Sinais de recuperação na produção industrial

Leia em 4min 10s

Com três meses consecutivos de alta, a produção industrial já começa a mostrar sinais de recuperação. Em março, a indústria cresceu 0,7% em relação a fevereiro, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com março do ano passado, houve queda de 10%.

 

No primeiro trimestre, o índice acumula queda de 14,7%, em relação a igual período de 2008, o pior resultado trimestral desde 1991. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, a taxa caiu 7,9%. No acumulado de 12 meses, de abril do ano passado a março, a produção encolheu 1,9%, na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores.

 

Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a queda na produção industrial no primeiro trimestre de 2009 foi forte e parecida com a registrada no último trimestre de 2008. "Já esperávamos por isso", afirmou o ministro. Mantega, no entanto, avaliou que o resultado do primeiro trimestre não capta o que vem ocorrendo na economia desde março. "A partir de março e abril, a economia está se recuperando. Nós já voltamos a aquecer e a acelerar. Já estamos em crescimento."

 

Segundo o ministro, os números divulgados hoje pelo IBGE olham para o passado. "Mas, para o presente, a situação está melhorando nitidamente", concluiu.

 

De acordo com o coordenador de Indústria do IBGE, Silvio Sales, já é possível observar uma tendência de recuperação, mas a indústria ainda está longe do patamar anterior à crise internacional. "A recuperação da indústria em março foi insuficiente para que a produção retomasse os níveis médios de 2008", disse Sales.

 

Repetindo a tendência das pesquisas mais recentes e estimulado pela redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor de veículos automotores puxou a alta de março em relação a fevereiro, com índice de 7%. O setor já registra crescimento acumulado de 56,5% ante dezembro do ano passado.

 

Também contribuíram para o crescimento da indústria, os setores farmacêuticO (9%), outros produtos químicos (3,5%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e óticos (20,8%) e indústrias extrativas (2,4%). Os segmentos que representaram pressões negativas no índice foram os de outros equipamentos de transporte (-15,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15,3%), máquinas e equipamentos (-3,3%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-5,5%).

 

No corte por categorias de uso, a única que apresentou redução na produção foi a de bens de capital, com queda de 6,3%. Segundo Sales, houve retração nas compras de máquinas e equipamentos em decorrência das incertezas no cenário macroeconômico. "Os bens de capital foram os últimos a sentir os efeitos da crise e agora demoram mais a recuperar", Comentou o coordenador.

 

Em relação a março de 2008 a produção industrial recuou 10%, completando seqüência de cinco meses de taxas negativas consecutivas. O fato de o terceiro mês deste ano ter tido dois dias úteis a menos que março do ano passado ajudou a agravar a queda. Os principais impactos negativos sobre o índice global vieram de máquinas e equipamentos (-27,2%), veículos automotores (-18,5%), metalurgia básica (-29,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-38,9%).

 

Nas categorias de uso, o segmento de bens de capital registrou a taxa mais negativa, queda de 23%. Bens de consumo duráveis sofreu retração de 13,4% e bens intermediários, de 13,3%. O único com taxa positiva, o setor de bens de consumo semi e não duráveis, cresceu 2,9%.

 

TRIMESTRE. O recuo de 14,7% na produção fabril neste primeiro trimestre, relativamente a igual período do ano anterior, atingiu 24 dos 27 segmentos pesquisados. O segmento de veículos automotores (-27,2%) manteve a liderança em termos de impacto sobre o índice geral, cabendo à produção de automóveis e suas peças os maiores destaques. Outros impactos negativos relevantes vieram de máquinas e equipamentos (-28,3%), metalurgia básica (-30,8%) e outros produtos químicos (-21,1%).

 

Por outro lado, os três ramos que registraram aumento de produção neste período, foram outros equipamentos de transporte (26,2%), farmacêutica (13,7%) e bebidas (5,6%). No corte por categorias de uso, o indicador acumulado para o primeiro trimestre revelou quedas intensas em bens de consumo duráveis (-22,5%), bens de capital (-20,8%) e bens intermediários (-18,1%).

 

O índice dos primeiros três meses de 2009 em relação ao trimestre imediatamente anterior recuou 7,9%, acumulando perdas de 16,7% nos dois trimestres. Entre as categorias de uso, bens de consumo duráveis foi a única que reverteu o sinal negativo do quarto trimestre de 2008 (-24,8%), fechando o primeiro trimestre do ano com avanço de 0,7%, beneficiando-se, principalmente, da recuperação das vendas domésticas de automóveis. (COM AGÊNCIAS).

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Inflação no varejo perde o fôlego

A inflação no varejo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) continuou a ...

Veja mais
Mercado melhora previsão para expansão da economia

O mercado melhorou a previsão sobre o desempenho da economia do país para este ano. Os economistas consult...

Veja mais
Movimento no varejo despenca em São Paulo

Em abril, vendas a prazo caíram 19,1% e as à vista, 10%, diz ACSP   As vendas do comércio, t...

Veja mais
Varejo calcula até onde vai o fôlego do consumidor

Ainda com dinheiro no bolso, os brasileiros continuaram frequentando supermercados, shopping centers e magazines no prim...

Veja mais
Estímulos para reduzir o tombo

A indústria brasileira já sente, desde o final do ano passado, os efeitos da retração no con...

Veja mais
Receita tributária cresce 1,2% no 1o tri

A receita tributária do estado de São Paulo totalizou R$ 24,756 bilhões no primeiro trimestre em va...

Veja mais
Bens não duráveis ganham espaço

Segundo a pesquisa, os itens básicos de maior consumo na renda dos brasileiros estão voltados para a manut...

Veja mais
R$ 1,8 trilhão para o consumo

Enquanto Banco Central, analistas econômicos e Fundo Monetário Internacional divergem nas projeç&oti...

Veja mais
Deflação do IGP-M perde força em abril

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) reduziu o ritmo de queda em abril. Após cair 0,74% em ma...

Veja mais