“Flexitarianos” movimentam mercado de proteína vegetal no Brasil

Leia em 3min

Expansão do portfólio com massas, empanados e pizzas acompanha boom do setor que deve movimentar US$ 162 bilhões no mundo até 2030; algumas empresas garantem participação e destaque no segmento com portfólio de produtos

 

O Brasil é um país diverso e multicultural, mas uma coisa todas as regiões têm em comum: comida de boa qualidade. Com uma preocupação cada vez maior com a saúde e a sustentabilidade, os flexitarianos (pessoas que buscam incluir novas fontes de proteínas em sua dieta), já representam 52% dos brasileiros, de acordo com estudo do Kantar Ibope em 2022. Ao mesmo tempo em que estão dispostos a provar novos produtos, esse grupo não abre mão dos sabores, aromas e texturas que já conhecem. Para atender a esse público crescente, Incrível!, líder no segmento de proteínas vegetais no Brasil, apresenta seis lançamentos que agregam variedade e praticidade à mesa, com gostinho de receita de família. São eles: os empanados de filé de frango e filé de peixe; penne e lasanha bolonhesa; e pizzas nos sabores de frango com requeijão e pepperoni com mussarela.

 

As novidades chegam para ampliar as opções e ocasiões de consumo de quem quer incluir novas fontes de proteínas na alimentação, e ainda, reforçam o compromisso da marca com a democratização das proteínas vegetais no País. “O Brasil é um dos maiores mercados mundiais e com imenso potencial para expandir o consumo de produtos plant-based. Mesmo assim, a categoria ainda tem penetração baixa nos lares brasileiros, enquanto nos Estados Unidos já está em 20% e movimenta um montante de 1,2 bilhão de dólares. O mercado plant-based cresceu 54% em vendas volume de 2020 para 2022, puxado por Incrível, que cresceu 100% no mesmo período. A categoria cresceu mais de 33% em representatividade dentro do mercado de alimentos congelados, nesse mesmo período, o que mostra a potencialidade deste segmento para os varejistas brasileiros”, diz Camille Lau, diretora de marketing e trade de Incrível!

 

Liderança e desafios

 

Todos os lançamentos da marca são resultado de pesquisas para entender os preparos que os brasileiros consomem com mais frequência e oferecer um menu completo, variado e que atenda as principais refeições. Isso vai ao encontro do estudo “O consumidor brasileiro e o mercado plant-based”, do The Good Food Institute, que revela que 53% dos entrevistados preferem consumir proteínas vegetais em casa, sendo que os momentos em que mais desejam ter uma opção de alternativa vegetal são nas refeições do dia a dia (59%) e nas comidas rápidas (54%).

 

“As inovações de Incrível! trazem para o varejo de forma inédita as categorias mais volumétricas do mercado de alimentos congelados em versão 100% vegetal. A iniciativa visa trazer para o consumidor seus pratos favoritos, de maneira prática, conveniente e acessível.” completa a executiva.

 

Na liderança do segmento no Brasil, a marca detém o maior e mais completo portfólio plant-based do mercado nacional, com produtos que vão desde petiscos até os pratos prontos, e segue expandindo com foco na qualidade nutricional dos alimentos. Toda a linha utiliza soja não-geneticamente modificada 100% certificada de regiões de não desmatamento.

 

“O consumidor está disposto a experimentar produtos de origem 100% vegetal, mas é exigente com relação ao sabor. Por isso, investimos na alta qualidade das nossas receitas. As pizzas possuem fermentação natural de 12h, molho e farinhas italianos, por exemplo. Além disso, as pessoas também prezam pela praticidade, por isso, todos os lançamentos podem ser preparados em poucos minutos, sem descongelar”, finaliza Camille.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Assistência pet é aposta de rede de varejo

Convênio médico e cartão-presente são algumas das novidades da Coop para os tutores de animai...

Veja mais
4 tendências para o 2º semestre de 2023 no varejo

Autoatendimento, inovação tecnológica e PIX surgem como pontos de atenção para o vare...

Veja mais
Alimentos saudáveis ganham fôlego no varejo

Mesmo com alta dos preços, esforço dos supermercados em trazer inovação às marcas pr&...

Veja mais
Festas juninas: salgadinhos têm grandes oportunidades no período

PepsiCo levantou informações sobre o consumo sazonal dos seus produtos e apresenta os destaques por regi&a...

Veja mais
Hipermercados puxam bom desempenho do varejo em março

Junto com itens de informática e farmacêuticos, setor teve destaque em pesquisa realizada pelo IBGE  ...

Veja mais
Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo

Transações crescem 30% em 2022 e registram uma alta acumulada de 116% em relação ao per&iacu...

Veja mais
Mães apontam melhorias nos produtos que chegam às gôndolas

Clube de Mães, da Cottonbaby, teve início nos estados do Sul e, agora, percorre todo o Brasil   A C...

Veja mais
Mondelez Brasil anuncia investimento de R$ 1 bilhão para crescimento no país

Com valor 70% maior que o total aplicado pela companhia no último ano, as prioridades são desenvolvimento ...

Veja mais
6 estratégias para vender mais e melhor no Dia das Mães

Executivos dos setores de e-commerce, varejo, finanças e logística explicam quais são as estrat&eac...

Veja mais