Coreanas LG e Samsung disputam liderança do mercado de televisores

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As duas coreanas líderes na venda de televisores no Brasil -LG e Samsung- vão reagir a qualquer investimento da concorrência que possa ameaçá-las com a perda desse mercado.


A LG, líder desse setor, afirma que não vai perder posição. A Samsung, segunda colocada, informa que trabalha para ser a primeira no mercado de TVs.
Informações trocadas entre as empresas mostram que até maio deste ano a LG é a líder, com 24% de participação de mercado na venda total de TVs no país -estimada em 11 milhões de unidades para 2008.


Nesse número estão incluídas as TVs de plasma, LCD e com tubos. A segunda colocada é a Semp Toshiba, com 20%, seguida por Philips (13%), CCE (13%) e Samsung (10%).
Só que, com a tendência de queda nas vendas de televisores com tubos e o crescimento nas vendas de televisores de tela fina, as empresas consideram mais importante o desempenho desse mercado, avaliado em 2,5 milhões de unidades para este ano -o dobro do de 2007. Ainda de acordo com fabricantes, a LG detém 42% do mercado de TVs de tela fina, seguida por Samsung (23%), Sony (11%) e Philips (17%).
A LG entrou no mercado de televisores no país em 1998. "Nossa estratégia é agregar valor aos produtos e oferecer soluções que façam diferença para os consumidores", diz Fernanda Summa, gerente de produto da LG.


De janeiro a maio deste ano, as vendas da LG ficaram estáveis em relação a igual período de 2007. "É que está havendo mudança de tecnologia de TVs. As TVs de tubo com tela curva estão sendo substituídas por modelos "slim" [de tubo, mas mais fina], plasma e LCD."


Neste ano, segundo ela, as vendas de TVs de LCD cresceram 200%; as de plasma, 50%. As vendas de TVs fininhas (de tubo) subiram 150%, e as de aparelhos convencionais já caíram 40% no mesmo período.


Eduardo Mello, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung, diz que a companhia cresceu em vendas de TVs porque focou em tecnologias que estavam em expansão (LCD e plasma). A Samsung investe cerca de 8% do faturamento total da empresa em pesquisa e desenvolvimento -em 2007, a companhia faturou, no mundo, US$ 103,4 bilhões. "Não estamos confortáveis com a segunda posição e temos a ambição de chegar à liderança no mercado de televisores até 2010."


Veículo: Folha de S.Paulo


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