Coca-Cola e Maguary elevam produção de olho no verão

Leia em 4min 20s

Para atender à forte demanda por sucos no Brasil, grandes empresas investem para aumentar a produção e diversificar os seus produtos. Na briga por um mercado que deve crescer 8% este ano, marcas tradicionais, como Del Valle e Maguary, convivem com novas opções, como o VivaFrut.

 

A Del Valle, marca que pertence ao Grupo Fomento Econômico Mexicano S.A (Femsa) ou apenas Coca-Cola Femsa, a maior companhia de bebidas da América Latina, foi responsável pela alavancagem nos resultados da companhia na divisão Mercosul (Brasil-Argentina) no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Impulsionado pela venda da categoria Sucos, a empresa conquistou incremento de 24,1% em seus resultados e faturamento de 7,157 bilhões de pesos. No período, o volume de vendas cresceu 8,7%. No Brasil, o crescimento da marca Coca-Cola no segundo trimestre de 2010 foi de 14%; na categoria de Não Carbonatados o aumento foi de 33%, apoiado pela linha de produtos da marca Del Valle no Brasil.

 

De acordo com a gerente de Marketing de Novas Categorias da Coca-Cola Femsa, Luciane Chimenti, a empresa segue investindo para atender a demanda que será gerada com a chegada do verão. "A categoria de sucos no Brasil cresce muito, graças à procura pelo conceito de bem-estar e ao aumento do poder aquisitivo do consumidor" explica.

 

Para ampliar o consumo de sucos, a Del Valle passa a comercializar embalagens de 1,5 litro. "Acreditamos que as novas embalagens não irão substituir as já existentes no mercado, mas impulsionar o consumo dentro das famílias de mais de três pessoas" diz.

 

As novas embalagens, desenvolvidas em parceria com a Tetra Pak, têm previsão de chegada em todo território nacional, até o final deste ano. Globalmente, a empresa obteve um aumento de vendas de 4% no segundo trimestre deste ano, impulsionada pela performance de países como o Brasil. O aumento de vendas das bebidas sem gás foi de 10%, com um dos destaques para os sucos. Os investimentos do sistema no Brasil em 2010 somam mais R$ 2 bilhões.

 

A Maguary, empresa da holding Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), fruto da sociedade entre membros da família Tavares de Melo, que abriga as marcas de sucos integrais e prontos para beber Dafruta e Maguary, tem produção mensal de 200 milhões de litros de suco. De acordo com o gerente de Marketing da Ebba, Paulo Greco, os picos de produção devem ocorrer no mês de novembro, e correspondem a 24% da produção no ano. No alto verão, o aumento é de 50% da produção de bebidas.

 

"O momento de sucos prontos é bom. O mercado cresce acima de 10%, mas a concorrência é agressiva, principalmente nos preços. Nosso grande diferencial continua sendo a qualidade dos nossos produtos. A Região Nordeste e o consumo também crescem. A Ebba considera este mercado de grande relevância para sucos, pois temos duas fábricas no Ceará, além de raízes genuinamente nordestinas", diz Greco.

 

A empresa conta com quatro unidades industriais: duas em Araguari (MG) e duas em Aracati (CE). "Temos investido em constantes inovações, visando a incrementar nossos negócios e a fortalecer a nossa participação no mercado de sucos. Aproveitando a força das marcas Maguary e Dafruta, estamos modernizando nossas fábricas e comprando equipamentos" explica o executivo. A empresa faturou no ano passado R$ 255,6 milhões.

 

Em outra ponta, está a Viva Frut. Com investimento inicial de R$ 10 milhões, o empresário Gabriel Salomão -que trouxe a Del Valle do México para o País em 1997, e foi sócio e presidente da empresa até 2003- também crê ser um bom negócio o segmento de sucos no Brasil. Em abril deste ano, ele criou a VivaFrut no mercado brasileiro de sucos, com expectativa de faturar, já no primeiro ano, R$ 35 milhões. A distribuição dos produtos atende São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo Salomão, a produção é de 700 mil litros mensais, com projeção de chegar a dois milhões de litros nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, com o aumento da demanda. O empresário investirá R$ 30 milhões para construção de fábrica em Minas Gerais em 2011.

 

Para atender à forte demanda por sucos no verão, grandes empresas investem para aumentar a produção. Na briga por um mercado que deve crescer 8% este ano, marcas tradicionais, como Del Valle e Maguary, convivem com novas opções, como o VivaFrut.

 

A Del Valle, da Coca-Cola Femsa, alavancou os resultados da companhia. Impulsionada pelas vendas de sucos, a empresa conquistou incremento de 24,1% em seus resultados, no segundo trimestre do ano. Já a Maguary, empresa da holding Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), tem produção mensal de 200 milhões de litros de suco e prevê crescimento de mais 10% no mercado, mas com concorrência e preços agressivos. E o VivaFrut deve ampliar a sua presença no País.

 


Veículo: DCI


Veja também

Bud de graça

Terminou ontem nos Estados Unidos umas da promoções mais diferentes do mundo das cervejas: de 21 de agosto...

Veja mais
Uma boa seleção de rótulos franceses a preços acessíveis

La Cave Jado se dedica a produtores artesanais, que praticam viticultura sustentável, orgânica ou biodin&ac...

Veja mais
Bem-vindo, Jack!

A Brown-Forman, empresa que produz e distribui o Jack Daniel's, entre outras bebidas, monta seu primeiro escritór...

Veja mais
Ambev vai investir R$ 70 mi na Paraíba

A Ambev vai aportar R$ 70 milhões ainda neste ano na ampliação da capacidade de produç&atild...

Veja mais
Negócios da Coca-Cola devem ter alta de 40%

O aumento das encomendas para o final de ano deve incrementar em 40% os negócios da mexicana Femsa - engarrafador...

Veja mais
Ambev amplia em 74% capacidade na Paraíba

A Ambev vai investir R$ 70 milhões, até dezembro, para aumentar em 74% sua capacidade de produç&ati...

Veja mais
Backer vai lançar mais seis tipos de cerveja artesanal

Como parte da política de expansão em Minas Gerais e de olho na chegada do verão, estaç&atil...

Veja mais
Schincariol projeta fechar o ano com faturamento de R$ 6 bilhões no País

O Grupo Schincariol, uma das principais companhias cervejeiras do País, pretende fechar 2010 com faturamento de R...

Veja mais
3Corações ameaça liderança da Sara Lee

Café: Empresa dobra de tamanho em cinco anos e deverá faturar R$ 1,65 bilhão; Nordeste contribui pa...

Veja mais