Alimentos saudáveis ganham fôlego no varejo

Leia em 1min 50s

Mesmo com alta dos preços, esforço dos supermercados em trazer inovação às marcas próprias amplia oferta de produtos com apelo saudável e sustentável

 

Por Renato Müller

 

A inflação no varejo americano está cobrando seu preço nas decisões de consumo dos clientes, até mesmo em categorias mais ligadas a valores e propósito – como é o caso dos alimentos saudáveis. Esse é um segmento que teve um grande crescimento nos últimos anos, uma vez que a pandemia aumentou a atenção das pessoas sobre aspectos como a qualidade de alimentação e do bem-estar.

 

“Os consumidores hoje têm uma visão muito mais ampla sobre o que significa bem-estar e saúde. Não se limita apenas aos alimentos: falamos hoje em saúde mental, física e social. E tudo isso impacta o consumo”, diz Steve Markeson, vice-presidente de Pesquisas & Insights do FMI – Food Industry Association.

 

Embora diferentes categorias tenham crescido nos últimos três anos, o tema da nutrição continua sendo top of mind para os clientes, mesmo com o aumento dos preços. “O que tem ocorrido é que os consumidores têm sido mais flexíveis na compra de produtos saudáveis, o que em parte leva ao aumento das vendas de itens de marca própria”, comenta o executivo.

 

Além disso, mesmo em alimentos com um posicionamento saudável, as promoções e ofertas continuam tendo um papel relevante. “Os consumidores têm buscado descontos em todas as categorias – e nos alimentos saudáveis não é diferente”, afirma. Nesse processo, têm visitado mais lojas, buscando oportunidades em cada ponto de venda, ao mesmo tempo em que se mostram mais preocupado com o desperdício de alimentos – que significa dinheiro jogado fora.

 

Produtos de marca própria têm se mostrado como uma oportunidade de fidelização dos consumidores. “As empresas têm procurado inovar bastante e criar várias faixas de preço para seus produtos, às vezes competindo de igual para igual com marcas líderes”, afirma Markeson. “Com essas inovações, também reforçam aspectos como a sustentabilidade e os benefícios nutricionais dos alimentos, atraindo uma gama de consumidores preocupada com essas questões”, completa.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

4 tendências para o 2º semestre de 2023 no varejo

Autoatendimento, inovação tecnológica e PIX surgem como pontos de atenção para o vare...

Veja mais
Festas juninas: salgadinhos têm grandes oportunidades no período

PepsiCo levantou informações sobre o consumo sazonal dos seus produtos e apresenta os destaques por regi&a...

Veja mais
Hipermercados puxam bom desempenho do varejo em março

Junto com itens de informática e farmacêuticos, setor teve destaque em pesquisa realizada pelo IBGE  ...

Veja mais
Fusões e aquisições no varejo alimentar crescem pelo terceiro ano consecutivo

Transações crescem 30% em 2022 e registram uma alta acumulada de 116% em relação ao per&iacu...

Veja mais
Mães apontam melhorias nos produtos que chegam às gôndolas

Clube de Mães, da Cottonbaby, teve início nos estados do Sul e, agora, percorre todo o Brasil   A C...

Veja mais
Mondelez Brasil anuncia investimento de R$ 1 bilhão para crescimento no país

Com valor 70% maior que o total aplicado pela companhia no último ano, as prioridades são desenvolvimento ...

Veja mais
6 estratégias para vender mais e melhor no Dia das Mães

Executivos dos setores de e-commerce, varejo, finanças e logística explicam quais são as estrat&eac...

Veja mais
64% dos brasileiros não se importam com marcas, diz Google

As datas comemorativas pode ajudar a fidelizar consumidores; conheça algumas dicas para usá-las e conquist...

Veja mais
Líder em cartões private label apresenta novos desafios no Smart Market ABRAS 2023

CEO da empresa participará de palestra na Smart Market ABRAS com outros grandes nomes do mercado para debater o f...

Veja mais