Empresários promovem novos negócios para combater crise

Leia em 3min 10s

Entidades de vários segmentos da economia e prefeituras da região metropolitana de Campinas (RMC) se uniram em torno da criação de estratégias para combater a crise internacional e promover novos negócios. A primeira ação se dará no dia 14 de abril, com o Movimento em Defesa da Produção e do Emprego (Mova-se) que deverá reunir mais de mil empresários de indústria, comércio, serviços e agronegócios com Rodada de Negócios, palestras e oficinas.

 

O primeiro encontro do Mova-se compreenderá a realização de várias atividades das 8h às 19h, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort Campinas. Nesse dia, ocorrerão debates sobre a crise econômica global e os impactos para a região de Campinas, realização de oficinas, palestras e uma rodada de negócios que acontece das 13h às 19h.

 

Durante as atividades haverá um núcleo de desenvolvimento de negócios. Trata-se de uma sala de crédito -com a presença de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Nossa Caixa- onde micro, pequenos e médios empresários receberão informações relativas à obtenção de crédito nestas instituições.

 

A Habicamp (Associação regional da Habitação) e a Caixa Econômica Federal vão explicar sobre os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para o setor habitacional.

 

A Rodada de Negócios contará com 150 compradores e 30 empresas-âncora dos setores público e privado, entre elas a Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, o Conselho de Desenvolvimento da RMC, a Diretoria Regional da Fiesp e do Ciesp, a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), o Sebrae-SP, o Convention & Visitors Bureau, a Associação Paulista dos Supermercados (Apas), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), o Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef), a Fundação CPQD, a Amcham e também o Grupo Arcel, a Accor, a Mercure Hotéis, o BSH Continental, a Supermercados Galassi e os Setores de Compras das prefeituras da região metropolitana de Campinas.

 

As reuniões, previamente agendadas, acontecerão das 13h às 19h, para agilizar a compra e a venda de produtos e serviços.

 

Bloco

 

O presidente do Campinas Convention & Visitors Bureau, Luís Antônio Guimarães, disse que a RMC precisa trabalhar em bloco para dizer não à crise financeira internacional. "O Mova-se criou um grande movimento e uma grande festa em favor da produção e do emprego. Há que destravar as coisas e falar da região metropolitana como um bloco. Um bloco econômico e um bloco de serviços", disse.

 

O diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da regional de Campinas, Natal Martins, defende que se criem alternativas como o Mova-se para que a economia continue a girar e a gerar empregos. "Estamos esperando neste dia cerca de 1,5 mil empresários no evento. Começamos no dia 14 este movimento em defesa da produção e m defesa também da criação de postos de trabalho, formando um ciclo virtuoso nesse processo de crise", completou.

 

A diretora executiva da Agemcamp, Ieda Maria, disse que o movimento é bastante representativo em razão da importância econômica da região. "Esse movimento será um ponto inicial de movimentos anticrise", disse.

 

"Uma crise financeira compromete a produção, e consequentemente a arrecadação de impostos. O cidadão desempregado vai até a prefeitura pedir ajuda e, se arrecadar menos, não tem condições de fazer atendimento social", disse o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia.

 

Veículo: DCI


Veja também

Maioria das empresas planeja cortar custos

Os empresários preparam um forte ajuste para adaptar suas operações ao quadro de desaceleraç...

Veja mais
Parceria com varejo impulsiona seguradoras

As seguradoras que atuam no Brasil tiveram bons resultados em 2008, salvo exceções provocadas pelas trag&e...

Veja mais
IPC para baixa renda sobe 0,51%

A inflação sentida pelas famílias mais pobres ganhou força no terceiro mês deste ano. ...

Veja mais
Faturamento do varejo cai 3,2%

Ofaturamento do varejo caiu 3,2% em fevereiro ante igual mês de 2008. O resultado foi idêntico ao registrado...

Veja mais
Com crise global, Brasil está na mira de empresas estrangeiras

Em tempos de vacas magras na economia global, os poucos países do mundo que apresentam possibilidade de crescimen...

Veja mais
Confiança do consumidor recua ao nível de setembro de 2005

O índice de confiança do consumidor registrado no primeiro trimestre deste ano despencou para o mesmo pata...

Veja mais
Migração para produto barato é tendência global

A migração dos consumidores para produtos mais baratos e marcas próprias das lojas passou a ser glo...

Veja mais
Com a crise, "novo" consumidor corta gastos e compra o básico

A crise econômica fez emergir uma nova categoria de consumidores, que começa a ser mapeada pelas firmas de ...

Veja mais
Diminui venda de créditos de ICMS

A frustração na negociação de venda de créditos do Imposto sobre Circulaç&atil...

Veja mais