Priorizar a diversidade reduz o turnover nas lojas

Leia em 4min 10s

O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade de inovar e desenvolver novas soluções, para isso, é preciso que exista uma força de trabalho criativa, ágil e com vários conjuntos de habilidades. Um estudo da Harvard Business Review realizado com 1.700 corporações e em oito países, descobriu que diversas empresas tiveram uma receita de inovação 19% maior do que empresas que não possuem um quadro de colaboradores diversificado.

 

A definição de diversidade e inclusão pode ser interpretada de diversas maneiras, mas ainda assim, em sua essência, está o entendimento de que cada ser é único e deve ser respeitado. Isso inclui raça, etnia, identidade de gênero, orientação sexual, necessidades especiais, status econômico, religião, ideal político, idade e habilidades.

 

Há muitas evidências a favor de uma força de trabalho diversificada e inclusiva, não apenas em termos de desenvolvimento de novas ideias, mas também na criação de um ambiente atraente e acolhedor para quem procura uma organização para se desenvolver profissionalmente. Os esforços para incluir diversidade e inclusão em uma corporação são necessários para criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e possam contribuir com suas melhores ideias e talentos.

 

O ambiente de trabalho ideal para os millennials

 

A geração Y ou geração do milênio – pessoas que nasceram entre 1981 e 1996 – representam 34% da população mundial, ou seja, os millennials são maioria e constituem 70% da força de trabalho no mercado atual, segundo dados coletados pela FGV.

 

Os profissionais desta geração costumam ter a autoestima mais elevada. Outra grande característica é o fato de tenderem a ter uma criatividade aflorada, e são extremamente conectados com questões sociais, como política, sustentabilidade, luta de classes, entre outros.

 

Os millennials não toleram preconceitos e isso faz com que procurem ambientes – pessoais ou profissionais – que se adequem aos seus ideais. De acordo com uma pesquisa de 2019 da World Economic Forum, 47% dos millennials procuram ativamente a diversidade no local de trabalho, o que significa que essa questão deve ser uma preocupação primordial para as organizações que buscam atrair os melhores e mais preparados profissionais.

 

Criando uma atmosfera inclusiva

 

Há muitas maneiras pelas quais as empresas podem aprimorar seus esforços de inclusão. Uma forma simples de começar a abordar esse assunto com a equipe é realizar treinamentos sobre sensibilidade cultural, incluir palestras sobre o tema no cotidiano da corporação, e aos poucos, criar um ambiente inclusivo no qual todos sejam bem-vindos para expressar suas opiniões.

 

Mas mais importante do que criar programas e engajar os funcionáriosas organizações devem garantir que suas políticas e práticas reflitam a importância de abraçar a diversidade e a inclusão, não só dentro, mas fora da empresa também. Isso pode abranger: incluir metas inteligentes que envolvam diversidade, assumir o compromisso de contratar uma força de trabalho inclusiva e desenvolver projetos de inclusão que sejam abertos ao público.

 

Por que a diversidade e inclusão são importantes para as organizações?

 

A inclusão no local de trabalho é uma das chaves mais importantes para a retenção. Quando os funcionários não sentem que suas ideias, presença ou contribuições são realmente valorizadas ou levadas a sério por sua organização, eles acabam saindo.

 

Uma pesquisa realizada pela Great Place To Work mostrou que um local de trabalho diversificado e inclusivo pode ter:

 

  • Maior crescimento de receita;
  • Maior disponibilidade para inovar;
  • Maior capacidade de recrutar um conjunto diversificado de talentos;
  • Retenção de colaboradores 5,4 vezes maior.

 

Ter uma cultura inclusiva no local de trabalho não apenas ajudará a empresa a atrair um conjunto diversificado de colaboradores, mas também a reter os diversos talentos conquistados até então.

 

O estudo também mostrou que quando o funcionário confia que ele e seus colegas são tratados de forma justa, independente da raça, orientação sexual ou idade, tem:

 

  • 9,8 vezes mais chances de ficar feliz ao ir trabalhar;
  • 6,3 vezes mais chances de ter orgulho do seu trabalho;
  • 5,4 vezes mais chances de querer construir uma carreira na empresa.

 

Quando as empresas adotam a diversidade e a inclusão, equipes diversas costumam ser mais criativas e inovadoras, o que leva a novas ideias e soluções para garantir que a organização permaneça competitiva em um mundo cada vez mais focado em questões sociais e nivelando o campo de atuação para grupos sub-representados.

 

As empresas que adotam a diversidade também tendem a ser mais bem-sucedidas em alcançar um público mais amplo. Em suma, está claro que abraçar a diversidade não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é algo extremamente positivo para os negócios.

 

Fonte: Paulo Oliveira, gerente de marketing da Apdata


Veja também

Número de pessoas morando sozinhas dispara na última década

Onda demográfica dessas famílias abre espaço para um novo mercado consumidor, revelando um espa&cce...

Veja mais
Para reduzir desperdício de alimentos, menos é mais

Em medida polêmica, supermercados britânicos eliminam data de validade em alimentos perecíveis  ...

Veja mais
Brasileiro substitui frango por embutidos e hamburguer para driblar a inflação

Gasto do consumidor com as cestas de commodities e perecíveis aumentou mais de 50% em comparação ao...

Veja mais
Multinacional de alimentos se rende ao plant-based

Indústria de origem japonesa lança no Brasil seu primeiro produto flexitariano   O segmento de prot...

Veja mais
Novos consumidores podem mudar mix dos supermercados

Clientes das gerações Z e Millennial estão mais preocupados com o impacto ambiental dos alimentos e...

Veja mais
Collab de sorvete faz indústria crescer no inverno

Até a chegada do verão, novos sabores serão lançados e distribuídos em vários ...

Veja mais
Estudo mostra que 59% dos consumidores da América Latina querem voltar a comprar em lojas físicas

Pesquisa inédita da Zebra escutou consumidores e varejistas de 14 países, incluindo o Brasil   &nbs...

Veja mais
Panetone vira presente e seu consumo dispara

Categoria ganha 7 milhões de novos lares e seu consumo começa cada vez mais cedo, em outubro   O pa...

Veja mais
Startup conecta agricultura familiar com grandes redes de supermercados

Neste marketplace, tudo é feito por celular. Se o produtor não souber ler e escrever, recebe mensagem de &...

Veja mais