Faturamento da Heineken cresce quase 10%, puxado pelo Brasil

Leia em 2min 10s

Produtos segmentados garantem à indústria holandesa o bom momento no mercado internacional

 

As vendas globais da cervejaria holandesa Heineken cresceram 9,7% em volume no segundo trimestre deste ano, para 70,4 milhões de hectolitros, puxadas por mercados como o brasileiro, onde houve avanço de dois dígitos.

 

A Heineken só divulga resultado financeiro do semestre. De acordo com os critérios IFRS, de janeiro a junho deste ano, a receita líquida cresceu 34,7% ante um ano antes, para € 13,48 bilhões de euros. O lucro líquido foi de € 1,26 bilhão, um avanço de 22,3%.

 

No Brasil, um dos principais mercados do grupo e o maior para a marca Heineken, a receita líquida (antes de itens excepcionais e amortização) cresceu entre 34% e 36% (“mid-thirties”), “impulsionada por preços acima da indústria, ‘premiumnização’ e crescimento de volume”, diz a empresa.

 

O volume de cerveja vendido superou o mercado, acelerando seu crescimento no segundo trimestre entre 20% e 23% e crescendo nesse mesmo patamar no total do primeiro semestre. Os portfólios ‘premium’ (Heineken) e ‘mainstream’ (Amstel, por exemplo) cresceram em volume cerca de 30%. As linhas de cervejas econômicas tiveram queda de pouco mais de 20% (“low-twenties”).

 

A Heineken reiterou sua projeção para 2022, em que prevê que sua margem operacional fique estável ou apresente uma melhora modesta em relação ao ano anterior. No semestre, a margem operacional (excluindo itens não recorrentes e amortizações) foi de 16%. Já para 2023, a projeção se altera, considerando um crescimento orgânico de lucro operacional de um dígito médio a alto.

 

A cervejaria observa que o atual ambiente inflacionário tem levado a ações significativas de precificação e gestão de receitas em todo mundo, para compensar o aumento na cotação dos insumos e outros custos.

 

Segundo o grupo, a demanda do consumidor tem sido resiliente no primeiro semestre, mas há um risco crescente de que a pressão sobre o poder de compra afete o consumo de cerveja. A empresa diz que sua política de preços e gestão de receitas tem conseguido compensar o aumento das commodities, que começam a sinalizar uma melhora, mas que há preocupação em relação ao preço do gás natural na Europa.

 

“Nosso programa de produtividade continua em ritmo acelerado, elevando o montante poupado para € 1,7 bilhão até o fim de 2022 em comparação com a base de custos de 2019. Isso continuará a compensar as pressões de custo e a permitir maiores investimentos em suporte à marca, nossa transformação digital e iniciativas de sustentabilidade.”

 

Fonte: Raquel Brandão, Valor


Veja também

Coca-Cola dá um gás às empreendedoras com um aporte de R$ 200 milhões

A capacitação do pequeno varejo é um dos focos da atual campanha dos 80 anos da empresa n...

Veja mais
Chopp Brahma bate recorde de vendas em 12 anos

Bebidas não alcóolicas da Ambev também tiveram excelente desempenho no segundo trimestre   A...

Veja mais
Lucro da Coca-Cola Femsa sobe quase 40% no 2º trimestre

As receitas totais da multinacional subiram cerca de 20% no período   As receitas totais da companhia cres...

Veja mais
Vinícola Aurora aposta em produtos premium e crescimento nas vendas chega a 65% desde 2019

Marca dobrou a elaboração e comercialização de rótulos de maior valor agregado na &ua...

Veja mais
Aposte nos cappuccinos: jovens adoram a bebida

De olho nas pesquisas, Nestlé coloca nas gôndolas produtos em cinco sabores, inclusive resgatando mem&oacut...

Veja mais
Heineken foca na sofisticação do consumo

Cervejaria aposta em produto que tem crescido a dois dígitos no mercado nacional   Terceiro maior mercado ...

Veja mais
Conheça os novos planos da Heineken

O Brasil é o maior mercado da Cervejaria Holandesa no mundo e nos últimos tempos apresentou crescimento ex...

Veja mais
Consumo de cerveja premium deve estacionar

Indústria e varejo estimam as vendas até a Copa, no final do ano. Tabelas de preço são difer...

Veja mais
Ambev investe em educação e transformação digital para os funcionários

Parceria com plataforma de educação possibilita a realização de centenas de cursos com emiss...

Veja mais