Setor de eletroeletrônicos cresce 11%

Leia em 3min 20s

O faturamento da indústria elétrica e eletrônica deverá atingir R$ 124 bilhões em 2010, crescimento de 11% em relação ao ano passado, informou ontem a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). De acordo com o presidente da entidade, Humberto Barbato, o resultado ficou abaixo das expectativas, uma vez que, com a projeção neste ano de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 7,3%, o faturamento do setor poderia ter tido elevação de 15%.

 

As exportações de produtos elétricos e eletrônicos deverão atingir neste ano US$ 7,75 bilhões, alta de 4% em relação ao ano passado. O valor, convertido em reais, representa queda de 9%, informou Barbato. As importações, por sua vez, deverão encerrar o ano com crescimento de 41%, para US$ 35 bilhões.

 

O valor convertido em reais corresponde ao crescimento de 25%. De acordo com dados da entidade, a participação das exportações no faturamento total da indústria cairá de 13,4%, em 2009, para 11%, neste ano.

 

Os maiores aumentos percentuais foram das empresas que fabricam equipamentos industriais (22%), geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (14%), componentes eletroeletrônicos (13%) e informática (13%).

 

O PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) também foi importante para o faturamento. Mesmo assim, "o setor está preocupado com o aumento da participação dos equipamentos importados nas concorrências para a compra de equipamentos destinados aos grandes projetos contidos no PAC".

 

PREVISÃO - A participação das importações no mercado interno subirá de 20,4%, no ano passado, para 21,5%, em 2010. Para o próximo, a Abinee prevê que o faturamento do setor deve aumentar 13%, em relação a 2010, e chegar a R$ 140 bilhões.

 

As exportações deverão permanecer no mesmo nível de 2010, em US$ 7,8 bilhões, e as importações devem aumentar 17%, para US$ 41,2 bilhões. Os investimentos da indústria eletroeletrônica deverão atingir US$ 5,3 bilhões, - 4% do faturamento do setor.


 

Venda de notebooks supera a de desktops no País

 

O segmento de informática foi o que apresentou maior faturamento da indústria elétrica e eletrônica em 2010. O segmento deve fechar 2010 com faturamento de R$ 39,9 bilhões, alta de 13% em relação ao ano passado.

 

O desempenho será puxado pelas vendas de notebooks, que aumentarão 39%, para 7,15 milhões em 2010. Já o seguimento de desktops vai manter as vendas em 6,8 milhões. De acordo com a associação, é a primeira vez que as vendas de notebooks superam as de desktops. No total, o segmento de informática comercializará 14 milhões de computadores, crescimento de 17% em relação a 2009. Neste ano, a participação do chamado mercado cinza vai se manter em 30%.

 

O único dos oito segmentos do setor que registrará redução no faturamento é o de telecomunicações - R$ 16,7 bilhões, queda de 9%. No total, a indústria produzirá 61 milhões de telefones celulares, dos quais 47 milhões destinados ao mercado interno e 14 milhões à exportação. Uma das razões para a diminuição na produção foi a expansão das vendas no País dos smartphones, em sua maioria importados.

 

EXPECTATIVAS - Dentro da previsão da Abinee de crescimento de 13% no próximo ano, o segmento de informática deve liderar o ranking, com faturamento de R$ 45,5 bilhões, alta de 14%.

 

A área de equipamentos indústriais deve faturar R$ 21 bilhões, alta de 15%; o de telecomunicações, R$ 18,5 bilhões, alta de 11%; o de utilidades domésticas, R$ 17 bilhões, alta de 9%; o de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, R$ 14,4 bilhões, alta de 19%; o de material de instalação, R$ 10,2 bilhões, alta de 15%; o de componentes, R$ 10,1 bilhões, alta de 8%; e o de automação industrial, R$ 3,5 bilhões, alta de 11%.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Octavio Café prepara expansão no exterior

Empresa pretende elevar de 40% para 80% a fatia da exportação em sua receita total em dois anos  Dep...

Veja mais
Luiza terá sua "Super Casas Bahia" e prevê giro de R$ 5,3 bi

Tudo o que era temporário das Super Casas Bahia, a megaloja sazonal de fim de ano em São Paulo e no Rio de...

Veja mais
Comércio de pneus tem alta

Sob o impacto do aumento da frota de veículos e do cenário econômico favorável, com a melhori...

Veja mais
Supermercadista tenta conter alta de preços

A elevação nos preços dos alimentos nos últimos meses exige esforços redobrados dos e...

Veja mais
Marca triplicada

Sócia e gestora do Bramex, fundo de investimentos formado pela Monte Cristalina, controladora da Hypermarcas, e p...

Veja mais
Hypermarcas reorganiza o portfólio

Estratégia: Equipe de 60 pessoas estuda como avançar no plano de criar marcas guarda-chuva   A Hype...

Veja mais
Tetra Pak e Aurora lançam no país leite com rastreabilidade

Lácteos: Multinacional de embalagens negocia venda do sistema para outros laticínios do Brasil e do exteri...

Veja mais
Carrefour se desfaz de 14 agências de turismo

O Grupo Carrefour acaba de anunciar que, a partir do dia 15 de dezembro, as 14 agências de turismo que operavam co...

Veja mais
Consumidor antecipa compra da ceia

Alimentos: Marcas próprias e versões "saborizadas" aumentam vendas de carnes natalinas   No ano pas...

Veja mais