(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Flexibilidade e novas oportunidades

   

A evolução tecnológica trazida pela pandemia da covid-19 chegou “antes da hora” para aqueles que ainda tinham resistência às inovações, principalmente em relação ao mercado on-line. Não é de hoje que falamos da importância da tecnologia nos processos operacionais e na geração de melhores experiências ao consumidor.

 

O e-commerce no Brasil registrou crescimento de 47% nas vendas no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, maior alta em 20 anos, de acordo com a 42ª edição do Webshoppers, relatório sobre e-commerce elaborado pela Ebit Nielsen, em parceria com a Elo. O estudo revelou também que 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet.

 

A pandemia está transformando as relações de compra e impulsionando empresas de todos os segmentos a aumentarem seus investimentos em modelos digitais para gerar novas possibilidades de vendas. O cliente quer conveniência e comodidade, e buscará sempre o canal que mais bem irá suprir suas necessidades e, nesse momento, foi o digital, englobando todos os formatos (site, aplicativo e WhatsApp).

 

Enquanto não surgir a vacina, o consumidor vai continuar buscando segurança em relação à prevenção na hora da compra e menos tempo no atendimento, fazendo do mercado on-line uma alternativa importante. Na medida em que a vida vai voltando à normalidade, ele também irá retornar ao varejo físico, conciliando os dois canais (físico e digital). As empresas bem-sucedidas serão aquelas que utilizarão a estrutura omnichannel para facilitar a vida dos seus clientes.

 

As mudanças acontecem independentemente de querermos ou não. E quem não estiver disposto a trabalhar a flexibilidade dos seus negócios, de tentar novas possibilidades e se adaptar às transformações do mercado consumidor, perderá oportunidades.

   

João Sanzovo Neto

Presidente da ABRAS  


 

Atualizado em outubro de 2020