Adotar peças publicitárias com o objetivo de estreitar relações entre marcas e consumidores é uma tendência que chama a atenção de várias empresas, entre as quais estão Mapfre, Bradesco Capitalização, Kasinski, MAN, Agência Pop Trade e Agência Momentum. No caso da seguradora espanhola Mapfre, a empresa criou portais de Internet personalizados que ajudam os clientes a entender melhor os termos do mercado de seguros, facilitando também o relacionamento da empresa com os corretores. A ação recebeu o nome de "Mapfre contra o 'Segurês'".
"O resultado deste trabalho consistente é uma forma inédita de comunicação entre cliente, seguradora e corretor que deve acentuar ainda mais a relação de compromisso e confiança da companhia para com seus clientes e canais de distribuição, resultando em uma mudança de cultura de todo o mercado", conta Paulo Eduardo Fernandes Rossi, diretor de Marketing da seguradora.
O case entrou em prática depois de dois anos de estudos que tiveram como missão compreender as dificuldades do cliente em relação ao 'segurês' e, a partir daí, baseado na metodologia Design Thinking, onde o cliente é a essência do negócio, traçou-se um novo plano estratégico de comunicação, em que mais do que alterar a forma de interação entre cliente e empresa, detectou-se a necessidade de mudar a cultura do relacionamento das partes envolvidas.
Já a fabricante de motos chinesa Kasinski, por sua vez, apostou na reformulação da marca no mercado brasileiro, após a compra da montadora pela empresa CR Zhongshen, em 2009. Pouco conhecida no mercado nacional no final dos anos 1990, a empresa teve de investir em uma série de ações publicitárias para se tornar mais conhecida no País. A partir daí, a empresa passou a deter de 1% a 5% do mercado nos últimos 3 anos.
Mapfre e Kasinski foram eleitas as mais criativas pelo prêmio Top de Marketing, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de São Paulo (ADVB-SP), esta semana. Além delas, foram laureadas a Agência Pop Trade, com peça publicitária feita para a fabricante de eletrônicos sul-coreana Samsung; a Agência Momentum, com peça para a Fittipaldi, empresa do ex-piloto Emerson Fittipaldi; e a Bradesco Capitalização, por ações da rede .
Veículo: DCI