos de massa possam ser misturados até o ponto ideal”, explica José Ângelo de Souza Júnior, responsável pelo desenvolvimento da linha de máquinas e fornos para padarias da Prática.


Em se tratando de soluções para a automação de padarias, a MM Informática não deixou por menos e expôs seus programas que controlam todo o movimento da empresa, além dos equipamentos que fornece de empresas correlatas. Seu estande foi muito procurado por panificadores que desejavam implantar em suas lojas sistemas mais confiáveis de controle.


As grandes empresas fabricantes de matérias-primas também marcaram presença na MinasPão, em estandes próprios ou em participação conjunta com seus distribuidores da grande Belo Horizonte. A Vilma mostrou em um belo e confortável estande os novos pães da linha especial desenvolvida em parceria com a Backaldrin, os quais eram demonstrados em uma padaria montada no espaço. A Adimix recebeu seus clientes no estande dividido com seu distribuidor e destacou seus novos sabores de recheios termoestáveis e suas linhas de misturas para pães e de cremes e coberturas.
No estande da Nova Safra estavam reunidos nomes de peso da indústria de ingredientes para panificação, confeitaria e food service. Agropalma, Cargill, Griffith e outros ocupavam suas imensas vitrines. Na sala de aula montada no centro do estande, revezavam-se em demonstrações profissionais da Fleischmann, da Rich’s, da Unilever e da Bunge, que agora detém a marca Gradina e mostrou aos panificadores mineiros que a qualidade e os investimentos na marca continuam, agora sob os cuidados da maior empresa de matérias-primas para panificação e confeitaria do Brasil.


Funcionando desde 1984, no Ceasa de BH, a Nova Safra completa 25 anos de operações no ano que vem. “Sempre procuramos estar na vanguarda. Estamos apresentando muitas novidades este ano. Uma delas são os ovos pasteurizados da Fleischeggs. Isso representa uma quebra de cultura, mas estamos apostando na popularização da linha de gemas, claras e ovos pasteurizados. É um paradigma a ser quebrado, mas temos que demonstrar aos clientes que seu uso é uma evolução, e traz muitos benefícios. Vai acontecer como o extrato de tomate. Hoje em dia, você vê alguém usando o tomate in natura para cozinhar? Vai acontecer o mesmo com o ovo pasteurizado. Com a linha Fleischeggs, os padeiros e confeiteiros irão perdendo o hábito de usar ovos crus e passarão a utilizar as caixinhas. É um trabalho que tem que ser feito, e estamos fazendo. Conquistamos há 3 meses a distribuição da Fleischmann na grande BH”, explica Emílio Brant, diretor da Nova Safra, cujo estande estava decorado com belas fotos de atletas utilizando bolas, barras de ginástica e outros acessórios esportivos substituídos por pães. “É nossa forma de homenagear as Olimpíadas e os panificadores ao mesmo tempo, colocando o pão como tema central, associando com o maior evento esportivo deste ano”, declara.


A Cecoti, distribuidor sediado na cidade de Cláudio e com filial em Juiz de Fora, também reuniu grandes nomes em seu estande. A Puratos demonstrou a praticidade do uso de sua linha de cremes prontos, coberturas e chocolates, produzindo doces, tortas e bolos com acabamento primoroso. Sua linha de misturas para pães saudáveis Puravi também fez muito sucesso. A Mavalério, através de seu consultor Eduardo Beltrame, também ocupava o balcão de demonstrações para montar delícias com sua linha de chocolates e confeitos. Sidney Cecoti, diretor da distribuidora, foi outro empresário que saiu da MinasPão muito satisfeito com os resultados. “A feira foi muito boa. Fizemos muitos lançamentos e estamos expandindo nosso atendimento também para o norte de Minas, passando a atender todo o Estado. Vemos que todos procuram se diferenciar para crescer neste mercado muito competitivo, por isso estamos nos virando para oferecer aos nossos clientes toda a estrutura que eles necessitam para crescer. Temos uma equipe de técnicos que ministram cursos em nossa sede e visitam padarias para detectar problemas e apresentar soluções. No mercado, vai ficar quem investir e se profissionalizar”, profetiza ele. “E essa feira é um bom termômetro para isso. Para o evento, dou nota dez. Todos adoraram. É nossa sexta vez e vemos o crescimento cons-tante da qualidade da MinasPão, trazendo um público altamente profissional. Os resultados certamente virão”, completa.


Nesta época de transformações em que muitos não sabem que caminho tomar para conquistar seu público, os organizadores da MinasPão fazem o básico e acertam na mosca: tratam bem seus expositores e cativam os visitantes com um cardápio de atrações e grande variedade de produtos e empresas dispostas a fazer bons negócios. E dessa forma, consegue agradar a todos.


Veículo: Revista Padaria 2000


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