Comércio de pneus tem alta

Leia em 3min 20s

Sob o impacto do aumento da frota de veículos e do cenário econômico favorável, com a melhoria do nível de emprego e renda, as vendas de pneus na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) devem registrar aumento de até 30% neste ano frente ao desempenho obtido em 2009. Em dezembro, o volume de vendas deve crescer 50% em relação ao mês anterior, impulsionadas pelas viagens de fim de ano, pelo pagamento do 13º salário e pela maior incidência de chuvas nesta época do ano.

 

De acordo com o gerente de Marketing da Fon-Fon Pneus, Geraldo Magela da Silva, o movimento deve crescer 50% em dezembro. "As vendas crescem com a chegada das férias, os clientes planejam viagens, começa entrar o dinheiro do 13º salário e, até mesmo, o maior volume de chuvas reflete nas vendas de fim de ano", explicou.

 

Com isso, a revendedora de pneus, especializada na marca Goodyear, deve fechar o ano com um crescimento de 30% no volume de vendas frente ao resultado de 2009. "Além do aumento da frota que puxa vendas, o fator marca tem um peso muito grande no nosso resultado", afirmou Silva.

 

Com quase 40 anos de mercado e sete lojas na RMBH, a Fon-Fon atribuiu parte do desempenho positivo à fidelização. "Além da clientela fiel, temos uma parceria muito forte com empresas frotistas e com taxistas, que reconhecem a qualidade dos nossos serviços", ressaltou.

 

Na Garra Pneus, revendedora exclusiva da marca Continental, sediada em Contagem, na RMBH, as vendas em 2010 devem avançar entre 25% e 27% comparadas ao volume comercializado no ano anterior.

 

Ritmo diferente - Na avaliação do diretor da Garra Pneus, Paulo Lucas Oliveira Silva, o crescimento nas vendas de pneus não acompanha o mesmo ritmo que o da frota de veículos. "O aumento do número de carros contribui para o consumo de pneus, mas as vendas não crescem na mesma velocidade", advertiu.

 

Desta forma, segundo ele, o desempenho obtido em 2010 não pode ser atribuído apenas ao aumento de frota. "O resultado é fruto de um conjunto de ações, que envolveram processos de reestruturação da empresa, para redução de custos, e ações de marketing", explicou. A Garra Pneus possui três lojas em Belo Horizonte, duas em Contagem e uma em Betim, na RMBH.

 

Em meio ao bom momento de vendas, o diretor da Garra advertiu para o risco que o segmento corre com a entrada de pneus importados no mercado nacional. "Neste ano já houve uma concorrência, pois o preço dos pneus de fora é atrativo. A tendência é que isso aumente ainda mais nos próximos dois anos", afirmou.

 

Importação - Para o diretor-executivo da Minas Pneus, revendedor exclusivo das marcas Bridgestone e Firestone, Alberto Koroth, a venda de pneus importados prejudica os revendedores nacionais. "Tem tomado uma fatia expressiva do mercado, mas é preciso ficar atento à qualidade", afirmou. Segundo ele, esses produtos são majoritamente de origem chinesa ou coreana e não são adaptados à realidade das ruas e estradas brasileiras.

 

As vendas da Minas Pneus neste ano devem registrar um crescimento de 15% frente aos volumes comercializados em 2009, conforme Koroth. "O mercado de carros cresceu e a venda de pneus também", afirmou.

 

Entretanto, o diretor-executivo da Minas Pneus ressaltou que o impacto das vendas de carros novos não ocorre de imediato. "Os carros novos ainda estão rodando com os pneus originais", argumentou.

 

Com cinco lojas na Bahia, três em Belo Horizonte e uma em Sete Lagoas, na RMBH, a Minas Pneus comercializa uma média de 200 mil pneus por ano, sendo 85% destinados a veículos de passeio e caminhonete e 15% para veículos de carga.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Setor de eletroeletrônicos cresce 11%

O faturamento da indústria elétrica e eletrônica deverá atingir R$ 124 bilhões em 2010...

Veja mais
Supermercadista tenta conter alta de preços

A elevação nos preços dos alimentos nos últimos meses exige esforços redobrados dos e...

Veja mais
Marca triplicada

Sócia e gestora do Bramex, fundo de investimentos formado pela Monte Cristalina, controladora da Hypermarcas, e p...

Veja mais
Hypermarcas reorganiza o portfólio

Estratégia: Equipe de 60 pessoas estuda como avançar no plano de criar marcas guarda-chuva   A Hype...

Veja mais
Tetra Pak e Aurora lançam no país leite com rastreabilidade

Lácteos: Multinacional de embalagens negocia venda do sistema para outros laticínios do Brasil e do exteri...

Veja mais
Carrefour se desfaz de 14 agências de turismo

O Grupo Carrefour acaba de anunciar que, a partir do dia 15 de dezembro, as 14 agências de turismo que operavam co...

Veja mais
Consumidor antecipa compra da ceia

Alimentos: Marcas próprias e versões "saborizadas" aumentam vendas de carnes natalinas   No ano pas...

Veja mais
No rótulo um peso, na balança outro

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) encontrou divergência de peso em rela&ccedi...

Veja mais
L'Oréal vai acelerar suas pesquisas

Para atingir o objetivo de conquistar 1 bilhão de novos consumidores nos próximos dez anos, o grupo franc&...

Veja mais