(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Transparência e qualidade

   

No dia 14 de agosto participei de reunião on-line com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na oportunidade, falamos do crescimento das exportações brasileiras de commodities e do abastecimento no mercado interno, em especial dos preços do arroz, feijão, soja e leite. Levamos à ministra nossas preocupações em buscar alternativas para evitar que o câmbio não reflita tanto no valor desses produtos no varejo e para que o abastecimento da população se mantenha normalizado.

  

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tem intensificado as análises das variações de preços de diversos produtos. O setor supermercadista sempre trabalhou pela manutenção do equilíbrio nas relações de consumo. Não compactuamos com a elevação injustificada de preços, muito menos em período de fragilidade da população no que se refere à saúde pública.

  

A Abras mantém parceria formalizada por meio de protocolo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de evitar a prática abusiva de preços. Inclusive, já comunicamos a Senacon sobre aumentos sem justificativa mercadológica por parcela da indústria de queijo e leite, no dia 23 de março. E não descartamos fazer novas comunicações à secretaria.

  

As empresas supermercadistas buscam operar dentro dos parâmetros e normas que devem reger a livre iniciativa e a economia de mercado, o que, sobretudo, constitui-se em garantia constitucional, como prescreve a nossa Lei Maior nos seus princípios fundamentais, direitos e garantias. E, por muitas vezes, também são afetadas com aumento indiscriminado de preços por parte dos fornecedores. Em um trabalho conjunto com as nossas 27 associações estaduais de supermercados, estamos buscando evitar eventuais distorções e garantir a transparência e a qualidade nos serviços prestados ao consumidor brasileiro.

  

João Sanzovo Neto

Presidente da ABRAS  


 

Atualizado em setembro de 2020