Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

29/10/2020 15:30 - Painéis abordam sucessão no varejo, terceira idade, tecnologia e resoluções de conflitos

Os painéis simultâneos do último dia da Convenção ABRAS, realizados na quarta-feira (28), abordaram temas de grande importância para o varejo: preparação de sucessores, avanços tecnológicos, atendimento a terceira idade e resolução de conflitos com o consumidor. Dentre os participantes empresários e executivos do setor supermercadista, especialistas jurídicos e de comportamento de consumo.


O primeiro painel recebeu o diretor geral da SMZTO, Bruno Semenzato, a diretora de Marketing dos Supermercados Dalben, Fernanda Dalben, e o sócio acionista do Grupo Vanguarda, Reginaldo Júnior. Sob moderação do CEO da Gazzeta Talent, Odair Gazzetta, os participantes falaram dos desafios na sucessão das empresas. Na oportunidade foi destacada a importância do planejamento no processo de desenvolvimento do sucessor, e que é preciso foco nas tendências de comportamento e no desempenho profissional do candidato. E que é fundamental, ao assumir o cargo, que o sucessor seja visto com respeito por todos. A gestão de empresas familiares envolve muitas emoções, e nesse caso, é preciso o alinhamento das expectativas entre as gerações também.


O uso da tecnologia em favor do varejo foi debatido no segundo painel, que contou com o Head de Retail do Google, Vicente Carrari, com o diretor comercial de Marketing da Petz, Luciano Sessim, e mediação do gerente-geral do Waze no Brasil, Leandro Esposito. De acordo com os participantes, as transformações digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e essa tendência vem sendo intensificada na pandemia, principalmente no processo omnichannelcom integração do físico com o digital. Utilizada de forma bem elaborada, a tecnologia possibilita eficiência e redução de tempo e custo na gestão da empresa, impulsiona as vendas com a geração de experiências personalizadas e atendimento interativo. Traz uma nova forma de estruturar, programar e proteger o negócio.


A população está envelhecendo e será fundamental preparar o varejo para atender melhor os idosos. A questão foi discutida no terceiro painel do bloco, que trouxe o superintendente do Grupo Redecompras, Bruno Farias, o Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, Roberto Ravagnani, a pesquisadora do comportamento do consumidor, Juliana Acquarone, e o diretor de Relações Corporativas do GPA e vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompilio, como moderador. Para os participantes os idosos representam uma ótima oportunidade de mercado, tanto no físico como no digital. É um público geralmente, mais crítico, que sabe o que quer. E para agradá-los a loja precisa ser mais inclusiva, como por exemplo, disponibilizar lupas para leitura de rótulos, ter estrutura mais espaçosa, estacionamento confortável, atendimento cordial, e que gere interação porque esse público gosta de ir aos supermercados não apenas para fazer compra, mas para distração também. No painel foi ressaltado que os negócios precisam ser inclusivos, ou seja, voltados para todos os públicos. E que o grande desafio do setor é a capacitação. Ter prestadores de serviços e colaboradores diferenciados e treinados para atender os idosos é fundamental.


O quarto painel contou com especialistas jurídicos para falar sobre a resolução de conflitos entre empresas e consumidores. Dentre os participantes o coordenador-Geral de Consultoria Técnica da Senacon/Ministério da Justiça, Leonardo Marques, a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-RJ, Juliana Loss, o vice-presidente da Comissão Permanente de Direito do Consumidor da OAB-SP, Arthur Rollo, e o diretor de Assuntos Legais do Grupo Cencosud e vice-presidente da ABRAS, Maurício Ungari, como mediador. Durante as discussões os convidados falaram que é necessário que a resolução de conflitos nas empresas englobe o bom senso, mesmo em situações em que o cliente não tenha razão. É importante a empresa pensar em fidelizá-lo, em manter o relacionamento de longo prazo. Por isso, é interessante fazer algumas concessões para evitar o prejuízo na imagem. Principalmente no caso das redes sociais, nas quais as avaliações não seguem um padrão muito racional. De acordo com os painelistas o cliente agrega valor para as organizações, uma vez que ele vai embora, além de não voltar mais, ainda fala mal do negócio para os outros.


Patrocinadores


A 54ª edição da Convenção ABRAS aconteceu de 26 a 28 de outubro. O evento virtual contou com grandes empresas patrocinadoras:


Diamante: Ambev, Coca-Cola, GS1 Brasil, SRE - Super Rio Expofood e Unilever.
Prata: Alelo e Simplus
Apoio: Latam

 

Expositor Premium: Consinco by Totvs.

Expositores: Figueira da Costa, GfK, Kantar, Luminae, Infoprice, Nielsen, PBR, RP Info, Recours - Influence, RTC Brasil, Siga Cred e Top Sistemas.

 

A cobertura completa da Convenção ABRAS 2020 estará disponível na edição de novembro da revista SuperHiper.



Comunicação ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/11/2020 14:58 - Presidente da ABRAS participa da abertura da Mercosuper Digital
18/11/2020 13:13 - Consumidor do Futuro será mais conectado, exigente e seletivo
16/11/2020 20:00 - Festval, Condor, Muffato e CSD discutem o futuro do supermercado na Mercosuper Digital
12/11/2020 18:51 - ABRAS comemora Dia do Supermercado em evento virtual com o ministro Paulo Guedes
11/11/2020 16:19 - ABRAS promove live do Dia Nacional do Supermercado nesta quinta-feira
11/11/2020 11:15 - Muito além de uma pauta sobre comunicação
10/11/2020 17:40 - A importância da diversidade é debatida em painel promovido pela ABRAS e Unilever
09/11/2020 12:16 - Unilever e Abras promovem painel Mulheres que Inspiram nesta terça-feira
29/10/2020 20:46 - Painel traz a relevância da diversidade e inclusão nas empresas
29/10/2020 16:32 - Luiz Felipe Pondé e Leandro Karnal encerram a programação da Convenção ABRAS
28/10/2020 22:46 - Convenção ABRAS: Diferencial no atendimento para encantar clientes
28/10/2020 19:50 - Painéis da Convenção ABRAS destacam a relevância da experiência e da estrutura das lojas
27/10/2020 21:41 - Convenção 2020: painéis desta terça discutem marca, clientes, varejo físico e on-line
27/10/2020 18:41 - Convenção ABRAS: painéis debatem parcerias, inovações e perdas no varejo
27/10/2020 14:06 - Evento do RAMA debate boas práticas na cadeia produtiva e a conscientização do consumidor

Veja mais >>>