Entidade

Diretoria Executiva

Presidente

João Galassi

Natural de Campinas, interior de São Paulo, João Carlos Galassi é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Iniciou sua carreira empresarial nos negócios da família, contribuindo com o desenvolvimento da rede de Supermercados Galassi, com mais de 50 anos de existência na sua terra natal. João Galassi foi presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) de 2010 a 2014 e primeiro vice-presidente da ABRAS de 2017 a 2020.

É também empreendedor na área educacional e eventos corporativos, e atua no Conselho de Administração de empresas de diferentes setores.

 

 

Primeiro vice-presidente

Paulo Pompilio

Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi-Morumbi, com pós-graduação em Comunicação Empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Possui também MBA Executivo pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Natural de São Paulo, capital, começou a trabalhar no GPA no ano de 2001, atuando como diretor de Relações Corporativas do GPA, cargo em que atua até hoje. É também Conselheiro da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

 

 

Vice-presidentes


Alexandre Poni

Natural de Minas Gerais, é empresário do segmento de autosserviço desde 8/3/1993. Sócio da Organização Verdemar Ltda. (Supermercado e Padaria Verdemar), ainda como estudante universitário e vendedor ambulante de queijos, com mais outros dois sócios, adquiriu, em março de 1993, com investimento inicial de US$ 5.000, uma pequena mercearia na zona sul de Belo Horizonte, antiga Cobal.

 

Antônio Cesa Longo

Economista pós-graduado em Gestão Empresarial e Administração em Marketing, é diretor do Super Apolo-RS. Foi vice-presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), na mesma cidade foi também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas. Exerceu cargos de direção na Fecogêneros e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL). Desde 2003 é presidente da Associação Gaúcha de Supermercados.

 

Carlos Ely

Natural de Porto Alegre, é jornalista, graduado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), e advogado, com pós-graduação em direito ambiental pela PUC-RJ; concluiu o curso de Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2019 . É diretor de Relações Institucionais do Grupo Big desde 2007. Foi sócio da Ely e Azevedo Consultores, que fundou em 2000. Já atuou também como servidor público para o governo do Rio de Janeiro, foi assessor do secretário de Estado da Justiça e do Interior e secretário Estadual do Meio Ambiente.

 

Fábio Rossi de Queiróz

Natural do Rio de Janeiro, atua no setor supermercadista há 20 anos. É advogado, pós-graduado em Direito Público e Privado e Gestão de Negócios, e possui MBA em Direito Empresarial. Atuou junto ao jurídico do Supermercados Mundial por 14 anos, e representou a rede como conselheiro na Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), entidade da qual é presidente desde 2015.

 

João Cláudio Andrade Nunes

Formado em Administração de Empresas, é sócio da rede supermercadista Redemix. Começou sua carreira no setor ainda garoto, aos 12 anos, no supermercado dos pais, na cidade de Amargosa (BA). Constituiu sua primeira empresa aos 18 anos, mostrando desde cedo sua habilidade de liderança e negociação. Foi presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE) de 2013 a 2016.

 

Luiz Coelho Coutinho

Capixaba, natural de Afonso Claudio, acionista e diretor-presidente do Grupo Coutinho (grupo formado pelas bandeiras Extrabom, Extraplus e Atacado Vem), e sócio-fundador da Rede Brasil de Supermercados.

 

Maria de Fátima de Jesus

Diretora-presidente da Rede Quartetto Supermercados Ltda. É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Foi presidente da Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS) e da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa). Atualmente é presidente da Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomercio-TO.

 

Mário Habka

Formado em Administração de Empresas, fundou a rede Big Box, de Brasília, em 1989, da qual é presidente. Foi presidente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) no biênio 2002/2004 e reeleito para o segundo mandato da entidade, na qual permaneceu até o ano de 2008. Atualmente é diretor-tesoureiro da ASBRA. Desde 2008 passou a compor a diretoria da ABRAS como vice-presidente.

 

Maurício Antônio Ungari da Costa

Formado em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Ingressou no Cencosud Brasil em 2007, depois de ter trabalhado por mais de 10 anos em grandes escritórios de advocacia e consultoria empresarial em São Paulo. No Cencosud começou como gerente jurídico, e atualmente é diretor de Assuntos Legais e Imobiliários, responsável pela gestão dos temas jurídicos, riscos imobiliários e relacionamento institucional do grupo no País.

 

Paulo César Lopes

Natural de Blumenau, SC, é formado em Administração Empresarial pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Em 1984 assumiu o cargo de diretor-presidente do Supermercado Central Ltda. e em 2000, como sócio-fundador, inaugurou a Rede Top, da qual é presidente do Conselho de Administração. Na Unibrasil também foi sócio-fundador e atuou como presidente até 2019. Em Blumenau atuou como presidente da Singavale e CDL. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo da ACATS.

 

Pedro Joanir Zonta

Presidente da rede Condor, do Paraná, é fundador do Condor Super Center, grupo formado por supermercados, hipermercados, centros de distribuição e postos de combustíveis. É também presidente da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) e do Sindimercados. É vice-presidente da Fecomercio-PR e faz parte do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná.

 

Roberto Longo Pinho Moreno

Diretor-executivo do Sonda Supermercados Exportação e Importação S.A. Graduado em Direito pela PUC-SP, mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA pela Fundação Getulio Vargas. É também vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Atua, ainda, como conselheiro da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e também membro do conselho da Junta Comercial do Estado de São Paulo.

 

Ronaldo dos Santos

Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e vice-presidente da Rede de Supermercados Covabra, cursou Economia e Administração, com MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou ao longo de toda a sua trajetória profissional no segmento de varejo alimentar.

 

Stephane Engelhard

Franco-brasileiro, formado em Administração de Empresas na França e em Advanced Management Program. Trabalhou seis anos na consultoria Deloitte. Em 1996, ingressou na Accor como Controler Financeiro, empresa na qual foi diretor financeiro para a América Latina. Foi também COO da Accor Hotels para a Áustria e países da Europa Central. Ingressou no Carrefour Brasil em 2012, atualmente é diretor vice-presidente de Assuntos Corporativos.

 

Superintendente

 

Márcio Milan

Márcio Milan Formado em Administração de Empresas, trabalhou mais de 40 anos no Grupo Pão de Açúcar. Foi vice-presidente da ABRAS de 2002 a 2016. É representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Fórum Nacional do Trabalho. Autor do livro “Vencendo Desafios”, que conta sua trajetória como esportista. Em 2015 teve a sua 10ª participação na mais difícil prova de ciclismo mundial, a RAAM, contada no livro “No Limite do corpo, da alma e da razão", de Wagner Hilário.