Pernod Ricard traça estratégia para crescer no Brasil

Leia em 3min 10s

Quando veio de Paris e desembarcou em Pernambuco, direto para a festa de São João em Caruaru, um dos maiores eventos populares do País, o francês Gilles Bogaert teve a certeza de que estava diante de um povo que gostava de celebrar seus momentos felizes. Refeito da alegria nordestina, chegou a São Paulo para um encontro gastronômico em plena rua Oscar Freire, num dos endereços mais sofisticados da cidade. A experiência foi esclarecedora sobre as características do País para o executivo que trazia na bagagem a missão de assumir o comando da Pernod Ricard no Brasil e implantar aqui a estratégia global traçada pela companhia. "Desde que cheguei, em junho deste ano, não parei um minuto. Já fui a boates e bares, inclusive durante o inverno em Campos de Jordão (SP). Tudo para conhecer de perto os hábitos e preferências dos brasileiros", diz.

 

O movimento parece até agradável ao jovem de 39 anos, que fala bem o português graças ao ano que passou no Rio de Janeiro, em 2002, quando dirigia a área financeira da companhia. Depois disso, Bogaert, que já está há 13 anos no grupo, assumiu um dos postos-chave na área de novos negócios, um dos segmentos mais movimentado do grupo e responsável por um período de aquisições agressivas. A última delas foi a compra da sueca Vin & Spirit AB, dona da marca de vodca Absolut, por €5,6 bilhões, que colocou a companhia francesa lado a lado com a então líder mundial Diageo, que produz a vodka Smirnoff. Atualmente a Pernod fatura € 6,6 bilhões e movimenta 91 milhões de caixas de 9 litros em todo o mundo, engolindo uma participação de 27% do mercado de bebidas premiun após a aquisição.

 

Passado o período de consolidação, a empresa deve "digerir" todas as aquisições e começar a traçar os planos para o que ele chama de crescimento orgânico. "Adquirimos muitas empresas, muitas marcas e, com elas, diversas operações de distribuição em mais de 70 países. Agora precisamos organizar tudo isso e crescer utilizando estrutura existente", explica o executivo, sem negar, porém, que a empresa vai continuar atenta às oportunidades.

 

Seu maior desafio no Brasil, será implantar a estratégia mundial global de reforço às marcas premium como Ballantine´´ s , Chivas Regal, entre outras. Isso porque este mercado é considerado um dos mais promissores mesmo no Brasil, atingindo a casa dos 10% ao ano. "Claro que a estratégia é global, mas o comando é descentralizado. O que nos permite tomar decisões locais e ter maior agilidade", explica o novo CEO. Isso significa muitas visitas a festas como São João, Carnaval, e outras comemorações e grandes eventos, aliás, uma das grandes estratégias da companhia para chegar bem perto dos consumidores finais. Especialmente com as marcas regionais tais como o Ron Montilla, Natu Nobilis, Passport e Almadén.

 

Segundo Bogaert, o Brasil figura entre os três mercados que mais crescem, ao lado de China e Rússia. No último ano fiscal, que foi de julho de 2007 a junho de 2008, a empresa faturou R$ 350 milhões líquidos no País, movimentando cerca de 6,5 milhões de caixas de 9 litros de bebidas. O mercado brasileiro de bebidas destiladas chega a 24 milhões de caixas 9 litros (excluindo cachaça). Na América Latina, a Pernod afirma qter crescido 20%, sem informar quanto é relativo a Brasil. O executivo não desanima nem diante da Lei Seca. "Já enfrentamos isso em outros países e sabemos que haverá acomodação. A indústria também tem de promover o consumo responsável", diz.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Enólogos e mestres cervejeiros já ganham como executivos

Disputa de mercado dá novo status a profissões técnicas   Se um salário de cinco d&ia...

Veja mais
Nestlé é multada pelo DPDC

Empresa é acusada de reduzir embalagem e quantidade de produto sem avisar o consumidor   O Departamento de...

Veja mais
Vonpar atinge novos patamares

Depois de registrar um faturamento de R$ 1,04 bilhão em 2006, a Vonpar, franqueada da Coca-Cola e distribuidora d...

Veja mais
Nestlé recebe multa por maquiar produtos

As empresas Nestlé e a Dairy Partners Brasil foram multadas pelo Departamento de Proteção e Defesa ...

Veja mais
Venerável alma do arroz

  Se sua cultura de saquê é restrita, vai se surpreender com a história do Kassen. Ele é...

Veja mais
Fabricante procura ter garrafas para todas as ocasiões

Os fabricantes de bebidas compartilham hoje metas comuns. Os produtores de cerveja buscam desenvolver embalagens que se ...

Veja mais
Coca-Cola

A Coca-Cola vai ressuscitar a garrafa retornável. Ela, porém, não será de vidro como an...

Veja mais
Rótulo irregular 'engana' o consumidor

Cerveja sem álcool tem álcool, mas os rótulos das embalagens ignoram essa informação....

Veja mais
Refrescante

A Schincariol se prepara para o verão. A aposta será uma cerveja com sabor de menta, a primeira vers&atild...

Veja mais