Tetra Pak e Aurora lançam no país leite com rastreabilidade

Leia em 4min 50s

Lácteos: Multinacional de embalagens negocia venda do sistema para outros laticínios do Brasil e do exterior

 

Segundo Eisler, da Tetra Pak, ferramenta permite diagnóstico e prevenção de problemas "o mais rápido possível".A multinacional sueca de embalagens Tetra Pak e a cooperativa catarinense Aurora lançam hoje o primeiro leite longa vida com rastreabilidade no mundo. A tecnologia foi desenvolvida pela companhia sueca após quase um ano e meio de trabalho. "Já tínhamos ideia de fazer isso há uns cinco a seis anos. A Aurora se interessou pelo projeto e se propôs a ser teste de mercado mundial", afirma Eduardo Eisler, diretor de marketing da Tetra Pak no Brasil.

 

Além do Aurolat, marca que já está no mercado, a cooperativa também está lançando um leite especial com a marca Aurora (ver texto ao lado). Ambos usarão a tecnologia para rastreamento.

 

Com a rastreabilidade do leite será possível saber a origem do produto envasado, embalagem a embalagem, desde a cooperativa onde a matéria-prima foi recebida até a industrialização. "É uma ferramenta de controle da qualidade que permite diagnóstico e prevenção [de problemas] o mais rápido possível", garante Eisler.

 

O consumidor poderá checar as informações sobre a procedência do leite no site da Aurora - bastará informar o código de rastreabilidade que está impresso na caixinha longa vida.

 

Eisler explica que a tecnologia consiste de um conjunto de softwares que carregam informações sobre a origem e processo de produção, que são armazenadas em um banco da dados. Este, por sua vez, contém informações como data de produção, unidade de processamento, validade, início e fim da produção, cooperativas fornecedoras do leite, análise de qualidade da matéria-prima e tabela nutricional.

 

A ferramenta poderá, por exemplo, evitar problemas como o que ocorreu há três anos, quando cooperativas de Minas Gerais foram acusadas de fraudar leite cru entregue a indústrias para processamento. Elas teriam adicionado água oxigenada e soda cáustica à matéria-prima que seria processada e envazada.

 

De acordo com o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, com a rastreabilidade, um problema como esse seria identificado já no primeiro laboratório, onde o leite recém-recebido passa por análise de conformidade. Segundo Eisler, o software delimita parâmetros, por isso, em caso de inconformidades, a produção é paralisada.

 

A Aurora é a primeira cliente da Tetra Pak, mas a companhia de embalagens já negocia a venda do sistema - desenvolvido pela subsidiária no Brasil com o apoio da matriz - para outras empresas nacionais e também do exterior, segundo Eisler.

 

Na Aurora, o sistema está sendo chamado de P.A.R. (Produto Aurora Rastreado), mas os projetos são específicos, de acordo com o executivo da Tetra Pak. "São projetos 'tailor made', específicos para cada empresa ou fábrica", afirma. Ele não informa o quanto a Tetra Pak investiu no desenvolvimento do sistema.

 

"A partir do teste de mercado [com a Aurora], o sistema passará a fazer parte do portfólio da Tetra Pak", informa Eisler. O produto com rastreabilidade, que vai para as gôndolas de Sul e parte do Sudeste a partir de hoje, passou por um período de quatro meses de validação.

 

Com 95% do mercado de embalagens para leite longa vida no Brasil, a Tetra Pak deve comercializar 11 bilhões de embalagens (para leite e outros itens) este ano.

 

Empresas buscam segurança alimentar

 

A partir de hoje, todo o leite longa vida comercializado pela Coopercentral Aurora será rastreado, com informações desde a coleta da matéria-prima nas cooperativas até a industrialização na unidade de processamento da cooperativa em Pinhalzinho (SC).

 

Além do leite longa vida com a marca Aurolat, a central também lançará o produto com a marca Aurora, um leite especial com maior tempo de gôndola.

 

De acordo com Mário Lanznaster, presidente da central de cooperativas, o total de 350 mil litros de leite longa vida que a central produz diariamente já é rastreado. Desse volume, 20% serão comercializados com a marca Aurora. A marca Aurolat tem distribuição nacional, mas a Aurora será vendida inicialmente apenas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

 

Ambas as marcas são de produtos com rastreabilidade, dentro do sistema chamado de P.A.R. (Produto Aurora Rastreado), mas o Aurora é um leite "mais fresco", o que permite mais tempo na prateleira, segundo Lanznaster. Enquanto os longa vida em geral têm prazo de validade de três meses, o da marca Aurora dura cinco meses.

 

Pelas normas do Ministério da Agricultura, o leite pode ser envasado em até 72 horas, entre a ordenha e a embalagem. No caso do leite Aurora, todo o processo dura cerca de 12 horas, afirma o presidente da central. Como o processamento é mais rápido, a logística de transporte é diferente e há segregação na armazenagem do leite. Essas mudanças demandaram investimento de R$ 600 mil.

 

O leite com a marca Aurora deverá custar R$ 0,20 a mais que o Aurolat, informa o presidente da cooperativa, já que há agregação de valor no processo.

 

Para Lanznaster, a rastreabilidade é um indicador de segurança alimentar. Com o sistema, diz, "o consumidor sabe que está comprando um leite de padrão superior. (...) Queremos ser referência em qualidade do leite", diz o presidente, referindo-se à região oeste de Santa Catarina.

 

Para obter as informações sobre o produto rastreado, o consumidor deve acessar o site www.auroraalimentos.com.br/par. (AAR)

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Marca triplicada

Sócia e gestora do Bramex, fundo de investimentos formado pela Monte Cristalina, controladora da Hypermarcas, e p...

Veja mais
Hypermarcas reorganiza o portfólio

Estratégia: Equipe de 60 pessoas estuda como avançar no plano de criar marcas guarda-chuva   A Hype...

Veja mais
Carrefour se desfaz de 14 agências de turismo

O Grupo Carrefour acaba de anunciar que, a partir do dia 15 de dezembro, as 14 agências de turismo que operavam co...

Veja mais
Consumidor antecipa compra da ceia

Alimentos: Marcas próprias e versões "saborizadas" aumentam vendas de carnes natalinas   No ano pas...

Veja mais
No rótulo um peso, na balança outro

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) encontrou divergência de peso em rela&ccedi...

Veja mais
L'Oréal vai acelerar suas pesquisas

Para atingir o objetivo de conquistar 1 bilhão de novos consumidores nos próximos dez anos, o grupo franc&...

Veja mais
Carrefour vende braço de turismo à CVC

A venda dos 14 pontos do Carrefour Turismo para a CVC, anunciada ontem, faz parte dos planos do grupo de reorganizar seu...

Veja mais
Coteminas planeja nova rede de varejo

Cama, mesa e banho: Casa Moysés deixa de ser apenas marca para tornar-se cadeia de lojas para público A ...

Veja mais
Mercosul mantém tarifa de importação de lácteos

O Grupo Mercado Comum (GMC) do Mercosul aprovou a prorrogação para 30 de dezembro de 2012 da Tarifa Extern...

Veja mais